Jamie XX escala um exército sinistro para invadir uma Paris de mentira em novo clipe de “Gosh”

Jade Gola
Por Jade Gola

Jamie XX não para de mandar bem com seu álbum In Colours, lançado ano passado. A novidade agora é o segundo clipe para “Gosh”, a música mais ardilosa e intensa do eclético álbum autoral de estreia do DJ e produtor do The XX. Dirigido por Romain Gravas, o diretor dos controversos e bem dirigidos vídeos de Stress (Justice), e Bad Girls (M.I.A.), o clipe mostra um exército sinistro de 400 soldados hipsters marchando no centro de Tianducheng, a cidade chinesa construída para ser uma réplica de Paris, com Torre Eiffel e tudo.

O vídeo tem ares de megaprodução, com 400 atores e a ênfase no press release de que não foram usados cromaquis ou efeitos computadorizados: ou seja, é pura tomada cinematográfica, lacre puro. Play!

Gosh é um post-dubstep envolvente e já teve um primeiro clipe ótimo e espacial, o primeiro teaser musical de In Colours em 2015. O disco levou 5 anos para Jamie produzir sozinho, em paralelo a seu trabalho como DJ e um dos lapidadores da delicada e amada música do The XX. Em entrevista ano passado para Claudia Assef, ele contou de sua diferença de composição solo e para a banda:

Com a banda, Oli, Romy e eu temos gostos bem diferentes e às vezes entramos em impasses. Quando escrevemos música juntos há elementos de tudo isso no nosso som. Discutimos muito no estúdio, no bom sentido. Às vezes chega a um ponto em que não concordamos com nada e temos que ir embora. Mas quando eu faço música, sou só eu. Todas as faixas do disco são coisas que eu nunca imaginei fazer com o XX. Até hoje, quase todas as faixas do XX começaram com o Oli e a Romy escrevendo letras e depois nós três compondo a música juntos. Enquanto as músicas do meu disco começaram comigo fazendo a música e em seguida tentando escrever, ou encaixando algo que foi escrito pra elas. Não sou muito bom de letras. Gosto da abstração da música eletrônica.Jamie XX

  • OUÇA TAMBÉM – o maravilhoso set de Jamie XX no Sónar Barcelona 2015: