Lucas Santtana se une à francesa Flore Benguigi, do L’Impératrice, para versão incrível dos Beatles
Single Fool On The Hill, de Paul McCartney, acaba de se lançado, acompanhado de videoclipe
Encarar uma versão de Beatles é para corajosos. O alto nível dos músicos da banda mais famosa do planeta, aliado à um desprendimento criativo pouco visto no mundo da música, faz com que as regravações de outros artistas soem “quadradas”, já que o cover não reproduz a preciosa imprecisão dos 4 de Liverpool.
A dificuldade faz com que as exceções sejam digna de louros. É o que acontece com a recém lançada Fool On The Hill, original do álbum Magical Mistery Tour (1967), regravada por Lucas Santtana em parceria Flora Benguigi, vocalista da banda ótima banda francesa L’Imperatrice.
Cool e cheia de bossa, sem apelar para os clichês do gênero musical brasileiro amado pelos franceses, a regravação tem a voz doce de Santtana e Benguigi embaladas por um belo arranjo de sopros, levando o ouvinte para um mundo de sonhos.
A vibe do arranjo é bastante bem reproduzida no videoclipe, dirigido por Claire Valles Lucile Paras:
O single é parte do novo álbum de Lucas Santtana, Paraíso, que sai agora em janeiro. Lucas, como muitos de sua geração, conheceu Beatles mais tarde do que (todo mundo) deveria. Mas isso não foi empecilho para meter o louco e soltar esta faixa realmente espetacular.
“Apesar de ser um fã tardio dos Beatles, nunca imaginei que faria uma versão deles. Quando a mensagem do álbum “O Paraíso” foi se formando, essa canção se fez presente por si própria. “The Fool On The Hill” foi composta por Paul McCartney, em 1967, inspirada na experiência dele com um guru indiano. Eu sempre a escutei como se ele falasse de um Pajé” – conta Sattana.
O L’Imperatrice surgiu em 2012, em Paris, e é uma joia circulando entre os gêneros da nu disco e do pop. Formada por seis músicos, tendo Benguigi à frente, nos vocais. O grupo lançou em 2021 seu segundo álbum, Tako Tsubo. Seu disco de estreia, Matahari, foi lançado em 2017, primeiramente na frança. Chamou tanto a atenção dentro do circuito independente, que foi reeditado em 2018 e 2019.
Lucas Santtana, caso você tenha cometido o pecado de não conhecer, cresceu no meio de Tom Zé e Caetano Veloso, graças ao pai, também músico, Roberto Santtana. Colaborou com a nata da MPB brasileira e já encanta com sua carreira solo há tempos. Santtana domina violão, cavaquinho e flauta doce, entre outros instrumentos. E a sofisticação está presente em Fool On The Hill. Vale conferir.