IndieAmérica: 10 bandas que precisamos conhecer e as novas turnês de Fin del Mundo e MENGERS

Bruno Montalvão
Por Bruno Montalvão

A coluna IndieAmérica volta com diversas novidades da cena indie latina e além-mar…

Nesta edição, vamos indicar “10 bandas (e artistas) para conhecer”, com uma lista de artistas e bandas que estamos ouvindo e curtindo bastante, ou que vimos em algum show e nos surpreenderam, ou que lançaram algo que merece ser destacado!

Temos pérolas como Deeper, Slow Pulp, Wombo, Post-Modern Connection, Protomartyr, Tanukichan, entre outras dicas.

Também vamos falar das turnês das bandas MENGERS (México), que viaja para uma série de shows nos Estados Unidos, e a Fin del Mundo (Argentina), que embarca para sua primeira turnê na Europa, passando por Espanha, Itália, França e Suíça.


10 bandas (e artistas) que precisamos conhecer

Todo dia, em algum lugar do planeta, aparece uma pessoa dizendo que o rock morreu.

Contrariando essas premissas pessimistas, lamentamos dizer que ele renasce todo dia, e em diversas partes do mundo. A prova disso são algumas das dicas sonoras que compartilhamos abaixo, checando nossa lista com artistas de países como Argentina, Canadá, Japão, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil.

FIN DEL MUNDO (Chubut/Buenos Aires, AR)

Direto da Terra del Fuego, chega a banda Fin del Mundo, com raízes em Chubut e sediada em Buenos Aires. Um dos maiores nomes da nova cena indie argentina, o Fin del Mundo acaba de ultrapassar a incrível marca de 1,130 milhão de views na na session para a KEXP, que foi gravada em Buenos Aires no Centro Cultural Kirchner, no dia 25 de outubro de 2022.

Suas ofertas sonoras convidam você a uma viagem, não apenas pelas vastas extensões da Argentina, mas também pelos corredores do coração.

Combinando as sensibilidades cruas do indie com as paisagens sonoras expansivas do post-rock e as qualidades etéreas do shoegaze, a sua música é uma exploração de texturas auditivas contrastantes.

A banda vai lançar o álbum Todo va hacia el mar, um compilado dos seus dois primeiros EPs em formato vinil, pelo selo espanhol Spinda Records, que chegará junto com a turnê na Europa, em novembro de 2023. Os planos da banda ainda incluem turnês pelos Estados Unidos, México, Brasil, Japão, América do Sul e novamente a Europa em 2024.

DEEPER (Chicago, US)

Eles são divertidos, os shows deles são alegres, a maioria das músicas te colocam para dançar, sorrir, pular por aí…

Formado em 2014 por Nic Gohl, Drew McBride, Shiraz Bhatti e Kevin Fairbairn, o Deeper é uma banda de indie rock/post-rock de Chicago. Eles contam com um dos shows mais legais do momento, e são parte do casting da gravadora Sub Pop.

Recentemente, lançaram um novo álbum chamado Careful! (Sub Pop), que, junto com o antecessor Auto-Pain (2020, Sub Pop), mostra o quanto o grupo pode surpreender com sua sonoridade acelerada, indo do punk ao post-rock em fração de segundos.

GUILHERME HELD (São Paulo, BR)

Veterano guitarrista da cena MPB e da nova música do Brasil, Guilherme Held mostra sua faceta de compositor e produtor musical em seu álbum Corpo Nós, lançado em 2020 e reeditado em vinil duplo colorido em 2022 pelo selo Limaia Discos.

A obra ainda conta com diversas participações especiais estelares, como Juçara Marçal, Tulipa Ruiz, Rubel, Romulo Fróes, Curumin, Criolo, Lethieres Leite, Thalma de Freitas, Filipe Catto, Beto Bruno, Péricles Cavalcante, Iara Rennó, Ná Ozetti, Mariana Aydar, Fernando Catatau, Rodrigo Campos, Kiko Dinucci, Thiago França, Juliana Perdigão, Maria Gadú e claro, Lanny Gordin. Que time, hein?

