Não Perturbe - jogo do ano

Jogo baseado em lendas urbanas do Amazonas foi eleito o jogo do ano na Game Jam Plus de 2020

Por Marina Pais

Não Perturbe, da produtora manauara Hollow Harpy, é o grande vencedor da Game Jam Plus de 2020

A Game Jam Plus de 2020 chegou ao fim, e uma produtora da cidade de Manaus levou o grande prêmio. O jogo Do Not Disturb, que em português virou Não Perturbe, foi eleito o Jogo do Ano. O título está disponível no itch.io, site que agrega jogos independentes. Aliás, antes de vencer a grande categoria, o jogo já tinha levado para casa o prêmio pela Melhor Narrativa. Vale a pena conferir, então, sobre o que é essa história.

A cultura amazonense em um side-scroller

Isabelly Rohana, uma das produtoras e desenvolvedoras do jogo, foi a responsável por explicar o argumento da narrativa. Na última apresentação para a GameJam+, ela definiu a temática da história: as lendas urbanas regionais do Amazonas.

Não Perturbe - jogo do ano

Não Perturbe vence o jogo do ano na Game Jam Plus 2020

Não Perturbe retrata essas lendas pela perspectiva do horror, que combina com o tom misterioso do folclore.  No jogo, você controla Lara, adolescente que marcou um encontro com sua amiga na Feira de Tupã. Enquanto Lara espera, é possível encontrar o primeiro artefafo colecionável: um sapo reco-reco. No fim, a espera se interrompe com a chegada de um bilhete de Iara, que pede para Lara encontrá-la no Hotel T.

E é nesse Hotel que a diversão (e o medo) começam. Ali, você vai encontrar cadeiras que se mexem sozinhas, luzes que se apagam e trovões repentinos. Além disso, o jogo também conta com inimigos folclóricos, como a rasga mortalha e o porco da vela.

Cena do jogo Não Perturbe

Reprodução: Não Perturbe / Itch.io

É, já deu para perceber que Não Perturbe constrói a sua história com elementos regionais. Aliás, o compromisso com o retrato da cultura amazonense não está só na narrativa. A trilha também utiliza instrumentos tradicionalmente brasileiros – como a rabeca, uma espécie de violino artesanal. Essa perspectiva de valorização da cultura local está alinhada com os objetivos de eventos como a Game Jam Plus, que servem para dar destaque à diversidade na produção de jogos eletrônicos.

A Game Jam Plus de 2020 contou com a participação de 22 países, distribuídos em 60 cidades

De tão importante, há quem considere que o campeonato é a Copa do Mundo dos jogos. E não é para menos: em 2020, duzentos e oitenta e um jogos participaram do evento. Destes, mais de quarenta foram finalistas na última etapa da competição, que se encerrou neste mês de maio. Além disso, a Game Jam Plus contribui para a criação de zonas locais de criação.

Tem interesse em embarcar nessa jornada? Para participar, basta entrar em uma equipe e se inscrever. As datas de inscrição ainda não foram anunciadas, mas você pode ficar de olho no processo através deste link. E aí, qual vai ser o Não Perturbe da edição de 2021?

 

Marina Pais

Escrevo para responder a uma pergunta, que ainda não sei qual é. O que sei é que escrevo; sobre filmes, livros, jogos. Aqui, principalmente sobre jogos. E, por falar nisso, Undertale é o meu jogo favorito (essa é uma pergunta fácil de responder).

× Curta Music Non Stop no Facebook