Lançamentos da semana: O processo “ecológico” do Dirty Projectors, o box luxo do Keith Richards e ainda Two Feet, Mel C. e muito mais

Avatar
Por Tatiana Rosa

Pensar a construção musical a partir de um processo de reciclagem é o que nos ensina Dirty Projectors, com o lançamento do EP “Earth Crisis” – o penúltimo a integrar uma antologia histórica da banda de Nova York intitulada “5EPs”, a ser lançada no final de novembro (com direito a LP duplo em capa tripla, versão transparente exclusiva para lojas independentes e CD fold triplo com livreto. Ufa!).

Para entender esse conceito ecológico, o Dirty Projector, que já havia gravado “Rise Above” em 2007, uma releitura do álbum “Damaged”, do Black Flag, seguiu trabalhando nesse material no ano seguinte, com o guitarrista e fundador da banda, Dave Longstreth, compondo arranjos para quinteto de sopros e quarteto de cordas e chegando a gravá-los, com Sam Hillmer, em uma igreja do Brooklyn. Mas o projeto orquestral para “Rise Above”  ficou parado por anos, até que, em 2019, Dave se deparou com as gravações e passou a reformulá-las, desconstruindo e recriando colagens orquestrais com novas melodias vocais – importante marca da banda.

“Para mim parecia um processo ecológico: reciclar, fazer uma nova vida a partir do velho”, disse Dave. E então temas de colapso ambiental e eco distopia passaram a integrar, organicamente, as letras de “Earth Crisis”, que chega acompanhado de um curta-metragem incrível e comovente, escrito e dirigido por Isaiah Saxon, do Encyclopedia Pictura.

Sobre os outros EPs já divulgados e que estarão na antologia, cada um tem a marca de um integrante da banda. A guitarrista Maia Friedman comandou o folk do Windows Open, a tecladista e percussionista Felicia Douglass deu vida a um soul super-future em Flight Tower, Dave Longstreth fez uma homenagem a João Gilberto no Super João , e agora Kristin Slipp traz seu entusiasmo e surreal soprano para Earth Crisis.

 

Clássico na caixa  

Keith Richards e sua banda, The X-Pensive Winos, tocaram no Hollywood Palladium em 15 de dezembro de 1998, fazendo o penúltimo e lendário show de uma turnê que passou por 12 cidades dos Estados Unidos.  O registro dessa noite estará disponível em um box set de edição limitada que será lançado dia 13 de novembro, com pré-venda aqui.

O material, que inclui todos os formatos boxset, CD, vinil 2LP e digital, inclui faixas solo como “Take It So Hard” e “Make No Mistake”, e clássicos dos Stones como “Happy” e “Connection”. Exclusivamente para os formatos boxset e digital estão 3 faixas inéditas: “Little T&A”, “You Don’t Move Me” e o hit de Lennon-McCartney “I Wanna Be Your Man”.

Para êxtase dos fãs, esse box de luxo vem embrulhado em uma réplica da camisa da turnê vendida naquela noite com um passe VIP de cetim em cima, além do ensaio ‘The Loosest Tight Band You Ever Heard’, do renomado escritor de rock David Fricke.

Keith Richards and The X-Pensive Winos

Superpop

A sempre Spice Melaine C lançou álbum homônimo, que está já sendo considerado pela imprensa musical internacional como o seu melhor trabalho. Fiel ao pop e à personalidade destemida de Mel C, o álbum traz contribuições de Nadia Rose, Shura e Biff Stannard com remixes de nomes como Joe Goddard. O lançamento se deu em meio a livestreams globais, que podem, assim como o próprio álbum, ser conferidos, curtidos e dançados aqui.

 

Hipnótico

Guitarrista, baixista, cantor, compositor, produtor nascido no Brooklyn e autor do hipnótico “Go Fuck Yourself”, que se tornou hit em 2016, Two Feet continua produzindo música eletrônica  com assinatura própria, o que pode ser novamente conferido agora com a divulgação de “Think I’m Crazy”, primeiro single após o álbum de estreia “Pink”, lançado em março deste ano. Mantendo sua voz suave nesta faixa deliciosamente dançante, Two Feet quis inovar, apostando numa construção cinematográfica para o projeto que está por vir: ele encarna um personagem, Max, e por ele pretende se expressar. Para tentar entender, dê uma conferida no clipe de “Think I’m Crazy”.

 

 

Metal remixado

Fã de Nine Inch Nails, Prodigy e Chemical Brothers, o guitarrista e fundador do Viper, Felipe Machado, apostou na releitura eletrônica de seu primeiro álbum solo, “FMSolo”. Ele enviou tracks das músicas e deu liberdade total para DJs e produtores renomados, como Mario Fischetti, referência da house music brasileira no exterior, e Beatmux, que já trabalhou com Brian Molko, do Placebo, trabalharem sobre eles. O primeiro single, “Someday: PROX Remix” acaba de ser lançado e faz parte do álbum “FMX: FMSolo Remixes”, que estará disponível em 23/10 nas plataformas digitais, trazendo dez remixes e uma composição inédita, “New York City”.

 

Intimismo em Oslo

Acústica e caseira, a norueguesa Anna of the North lança o novo single, “Someone Special”, escrito no momento em que a pandemia fechou fronteiras. A faixa apresenta os vocais sonhadores de Anna sobre um piano suave tocado por seu pai. A faixa, que no seu intimismo reflete sentimentos de incerteza que cercavam Anna e todo o mundo naquele momento, faz parte do EP “Believe”, que será lançado em 23/10.

Two Feet's 'I Feel Like I'm Drowning' Floats to No. 1 on Alternative Songs  Chart | Billboard

Aposta pop

O diálogo entre Morenna e Dalua marca single Videogame”, da cantora capixaba que é uma das apostas fortes da Warner para nova música pop brasileira. Feita em parceria com o rapper e produzido por Pedro Lotto, a faixa chega acompanhada de lyric vídeo, cheio de referências estéticas dos universos de super-heróis e jogos clássicos. O lançamento é o primeiro de uma série de conteúdos transmídia a serem anunciados nas redes sociais da artista.

 

Estreante

Com o sabor de ritmos latinos, a atriz, cantora e compositora argentino-americana Maia Reficco apresenta seu primeiro single “Tuya“, estreando como artista solo. Maia, que interpreta Kally Ponce na série adolescente da Nickelodeon, “Kally’s Mashup” e também Young Eva no musical Evita, no New York City Center, aposta na narrativa de empoderamento feminino e na estética vintage neste trabalho de estreia, para consquistar ainda mais fãs.

× Curta Music Non Stop no Facebook