MINAMI DEUTSCH (Tokyo, JP)

Para os amantes de krautrock e fãs de bandas como CAN e NEU!, o tempo parece que não parou. Pelo contrário, avançou para um futuro melhor, e é nele que está a banda japonesa Minami Deutsch.

Recentemente, o guitarrista e vocalista Kyotaro Miula produziu o remix de Santa Cabeça para a banda BIKE. Confira abaixo o resultado:

POST-MODERN CONNECTION (Kelowna, CA)

Formada por Tega Ovie (voz, guitarra) e Georges Nasrallah (guitarra, synths, backing vocals), a Post-Modern Connection está em processo de lançamento do seu novo EP, A Welcome Change, que chegará em todas as plataformas digitais no mês de novembro.

A banda já soltou o primeiro single e videoclipe da música If You Care.

E também soltaram o segundo single, Turned Out Just Fine, que foi lançado em 12 de outubro.

PROTOMARTYR (Detroit, US)

Protomartyr é uma banda americana de pós-punk formada em Detroit, Michigan, em 2010. A banda é formada por Joe Casey, Greg Ahee, Alex Leonard e Scott Davidson. Em 2020, Kelley Deal se juntou a eles em uma turnê, fornecendo teclados, guitarra e backing vocals adicionais.

Até o momento, lançaram seis álbuns de estúdio: No Passion All Technique (2012), Under Color of Official Right (2014), The Agent Intellect (2015), Relatives in Descent (2017), Ultimate Success Today (2020) e Formal Growth in the Desert (2023).

SLOW PULP (Chicago, US)

Slow Pulp é uma banda norte-americana de indie rock formada em Madison, Wisconsin, agora sediada em Chicago, Illinois.

Começou depois que os amigos de infância Teddy Mathews, Alex Leeds e Henry Stoehr decidiram formar um grupo. Isso resultou em seu primeiro lançamento, um EP intitulado EP1 em 2015. Em 2017, eles lançaram um segundo EP intitulado EP2, que foi o primeiro lançamento a apresentar a nova integrante Emily Massey.

Em 2019, o grupo lançou outro EP intitulado Big Day. Em 2020, Slow Pulp anunciou seu primeiro álbum completo, Moveys, que recebeu críticas positivas. Para divulgá-lo, a banda embarcou em sua primeira turnê como atração principal, e também abriu para Death Cab for Cutie, Pixies e Alvvays.

Em 2023, o Slow Pulp assinou contrato com a Anti-, com quem lançou seu segundo álbum, Yard, em setembro.

TANUKICHAN (San Francisco, US)

Baseada em San Francisco, a multiinstrumentista Hannah Van Loon, mais conhecida como Tanukichan, apresenta seu terceiro álbum, Gizmo, recheado de guitarras e baixo distorcidos ,e canções que apresentam um shoegaze moderno e afundado em efeitos. Com coprodução de Chaz Bear, o Toro Y Moi.

Tive a sorte de ver um show dela este ano, no Treefort Music Fest, em Boise, EUA, e foi incrível. Durante 60 minutos, ela apresentou músicas de Gizmo e também do álbum antecessor (e ainda melhor) Sundays (escute no link abaixo).

WOMBO (Louisville, US)

Uma das novas bandas que mais tenho curtido, o WOMBO é um trio formado em Louisville, Kentucky, por Sydney Chadwick, Cameron Lowe e Joel Taylor. O som deles é tudo, menos normal.

Wombo enfatiza que o desconhecido é a chave para a jornada contínua de autodescoberta. O futuro não pode ser previsto e a ambiguidade deve ser entendida como uma parte crucial da vida. De acordo com Chadwick, “os finais estão sempre além do meu nível de compreensão, ou mesmo de conhecimento. Queria terminar o álbum com esse tipo de mensagem, de que os mistérios da vida não devem ser resolvidos, mas vivenciados e respeitados, mantidos à distância”.

