music non stop

Violão de John Lennon é encontrado e vai a leilão; conheça os 5 instrumentos mais valiosos da história

Objetos fundamentais na história da música podem chegar a dezenas de milhões de reais

O baú de tesouros dos Beatles foi escancarado, para alegria dos caçadores de relíquias. Após jornalistas britânicos terem encontrado e devolvido o baixo de Paul McCartney, finalizando uma busca que durou 50 anos, agora foi a vez de um violão de John Lennon sumido há quase 60 anos aparecer no porão de uma sítio na Inglaterra.

Instrumentos

O violão Framus Hootenanny de John Lennon. Foto: Reprodução/Julien’s Auctions

Ao contrário do instrumento de McCartney, que fora furtado, o violão usado pelo grupo em faixas como I’ve Just Seen a Face e You’ve Got To Hide Your Love Away foi apenas perdido mesmo. Por isso, será encaminhado a leilão, e a grana vai para a feliz família que o manteve guardado por tanto tempo. Avaliadores acreditam que a peça pode bater o recorde de valor de venda.

Para valer uma nota preta para os colecionadores de memorabilia da música, é preciso que os instrumentos sejam certificados, comprovando sua originalidade e seu uso por grandes lendas do rock. Muita coisa do tipo aparece em leilões todos os anos, mas alguns chegam a valer verdadeiras fortunas!

Confira abaixo os cinco instrumentos vendidos pelos maiores preços até hoje (detalhe: três deles são relacionados aos Beatles).

The Wolf – A guitarra de Jerry Garcia

A guitarra de Jerry Garcia. Foto: Reprodução/YouTube

Jerry Garcia deixou em testamento todas as suas guitarras (e eram muitas) para uma fundação de combate à pobreza do sul dos Estados Unidos. A mais valiosa de todas, chamada The Wolf, desenvolvida com exclusividade para o músico pelo seu luthier de estimação, Doug Irvin, foi a leilão em 2000, sendo vendida por mais de 17,8 milhões de reais (em valores atualizados e convertidos).

A Stratocaster de Jimi Hendrix

A Stratocaster de Jimi Hendrix. Foto: Reprodução

Uma das guitarras usadas por Jimi Hendrix no lendário show de Woodstock, uma Fender Stratocaster, foi comprada em um leilão por 18 milhões de reais, também em valores atualizados e convertidos. O comprador foi um dos fundadores da Microsoft, Paul Allen, que a doou para a Experience Music Project, fundação criada em homenagem ao astro em sua cidade natal, Seattle, nos Estados Unidos.

O piano branco de Lennon

O piano de John Lennon. Foto: Reprodução

No videoclipe de Imagine, um dos grandes sucessos da fase solo de John Lennon, o músico aparece tocando um piano branco, na sala de sua casa, para a amada Yoko Ono. O modelo Steinway Z, realmente de propriedade de Lennon, foi leiloado no ano 2000 e arrematado por quase 20 milhões de reais (também em valores atualizados e convertidos)!

Outro violão de Lennon

O outro violão de John Lennon. Foto: Reprodução/YouTube

Pelo jeito, John Lennon não tinha muito cuidados com seus instrumentos. Afinal, o Framus Hootenanny que acaba de ser encontrado em um sítio inglês não foi a sua primeira relíquia resgatada. O ex-Beatle também sumiu com um Gibson em 1962, recuperado e certificado por especialistas menos de uma década depois. Leiloado, o violão foi arrematado por incríveis 26 milhões de reais, no dinheiro de hoje.

Uma guitarra para as vítimas do tsunami

Foto: Reprodução

Para ajudar as vítimas do terrível tsunami que matou 230 mil pessoas na Ásia em 2004, uma guitarra Fender Stratocaster foi assinada por dezenas de ícones da música, incluindo Paul McCartney, Mick Jagger, Bob Dylan e Keith Richards. A campanha deu certo e o instrumento é, até hoje, o mais caro já vendido em leilões na história da música pop. Foram arrecadados mais de 28 milhões de reais, em valores atuais.

Sair da versão mobile