Mais verão impossível. Seu guia de lançamentos Radar traz a brisa de A Outra Banda da Lua, Joana Bentes, Nu Azeite e muito mais

Jota Wagner
Por Jota Wagner

A edição mais verão do seu Radar está no ar.  Se prepara para entrar no clima do praia, mar e sol com as novidades desta semana do seu guia de lançamentos

Música para te levar a outro lugar. Um lugar gostoso, cheio de areia, brisa e caipirinha.  Seu guia de lançamentos traz  uma porção de lançamentos de altíssimo nível que você não perder se quiser ficar feliz. Desfruta!

Joana Bentes – A Gota do Mar Contém o Oceano Inteiro

Cantora “remonta pedaços emocionais de si” em novo álbum.

foto: Quéli Unfer

A gota do mar contém o oceano inteiro” é um conceito holográfico que modifica a forma de se compreender a vida e nossa relação com o mundo em que vivemos.  Em uma tela gravada holograficamente, se você por exemplo recortar e separar um quarto de seu  tamanho e projetar a luz em cima deste pedaço, o que  verá é a imagem inteira reduzida, e não somente uma parte dela. Transformada em hipótese, ela explica como nós temos em nosso cérebro todo o conhecimento gerado pela humanidade desde que o mundo é mundo, e acessamos somente o que nós individualmente conhecemos graças a alguns limites que nós mesmo nos impusemos.  Ao unir em seu álbum uma reconstrução pessoal, relacionamentos (aaaah o coração…) às angústias de toda humanidade que vive este processo de incertezas e separação, Joana nos banha em seu oceano de individualidades conectadas.

Nu Azeite – Nu Azeite

Saiu finalmente o álbum do verão

Nós já falamos em nosso guia de lançamentos sobre os dois singles anteriores, Vem com Noix e Você me Deixa Louca, e na semana passada publicamos uma matéria sobre o Nu Azeite, a dupla carioca que se dedicou a dar um banho de loja na disco e boogie brasileiros.  O singles já receberam apoio de grandes nomes como Crazy P e Dorfmeister, da dupla Kruder & Dorfmeister. Vem com Noix

Woralks – Storm

Música eletrônica francesa cinemática

foto: divulgação

A França tem despejado ótimos trabalhos envolvendo a mistura da música pop com a clássica, principalmente no prolífico universo do hip hop de lá.  Em Storm,  orquestrações dão um tom cinemático (e nada cafona) à um pop pulsante. Afinal, nada melhor do que uma orquestra para nos remeter à pulsão épica tão buscada nos breaks de EDM.  O artista conta com a ajuda de Rujanda Panfili para alcançar o feito.

 

Alysson Salvador – Musicarama

Cantor celebra  20 anos de carreira com álbum que revisita ritmos brasileiros

foto: Daniel Gosling

O compositor Alysson Salvador, que já participou dos grupos Cipó, Os Cincopados e Samba de Luiz, celebra duas décadas de trabalho reunindo suas criações em um álbum que eu passeio pelo Brasil. O disco tem músicas em MPB, forró, rock e o soul brazuca dos anos 70 (olha ele aí de novo).  Musicarama é suave e simpático, com um DNA de Ivan Lins e Gil dos anos 80.  Para ouvir tomando uma cachacinha e lendo seu guia de lançamentos.

Jair Naves – Todo Meu Empenho

Single é aperitivo para o quarto álbum solo do guitarrista

Guitarra sublime, delays psicodélicos e mixagens modernas para canções com o tempero que só a tal MPB tem. O som tem nuances de Tame Impala e Zeca Baleiro ao mesmo tempo, uma deliciosa ruptura aos ouvidos. A letra é bela também: “Codificando o que não se ousa ser dito, será que é mesmo tão reprovável que eu sinta o que eu sinto?”

 

A Outra Banda da Lua – Catapoeira

Música brasileira empoderada com batuques de responsa

Confesso não ter reconhecido o “rock rural afro psicodélico” que a banda utilizem em seu press release. Catapoeira, o novo EP dA Outra Banda da Lua é um EP clássicão de MPB do final dos anos 70, naipe João Bosco e Elis Regina, cujo vocal de Marina Sena tem notadas influências. No entanto, as excelentes canções são turbinadas por uma percussão muito poderosa, que transforma a música numa espécie de carro de boi bigfoot aparecendo por detrás daquele morro.  É um disco muito bom, indispensável para sua semana.

Tona – Senhor do Bonfim

Funk brasileiro de festa

O single Senhor do Bonfim apresenta o primeiro EP da dupla que chega já já.  Senhor do Bonfim tem aquela batida de funk roqueiro e guitarra limpa, eternizado por Roberto Carlos na fase soul  e que fazia a gente pular nos início da fase do Garotas Suecas. Os vocais, finalizando as referências que são chatas, mas servem para localizar o leitor, remetem às canções mais dançantes dos Los Hermanos.  Música de festa, o que não significa superficial (não aqui no seu Radar).  Ouve!

´68 – The Knife, The Knife, The Knife

Novidade nos radares, americanos, dupla chega às plataformas com o primeiro single produzido por Nick Raskulinecz

A dupla de Atlanta ’68 (não confundir com a ótima Momento 68, de São Paulo)  faz um barulho surpreendentemente sexy. O produtor Nick Raskulinecz , ganhador do grêmio e responsável po trabalhos como Foo Fighters, Rush e Alice In Chains) já dediciu cuidar da banda logos nas três primeiras músicas que ouvir durante um show dos caras. O single é uma amostra do terceiro álbum da banda, primeiro a ser produzido por Nick.

 

Mauren McGee e Sociro – Encontrar

Fórmula básica (ou mágica) da música praieira

Tem tipos de música que tem propriedades sinestésicas.  Te leva na hora para um lugar. Mas não é qualquer lugar, é aquele para qual a música foi previamente imaginada.  Encontrar tem todos os elementos da música praieria, reggae, timbres viajantes e leves nos instrumentos, vocais doces de Mauren e Sociro, letra safada sobre leveza, relacionamentos, tempo bom… todos os códigos programáticos te fazer sentir brisa marinha na narina, tato de areia nos pés, cotovelo direito em cima da mesa de madeira, mão esquerda pousada na nuca, sentindo que a pele já queimou um pouquinho além da conta.

Ossayol – Haunted Head

Single francês sonhador e melancólico

O videoclipe de Haunted Head é uma vôo por paisagens bucólicas que acompanhar uma faixa feita para baixar a frequência. Pitadinhas de Radiohead, porém com um tom mais apaixonado do que depressivo. Vale conferir e ver para onde ela leva seu coração.

 

× Curta Music Non Stop no Facebook