Lançamentos trazem visões inspiradoras de DJ Krust, Sufjan Stevens, Travis, Georgia, Flora Matos e muito mais

Avatar
Por Tatiana Rosa

Foram longos 14 anos sem lançar um álbum, mas a espera está acabando e um dos produtores pioneiros do drum’n bass mostra o que vem por aí. O inglês Kirk Thompson, o DJ Krust, lança em novembro seu novo álbum, The Edge of Everything, e na última semana liberou um single de 12 minutos, “Constructive Ambiguity”, para degustação e viagem dos fãs.

Neste hiato, Krust mergulhou em questões existenciais e afirma que o novo trabalho de inéditas traz influências que vão de Hegel a Christopher Nolan. Para ele, o momento é de não mais relutar em fazer coisas diferentes, em descobrir novas capacidades. “Não deveríamos mais tentar manter o status quo. Precisamos nos arriscar. Queremos novidades e maravilhas ou mais do mesmo?”, cutuca. “Estamos numa bifurcação, e não há caminho de volta”.

Outro que lança questionamentos e (boas) alfinetadas junto com um novo single é Sufjan Stevens. A bela “Sugar” fará parte do novo (oitavo) álbum de estúdio chamado The Ascension, que será lançado nesta semana, dia 25, e nas palavras do próprio Sufjan trata-se de “um chamado para a transformação pessoal e uma recusa em jogar junto com os sistemas ao nosso redor”.

Sufjan Stevens

Essa inquietação fica evidente no belíssimo clipe de Sugar, coreografado pelo ganhador do prêmio Doris Duke, Kyle Abraham, e dirigido por Ezra Hurwitz. A coreografia mescla elementos do cotidiano com momentos de abstração de forma tão tocante que não mencionar os bailarinos Raymond Pinto, Samantha Figgans, Celeste Mason e Walter Russell retratando uma família enquanto o mundo se dissolve seria um crime. “Sugar” segue os elogiados singles “America” e “Video Game”, do álbum que virá na sexta.

Outro belo vídeo vem da banda Travis. O single “All Fall Down”, que faz parte do próximo álbum 10 Songs, a ser lançado pela BMG em outubro, ganhou um stop motion dirigido pelo próprio Fran Healy, vocalista, cujos falsetes são incríveis nesta faixa. Aliás, para este novo álbum da banda, já foram lançadas “The Only Thing”, que tem a participação de Susanna Hoffs do The Bangles, e “A Ghost”, que também tem clipe dirigido e com animação do frontman desse grupo de Glasgow.

O synthpop do Future Islands volta com “Moonlight”, a terceira nova música do próximo álbum As Long As You Are, que chega em 9 de outubro. O vocalista Samuel T. Herring define a faixa como “O amor em estado depressivo”, e ela chega com vídeo dirigido por Will Mayer  e estrelado por Matthew Gray Gubler (Criminal Minds, 500 Days of Summer) e Callie Hernandez (La La Land, Alien). “É sobre reconhecer os buracos em nós mesmos e reconhecer o todo circular dos outros. ‘Moonlight’ é sobre aceitação, porque é isso que o amor permite a todos nós”. No dia do lançamento do álbum, o Future Islands fará seu único show de 2020.

Também sem medo de arriscar e seguir quebrando paradigmas, o paulistano da Zona Leste de SP, Monkey Jhayam, há quase 20 anos ativo no cenário independente e expoente da cultura sound system na América Latina, lança o single “Afrochoque”, junto com os produtores Dudu Marote e DJ B8.

Monkey Jhayam

O clipe da música é inspirado no filme “Jumamji”, dirigido por Premier King. Sempre com letras bem posicionadas social, política e culturalmente, Monkey Jhayam não economizou na dançante “Afrochoque”. “O afrochoque é o impacto da transformação de uma pessoa padrão, que vive nos moldes da sociedade, para quem ela realmente é. É a volta às raízes, o empoderamento do povo preto, a força para assumir sua identidade sem medo”, explica Monkey Jhayam.

Flora Matos anunciou seu novo single “I Love You”, que vai estar em todas as plataformas de streaming no dia 23 de setembro. Artista que inspira pela originalidade dos sons e letras da sua Música Rap Popular Brasileira, Flora é sempre interessante para além do fato de ser uma das melhores (ou a melhor) MC do país.

“Essa track é resultado da minha primeira experiência com uma guitarra.  No álbum Eletrocardiograma eu toquei violão, mas guitarra tem um timbre e uma alma diferente.  Acho que eu desenvolvi uma estética interessante pra essa letra que fala de amor de uma forma muito brasileira e ao mesmo tempo muito universal”. Imperdível.

A cantora e produtora inglesa Georgia, que surpreendeu com dançante álbum Seeking Thrills, sintetizando os sons e sentimentos da cultura clubber e ganhando com ele uma nomeação para o Hyundai Mercury Music Prize, anunciou na última semana o lançamento de uma nova versão especial de sua faixa Feel It.

Desta vez interpretada por Toddla T e com vocais adicionais de Yung Baby Tate, de Atlanta, a faixa foi originalmente escrita com a intenção de “inspirar uma nova geração de músicos se levantar e tocar”, algo que, segundo Georgia, se ampliou com a nova energia de Toddla T e Yung Baby Tate. Georgia se apresenta ao vivo na premiação Hyunday na quarta (23) e o vencedor será anunciado na quinta (24), no The One Show, da BBC One.

A banda independente norueguesa Pom Poko também tem single novo, “My Candidacy”, que fará parte do segundo álbum, Cheater, com lançamento previsto para 6 de novembro. O novo single, de acordo com a banda, “é uma espécie de desejo de poder acreditar no amor incondicional, mesmo sabendo que provavelmente não existe tal coisa. Nós, pelo menos, acreditamos no amor incondicional por melodias e riffs com refrões para cantar”.

Veteranos do indie folk americano, The Montain Goats lançam mais um single, “Get famous”, que vai estar no novo álbum previsto para ser lançado em 23 de outubro, chamado Getting Into Knives – gravado em apenas uma semana no estúdio do líder Sam Philips, em Memphis, Tennessee.

Montain Goats

A banda de Liverpool All We Are, depois de lançar seu terceiro álbum, Providence, está agora compartilhando dois novos remixes de artistas mexicanos. O primeiro é da banda Timothy Brownie, com a música “Not your man”. O segundo é da mesma música, mas com a dupla Human Fader & Baez (ouça aqui).

E o projeto musical de Zach Taylor, o Dreamer Boy, apresenta “Know You”, o primeiro single desde o lançamento de “Puppy Dog”, em 2019. Dreamer Boy, que ganhou críticas positivas com o álbum lançados em 2018 , Love, Nostalgia, retorna com vinhetas novamente nostálgicas e despreocupadas no clipe de “Know You”.

× Curta Music Non Stop no Facebook