A house nipônica do Kero Kero Bonito é como uma overdose de açúcar

Jade Gola
Por Jade Gola

Essa semana falamos de nossa atração pelo colorido e fabuloso disco 80s do M83. Num apelo similar, também estamos viciados nos synths exuberantes e chamativos do trio inglês Kero Kero Bonito, que cria house music de nipônica exuberância, em beats doidos e no rap anglo-japonês da vocalista Sarah Midori Perry.

O trio registra discografia desde 2013, já teve um LP completo “Intro Bonito”, mas sua mais nova faixa,  “Lipslap“, é uma divertida leitura juvenil e atual das bases tubulares e glamourosas da house music. O clipe é como um sitcom de comédia, todo bobo e exagerado nas suas cores e no pastelão pop, mas afora o lado bobinho dá pra mixar “Lipslap” com qualquer boa track 4×4 atual. Quem gosta dos sons novos da turma PC Music e Sophie vai se amarrar.

kkbonito2O Kero Kero Bonito é doideira otaku, brincando com o nome de dois animais da América do Sul (o pássaro quero-quero e o peixe bonito), nomes que na leitura da língua inglesa injetam o exotismo global e infantiloide que a busca explicitamente busca.

Os dois produtores companheiros da japa Sarah Midori apelam a tecladinhos Casio para picotar suas notas e samples numa velocidade de Pikachu tendo convulsão, e um deles já ganhou remix para Tiga assinando como Kane West.

Assim como o M83 fez em “Junk”, há riffs e gritinhos bobos que lembram trilhas e vinhetinhas de programas infantis. A banda tem uma faixa-título “Kero Kero Bonito” que é uma de suas melhores, rimando nomes aleatórios (spaghetti), com versos japoneses e lemas como… techno!

Esses temperos japoneses não são novidade na dance music, há uns 10 anos na época do electroclash Maurice Fulton produziu sua namorada MU, no hino nonsense e berrante “Paris Hilton“, que tocou bastante. Deee-Lite, em seu savoir faire neo-psicodélico colorida e com a presença do DJ japa Towa Tei, também foi uma porta de entrada pra dance music para muita criança que assistia “Jaspion” lá nos anos 90… Konichiwa!