
Lendária boate Studio 54 será revivida por uma noite
Histórica casa noturna nova-iorquina reabre em ação da marca de cosméticos Valentino Beauty
Um anúncio publicado nas redes sociais pela empresa de cosméticos Valentino Beauty fez trepidar o imaginário de velhos festeiros ao redor do mundo. Pela primeira vez, o lendário Studio 54, de Nova Iorque, será reaberto, por uma noite apenas, para o lançamento de sua nova coleção Rendez-Vous Ivory. O festão acontece neste sábado, 13 de setembro, e contará somente com a presença de convidados estrelados.

A ideia é promover uma ação de marketing baseada na aura exclusiva e cool do clube, considerado “o centro do universo” entre 1977 e 1978. O evento acontecerá no mesmo local onde um dia funcionou a discoteca, 254 West 54th Street, em Manhattan. Hoje, o local funciona como sede de uma companhia de teatro chamada Roundabout.
Recriar a atmosfera do Studio 54 além da decoração e da música é impossível, dada a gigantesca diferença do contexto das duas épocas. Quando inaugurou em 1977, a boate mergulhou no hedonismo desenfreado da disco music. Festas temáticas com filas quilométricas e um ambiente permissivo para sexo e uso de drogas fizeram do espaço um lugar desejado e, para muitos, impossível. Atraia personalidades que iam de Grace Jones a Jackeline Kennedy, de Freddie Mercury a Pelé.
A casa noturna também ajudou a popularizar o contexto da door policy: os porteiros da casa, muitas vezes o próprio sócio, Steve Bell, escolhiam a dedo na fila quem deveria entrar ou ser barrado, para supostamente garantir a “energia da festa”. Em 1980, a ascensão da AIDS (que matou Bell, aos 45 anos) e a pressão conservadora não só fecharam o clube, como levaram os dois sócios à prisão com acusações de fraude fiscal.

Pelé mandando ver no Studio 54. Foto: Reprodução/X
Hoje, o mundo é bem diferente. A romantização do hedonismo caiu por terra na virada do milênio, Steve Bell (a alma do Studio 54) não está mais entre nos e seu sócio-fundador, Ian Schrager, que vendeu a marca ainda na prisão, não está participando da organização do evento e se limitou a elogiar a iniciativa. É a primeira vez que o clube reabre para uma noite desde que foi efetivamente fechado, há 43 anos. Famosa por suas festas temáticas, a discoteca servirá seu próprio veneno ao virar tema de festa retrô por um dia.
A Valentino mantém segredos em relação à festa. Não divulgou a lista de convidados, o line-up de DJs ou mesmo detalhes da decoração. Uma coisa, no entanto, já se sabe. Será mais uma “ativação de marca”. Mas serve para nos lembrar a importância do Studio 54 para o mundo da noite. Tudo o que Bell e Schrager fizeram foi extensamente copiado em dezenas de países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, com casas como a Papagaio (SP), a Frenetic Dancin’ Days (RJ) e a The Great Brazilian Disaster (BH).
Para conhecer a história do Studio 54, o seu Music Non Stop recomenda o ótimo filme 54, estrelado por Mike Myers, interpretando Steve Bell. A obra foi lançada em 1998!