Guerra na Ucrânia faz Kate Bush voltar a lançar música depois de 15 anos
Snowflake, que chegou na última sexta-feira, é a trilha sonora de um pequeno filme sobre os horrores da guerra
A guerra entre Rússia e Ucrânia tirou Kate Bush de sua “aposentadoria” de quase 15 anos longe dos estúdios e da vida pública. De personalidade reclusa, passando muito longe dos holofotes quando não está em turnê, Bush deu uma rara entrevista à BBC para falar sobre a sua reaparição com o novo single Snowflake, lançado na última sexta-feira, 25 de outubro.
O choque causado pela notícia do estouro da guerra, dia 24 de fevereiro de 2022, afetou a cantora de um jeito diferente. “Me peguei escrevendo novamente, remodelando meu website e preparando um livro com minhas letras”, contou à emissora estatal britânica. Bush compôs Snowflake para a ser a trilha sonora de um pequeno filme de quatro minutos que a cantora roteirizou e produziu, já disponível para assistir em seu website oficial. O site ainda oferece uma boa leitura sobre o processo de criação de Little Shrew, nome da animação antiguerra.
Curiosamente, o mundo do cinema tem sido responsável por não deixar com que Kate Bush estacione na história musical. Há dois anos, a inclusão de uma música sua, Running Up That Hill, em uma cena épica da série Stranger Things, da Netflix, trouxe o nome da artista ao topo dos rankings das plataformas de streaming, e ainda rendeu um tanto de vídeos virais no TikTok. A canção foi lançada em 1985.
Da lúdica ficção de Stranger Things, Bush se deixou levar para a crueza da vida real com a Guerra na Ucrânia. Snowflake é etérea e cinemática, como uma canção mesmo escrita para apoiar uma obra visual. Na animação Little Shrew, uma rato passeia pela Ucrânia bombardeada, entre corpos de soldados e paisagens destruídas, em imagens que são, ao mesmo tempo, poéticas e chocantes.