Lollapalooza Foto: Reprodução

Lollapalooza ganha livro repleto de entrevistas com ícones do rock

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Lollapalooza: The Uncensored Story of Alternative Rock’s Wildest Festival traz relatos de Jane’s Addiction, Pearl Jam, Nine Inch Nails e muito mais

Richard Bienstock e Tom Beaujour, repórteres do The New York Times, acabam de botar na roda um livro que disseca os primeiros anos do Lollapalooza (1991 a 1997), um festival que nasceu como uma turnê da banda Jane’s Addiction, de Perry Farrell, e se tornou uma das maiores marcas desta indústria.

Lollapalooza: The Uncensored Story of Alternative Rock’s Wildest Festival (Lollapalooza: A História Sem Censura do Festival Mais Selvagem do Rock Alternativo), lançado pela editora St. Martin’s Press e ainda sem tradução em português, apresenta ao leitor, em mais de 400 páginas, centenas de entrevistas com artistas, técnicos e produtores (incluindo aí os criadores do rolê) sobre os bastidores do evento e seu processo de crescimento: de joia do rock alternativo a grande potência da música pop.

O livro foi escrito no estilo “história oral”, ou seja, 90% do seu conteúdo são transcrições de entrevistas intercaladas, várias delas exclusivas para o livro, mais ou menos no formato do histórico best seller Mate-Me Por Favor, A História Do Punk, de Legs McNeil. Para contar a história do Lollapalooza, Bienstock e Beaujour falaram com Jane’s Addiction, Pearl Jam, Soundgarden, Nine Inch Nails, Sonic Youth, Tool, Smashing Pumpkins, Ice-T, Rage Against the Machine, Green Day, Patti Smith, Alice In Chains e Metallica, entre outros, o que já faz do livro uma leitura indispensável para fãs de rock.

Hoje um megaevento internacional, o Lolla começou em um estacionamento nos Estados Unidos para promover o grupo de Farrell, que acabou convidando bandas amigas para rechear o rolê. O festival criou rapidamente uma aura cool. Acompanhou a explosão do grunge nos Estados Unidos e foi abraçando, com o tempo, a música pop, se transformando no sucesso comercial de hoje em dia.

Livro Lollapalooza

Imagem: Reprodução

No Brasil, o Lollapalooza rola desde 2012. A próxima edição está marcada para os dias 28 a 30 de março, com atrações como Olivia Rodrigo, RÜFÜS DU SOL, Tool, Alanis Morrisette e Justin Timberlake. O festival reúne, no Autódromo de Interlagos, mais de cem mil pessoas por dia. A grande maioria não tem a menor ideia de como tudo começou. Eis um bom livro para compreender a história.

Lollapalooza: The Uncensored Story of Alternative Rock’s Wildest Festival está à venda por 32 dólares pelo site da Macmillan Publishers.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.