Ira!, Maria Rita e BNegão são destaques do Super Guia de eventos do final de semana

Amanda Sousa
Por Amanda Sousa

O final de semana está recheado de atrações supimpas para você curtir direto da sua casa. Além de tudo isso, hoje a banda EVA faz uma live de carnaval para relembrar grandes sucessos. A apresentação rola no Youtube direto do palco do Teatro Bradesco a partir das 21h.

Abacaxepa – shows online

O Abacaxepa, banda formada em São Paulo, apresenta Um Experimento Viral em Seis Atos – Abacaxepa, uma série de seis shows online e gratuitos em parceria com seis espaços culturais da cidade. Parlapatões amanhã, 27 de fevereiro, às 20h, Mirante 9 de Julho no dia 12 de março às 20h, Casa Amarela no dia 21 de março às 18h, Mundo Pensante no dia 06 de abril às 19h30, Galpão do Folias no dia 16 de abril às 20h e Cia da Revista no dia 25 de abril às 18h. Todas as transmissões acontecem no canal do Youtube do Abacaxepa.

Fliic

Dos dias 2 a 7 de março acontece a primeira edição do Festival Literário Infantojuvenil da Casa (Fliip) totalmente grátis. A poeta Tatiana Fraga é a responsável pela curadoria e preparou uma programação que aborda temas super importantes como questões étnico-raciais, acessibilidade e direitos humanos. Tem ainda literatura para bebês e adolescentes e, ao todo, são 5o convidados com mesas de discussão, oficinas educativas, apresentações culturais e performances poéticas.

Todas as atividades serão transmitidas pelo Youtube Casa de Cultura do Parque, com acesso universal e gratuito, e contarão com intérprete de libras. Ao final do evento, os vídeos serão legendados e disponibilizados no site da Casa de Cultura do Parque. Durante o festival, as editoras parceiras também oferecem descontos em seus catálogos.

Virada SP Online

Serão 13 horas de uma programação perfeita para mais uma edição online da Virada SP! Vai rolar hows de Maria RitaBNegão e Os Seletores de Frequência Alice Marcone, a primeira mulher trans no sertanejo. O evento acontece no sábado, dia 27 de fevereiro, a partir das 12h. A transmissão é gratuita e você pode conferir na plataforma #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP. Vai ter também Camerata Villa-Lobos de Votuporanga; o coral Canto Livre; os grupos Canevettes Rock’n’roll Band e Zequinha de Abreu; e o rapper Mayk.

https://youtu.be/YuIBUfZtrMM

Sábado, dia 27 de fevereiro

12h – Resiliência com Grupo Almagêmea
12h40 – Espetáculo MNEMONIA – Um poeta e suas inquietações
13h30 – Camerata Villa-Lobos de Votuporanga
14h30 – Espetáculo: Crônicas de Nelson: A vida com ela é
15h10 – Contos de Carnaval, com Abayomi Cia de Teatro
15h40 – Alice Marcone
16h50 – PanPoesia, com Ester Alkimim e Isabela Junqueira
17h20 – Canto Livre
18h – Maria Rita
19h30 – Clássicos 50 & 60 com Canevettes Rock’n’roll Band
20h20 – Banda Musical “Zequinha de Abreu” de Votuporanga
21h – Brisa Cultural – Arte Urbana
22h30 – BNegão e os Seletores de Frequência
23h20 – Mayk

Quebrando estereótipos

A partir do dia primeiro de março o FestRio vai promover encontros entre mulheres da bateria e percussão com uma programação que conta com 14 oficinas e 8 bate-papos comandados por 46 instrumentistas. As atividades acontecem online e podem ser conferidas pelo Instagram @festriomulheres. Para participar dos workshops é preciso se inscrever até hoje, 26 de fevereiro neste link. Entre as oito rodas de conversa, destacam-se discussões sobre mulheres e escolas de samba, percussão sinfônica, mestras e saberes da cultura popular, som instrumental e possibilidades de atuação nessa área.

Crédito: Ana Bregantin – divulgação

Verão na Montanha Cunha Fest

Entre os dias 5 e 7 de março, o público pode acompanhar o Verão na Montanha Cunha Fest, que garante encontros inusitados e aquela mistura perfeita de soul, jazz, blues, folk, rock e pop. Tudo é transmitido pelo YouTube do evento. No dia 5 de março, a partir das 20h30, a banda Folk It All se apresenta com clássicos internacionais de rock, blues e folk. Além disso, Edgard Scandurra e Nasi fazem um show intimista com versões folks das músicas tradicionais como O Girassol, Tarde Vazia e Boneca de Cera. o sábado, dia 6 de março, também a partir das 20h30. Roberta Campos abre a noite com sua voz suave. Depois, a banda Ultra Soul homenageia  Tim Maia e toca sucessos de Earth, Wind & Fire, Chaka Khan, entre outros. Já no domingo, dia 7 de março, a partir das 19h30, cantora Thulla Mello encanta o público com muita black music e R&B. O encerramento fica por conta da Big Time Orchestra, com suas releituras de rock e pop.

