Se você é como eu, uma pessoa que está beirando seus trinta e poucos anos, é bem provável que você vai ler essa lista e vai pensar “nossa! Parece que foi ontem que eu usava/fazia isso na internet”. Mas o fato é: a internet no Brasil já completa 30 anos de existência. A seguir, 5 coisas que nasceram e que morrerão na rede ainda neste ano
Internet Explorer
Aquele que era onipresente, se tornou o mais obsoleto entre seus iguais. Foi divulgado recentemente que o navegador Internet Explorer não vai mais existir, será completamente encerrado em agosto deste ano. A notícia vem da própria Microsoft que comunicou que o aplicativo deixará de ser compatível com diversos produtos da empresa, decretando, então, a morte do navegador.
Microsoft Silverlight
A empresa norte-americana também deixará de oferecer o Silverlight. Esse produto não é um grande conhecido, mas funciona como plugin para vídeos concorrente ao Flash Player, também descontinuado, e que já vinha sendo abandonado em navegadores modernos. Seu encerramento tende a afetar muito pouco o usuário final. O suporte oficial do Microsoft Silverlight será descontinuado no dia 12 de outubro de 2021. Os vídeos na web feitos nesse mesmo formato também terão o mesmo fim.
Periscope
Esse aqui já “bateu as botas”. O aplicativo de celular e de desktop teve suas funcionalidades finalizadas neste último mês de março. O app era bastante usado para criar lives vinculadas ao Twitter. Segundo seus criadores, o serviço perdeu tanto público que se viram obrigados a não dar mais continuidade. A perda de popularidade deve-se ao início de lives no Facebook e Instagram.
Google Hangouts
O Google Hangout já vinha sendo substituído por outras plataformas parecidas criadas pelo próprio Google. A ferramenta de bate-papo deixará de existir no segundo semestre deste ano. Google Chat se tornará o substituto do Hangout, fornecendo funcionalidades semelhantes, dentro delas, a integração com Gmail e suporte a grupos. A empresa anunciou que os usuários da antiga plataforma não precisaram se preocupar com os histórico e dados armazenados, eles serão migrados para o Google Chat assim que estiver disponível para acesso.
Skype for Business
A versão do Skype para empresas, que já vem sendo trocado pelo Microsoft Teams, deixará de receber suporte e atualizações de segurança ainda em 2021, mas especificamente no dia 31 de julho. Teams vai receber mais investimento da Microsoft, como integração com pacote Office e recursos turbinados. Vale lembrar que a versão grátis do Skype não receberá nenhuma alteração.