Integração com o Spotify permite que a rede social de fotos mostre o que se está ouvindo na plataforma de streaming
Jornalistas, tremei-vos: agora o Instagram pode “denunciar” o que se está ouvindo no Spotify enquanto bate papo com alguém na rede social. Quem trabalha na área sabe que às vezes somos obrigados a escutar algumas porcarias para pesquisar sobre uma determinada pauta. Além de bagunçar nosso algoritmo a ponto de merecemos uma indenização por insalubridade, corremos o risco de um amigo nos pegar no flagra ouvindo Capital Inicial, resultando em meses, se não anos, de bullying. Por outro lado, a nova ferramenta do Insta pode funcionar para quem está no xaveco. Antes de mandar aquela DM safada, basta colocar no Spotify algo supercool e modernoso para tocar, passando a falsa imagem de que você e um baita conhecedor de bandas estranhas.
Brincadeiras à parte, a novidade é que agora você pode acorrentar o Spotify ao Instagram, de modo que a música que você está escutando seja mostrada em seu status na rede social do Zuckerberg. A funcionalidade ainda está em modo beta, disponível apenas para parte dos usuários em regime de teste. Vai que algum jornalista tem um chilique, né? Para evitar constrangimentos musicais, você pode configurar se quer ou não a conexão entre os dois aplicativos, ou também selecionar a função para ser apresentada somente à lista de “amigos próximos”.
A nova funcionalidade não altera o pagamento dos direitos autorais dos artistas. A plataforma contará como “play” apenas no aplicativo original, no Spotify. No entanto, é provável que questionamentos a partir das associações de autores comecem a pipocar ao redor do mundo.