João Gomes João Gomes. Foto: Divulgação

João Gomes inaugura a versão brasileira do Tiny Desk. Assista!

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Aguardada versão brasileira do Tiny Desk acaba de estrear. João Gomes foi o escolhido para o grande debut

O primeiro episódio do Tiny Desk, programa para YouTube da rádio estatal estadunidense que se tornou referência no mundo da música, produzido no Brasil estreou nesta terça-feira (07 de outubro). João Gomes fez a honras de tocar no primeiro dos dez programas já gravados, com artistas convidados mantidos sob sigilo sepulcral. O episódio foi ao ar às 11h e tem a missão de seguir o padrão de inovação e qualidade das edições originais, que recebem desde artistas gigantescos do pop a pérolas desconhecidas do grande público.

O grande nome do piseiro e da música nordestina contemporânea, declarou que estar no Tiny Desk Brasil é um momento memorável: “No dia da gravação, um fã me perguntou na saída do hotel o que eu vim fazer em São Paulo, e eu respondi: ‘tô indo ali, fazer história!'”.

Na apresentação, João Gomes canta clássicos de sua carreira como Eu Tenho a Senha e Dengo, e aposta no potencial de canções como Deusa de Itamaracá. Sete músicos acompanham o artista na experiência sonora intimista que acaba de chegar ao país: Jeovanny Sanfoneiro (sanfona), Michael Pipoquinha (baixo), Kainã do Jêje (bateria), Gilú Amaral (percussão), Chibatinha (guitarra), Pedro Porto (violão) e Nilson Sax (flauta e sax).

A filosofia pioneira do Tiny Desk Concerts, que influencia formatos de projetos musicais em todo o mundo, tem regras simples e claras que ilustram como a limitação de recursos tecnológicos pode inspirar a criatividade, revelando experiências sonoras únicas e autênticas. A voz não é amplificada no ambiente, e o espaço pequeno une os músicos em coesão sonora e estimula arranjos mais criativos.

O objetivo é capturar a energia real de uma performance ao vivo, com suas nuances e imperfeições, valorizando a essência da música em seu estado natural e respeitando a organicidade de volumes de vozes e instrumentos, semblantes e ritmos da apresentação.

A partir de agora, todas às segundas-feiras, às 11h, é hora de colar no YouTube para conferir a nova apresentação. A organização promete anunciar quem é o artista convidado sempre duas horas antes do programa ir ao ar.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.