Lana Del Rey volta a conquistar o primeiro lugar nas paradas europeias com novo disco

Por Sergio Borin

Não importa, tudo que ela toca vira ouro. Lana Del Rey conquista, pela quinta vez, o primeiro lugar nas paradas europeias com o Chemtrails Over The Country Club, o mais novo disco da cantora e compositora norte-americana. 

Podem falar o que for, só não podem afirmar que a carreira e discografia da queridinha-do-indie  é instável ou incongruente. Desde de que assumiu o nome Lana Del Rey, a nova-iorquina Elizabeth Woolridge Grant sempre se mostrou fiel à sua música e disposta a refinar a melancolia quase crônica. Não é preciso ser um crítico musical para notar o amadurecimento musical presente nesses 10 anos de carreira. E o público também nota isso, não é atoa que dos 7 discos lançados, 5 chegaram no número 1 das paradas europeias. Os únicos álbuns que não conseguiram chegar na primeira posição – PASMEM – ficaram no top 5.

Depois do estrondoso sucesso comercial e crítico causado pelo Norman Fucking Rockwell! lançado em 2020, disco que entrou em todas as principais listas de melhores álbuns do ano, concorreu ao Grammy e ganhou 9,4 da Pitchfork  Lana Del Rey volta com o calmo Chemtrails Over The Country nesse conturbado 2021. Disco que talvez seja o mais minimalista da carreira, trabalhando e ilustrando questões como a fama e romances em doses meditativas. O disco esconde algumas surpresas sintéticas, falsetes, vocais que flutuam como nunca, 11 músicas que vão do trip hop à camadas de guitarras rasgando timidamente. 

Em clima vintage, Lana Del Rey lança o single e clipe de “Chemtrails Over the Country Club”. Veja! | Midiorama

Lançado no último dia 19 pela gravadora Interscope Records e Polydor Records e produzido por ninguém menos que Jack Antonoff (produtor que é um colírio dos olhos do pop e que trabalhou com Taylor Swift, Lorde, Grimes e mais), Rick Nowels e pela própria cantora que faz questão de escrever todas suas canções, repetindo a equipe do disco antecessor. Chemtrails Over The Country voou alto até o primeiro lugar dos charts do Reino Unido, último lançamento da Lana vendeu mais de 40 mil exemplares, sendo 16.700 vinis (só ela mesmo para conseguir esses números em 2021). 

E ela não para, já anunciou através do seu Instagram mais um disco para esse ano, o álbum intitulado como Rock Candy Sweet está programado para ser lançado em Julho, como forma de vingança. Isso mesmo, vingança à algumas críticas que vem recebendo, e afirma “Quero só agradecer novamente a artigos gentis como este, que me lembram que minha carreira foi construída através de apropriação cultural e por glamurizar violência doméstica”, “Vou continuar desafiando aqueles que pensam assim em meu próprio disco, de primeiro de junho, que vai se chamar ‘Rock Candy Sweet’.” e conclui “Este post não seria necessário se usassem argumentos desse tipo para começarem uma crítica do meu novo disco. Mas fizeram isso. E eu quero vingança”. 

É TRETA, e eu estou ansioso para ver isso acontecer. Enquanto julho não chega, vamos curtindo a discografia farta e o atual single, assista o clipe de White Dress aqui: 

 

× Curta Music Non Stop no Facebook