Crédito: Karina Zaratin/ divulgação. Edgard Scandurra e Nasi apresentam canções do Ira! em versão folk

Voz festival

Entre os dias 3 e 6 de março acontece a primeira edição do Voz Festival, com música, poesia e debates. O rolê é online e acontece das 15h às 22h e a transmissão é pelo YouTube do evento com audiodescrição e legenda. Na quarta-feira, 3 de março, os debates são sobre “Democracia e Cultura – Arte em tempos de censura”. Depois tem a mesa Arte em tempos de censura, mediada por Chico Salem e com a presença de Rita Von HuntyPreta Ferreira e Ekena. A música fica por conta de Chico Salem e banda, com um show que começa às 20h30 e termina às 22h.

Quinta-feira, dia 4, é a vez de discutir sobre relacionamentos abusivos com Ekena e Patrícia Gordo e  mediação de Tatiana Badaró, fundadora da ONG Seja Potência, que auxilia vítimas de abusos religiosos. O show fica por conta de Ekena e banda, das 20h30 às 22h.

Na Ladeira

O Festival Na Ladeira é evento online que enaltece a cultura potiguar, vai rolar no YouTube da Maquinara Produções neste domingo, 28 de fevereiro, a partir das 15h. Todos os shows foram gravados na Praia de Ponta Negra, um dos cartões postais da cidade de Natal (RN). Com apresentação de Cecília Oliveira e Raphael Dumaresq, o Festival Na Ladeira conta com performances de Rodrigo Lacaz e Alexandre Américo; Dani CruzDodora Cardoso e Bruno Alexandre; Filipe Toca, Samara Alves e Carol Porto; Dusouto, Pretta Soul e Sarah Oliver Também se juntam Luísa e os Alquimistas, Clara e Saintclair, Tiquinha, Khrystal e Ananda Krishna, Camomila CháPotyguara Bardo e Rafaela Brito, além de Skarimbo e Aiyra.

Os espectadores podem contribuir para o projeto social Manas da Rua, cuja proposta é levar alimentação, sem exploração animal, para pessoas em situação de rua. Além de comida, as manas arrecadam roupas, colchões e itens de higiene.

Crédito: Luana Tayze/ divulgação. Camomila Chá, Rafaela Brito e Potyguara Bardo são algumas das atrações do Festival Na Ladeira

SLAM BR
Tá chegando o SLAM BR 2021 – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada  online! O evento vai ter bate-papo, oficinas, sessão de cinema e, claro, muuuita rima!  E o melhor: tudo isso na faixa.  A competição convida todos os campeões e campeãs das seis edições anteriores do evento, do SLAM SP e do ZAP Slam.

Entre os competidores estão João PaivaLucas Afonso, Luz Ribeiro, Bel Puã, Pieta Poeta, Kimani, Jessica Campos, Emerson Alcalde, Lews Barbosa e Fabio Boca. As batalhas eliminatórias acontecem nos dias 5 e 6 de março, às 19h, via Zoom, e a grande final está marcada para o dia 7, no mesmo horário e o público pode interagir pelo chat. Acompanhe as novidades no Facebook do evento.

Crédito: Sergio Silva. Roberta Estrela D’Alva é diretora e idealizadora do SLAM BR 2021

Mostra Plataforma Dança Intercâmbio

Renomados coreógrafos e bailarinos de vários lugares do mundo apresentam espetáculos online entre os dias 25 de fevereiro e 28 de março, de quinta-feira a domingo, sempre às 20h. O público pode acompanhar essa programação pelo site oficial do evento, pelo YouTube da Escola Panamericana de Dança Moderna ou pelo Facebook dessa mesma escola. São cinco performances exibidas quatro vezes. O público também acompanha oficinas, debates e palestras. Saiba as novidades da programação no Instagram @escoladancamoderna.

Crédito: Fernando Ferreira/ divulgação. Andrea Raw é a curadora da Mostra Plataforma Dança Intercâmbio

Festival Sons da Rua

Nos dias 2, 3 e 4 de março, a partir das 20h acontece o festival  Sons da Rua, considerado um dos maiores festivais de hip-hop da América Latina. A primeira edição acontece agora online e será realizado na Casa das Caldeiras (SP) com transmissão gratuita pelo Youtube. Dia 2 de março oito MCs mostram todo seu talento em uma poderosa final da batalha de rimas e arte urbana. O vencedor será escolhido pela curadoria do evento. Já no dia 4 de março são os rappers Xamã

× Curta Music Non Stop no Facebook