Com Fairy Rust, a banda apresenta um momento de tempo frágil que reverbera por toda a experiência humana.

YARD ACT (Leeds, UK)

Outra banda que descobri num show que vi no SXSW, em 2022, foi a inglesa Yard Act. O show deles é potente, guitarras no talo, baixo e bateria numa disputa avassaladora para ver quem é mais denso e suingado. Uma banda que vale a pena prestar atenção, pois tem crescido muito e está marcando presença em diversos festivais de música pelo mundo. Se você tiver a oportunidade de vê-los ao vivo, não hesite e vá viver esse momento.

O Yard Act foi formado em Leeds em setembro de 2019, quando Ryan Needham se viu morando temporariamente no quarto de hóspedes de James Smith. Estabelecendo-se num sistema de programação, looping e camadas, a alquimia entre os dois criou uma base a partir da qual foi possível construir o seu mundo narrativo complexo e em constante expansão.

Agora expandido para um quarteto, acompanhado por Sam Shjipstone (guitarra) e Jay Russell (bateria), seu álbum de estreia, The Overload, foi lançado em janeiro de 22, alcançando o segundo lugar no Reino Unido, quebrando recordes de vendas de vinil no processo e tornando-os uma das bandas mais comentadas do planeta.


TURNÊS INTERNACIONAIS DA FIN DEL MUNDO (AR) E MENGERS (MX)

As bandas Fin del Mundo (Buenos Aires/Chubut, AR) e MENGERS (México, MX) embarcam nos próximos dias para realizar suas turnês internacionais. As turnês são organizadas e promovidas pela agência de shows e booking Brain Productions Booking, de São Paulo.

MENGERS: segunda vez nos Estados Unidos!

Os mexicanos do MENGERS viajam para os Estados Unidos, onde realizam uma série de shows pela Costa Oeste, passando por San Diego, Los Angeles, San Francisco e Oakland, na Califórnia; festeja o Halloween numa noite especial em Portland, no Oregon; e depois segue para Seattle, onde participa do festival FREAKOUT FEST, e ainda realiza show em Bremerton, WA.

Fin del Mundo: primeira vez na Europa!

Já as argentinas da Fin del Mundo se aventuram em sua primeira turnê na Europa, numa série de 15 shows, passando por Espanha, França, Suíça e Itália. A turnê também é organizada pela Brain Productions, em parceria com a agência italiana Annibale Bookings e a espanhola La Novena Escena.

Muito esperados na Espanha, os shows das Fin del Mundo estão cercados de expectativas. Elas participam da importante feira de música Monkey Week, que acontece em Sevilla, além de se apresentar em Madrid, Gibraltar (UK), Málaga, Oviedo e Barcelona.

Na sequência, a banda faz dois shows na França: Bordeaux e Arthez de Bean, seguindo para a Suíça com um show único em Zurique. Depois, uma série de 03 shows na Itália: Bologna, Verona e Soliera. Completam com mais dois shows na França: Lyon e Montpellier, e fecham a turnê com chave de ouro num show super especial na Sala Upload, em Barcelona.

Fin del Mundo
Todo va ahacia el mar TOUR
EUROPE 2023

11/20 – Madrid – Session at Radio 3
11/21 – Madrid – Moby Dick Club
11/22 – Gibraltar, UK – The Arenna
11/23 – Malaga, SP – La Trinchera
11/24 – Sevilla, SP – Monkey Week
11/25 – Sevilla, SP – Monkey Week
11/27 – Oviedo, SP – La Salvaje
11/28 – Bordeaux, FR – Café Pompier
11/29 – Arthez de Bearn, FR – Le Pingouin Alternatif
12/01 – Zurich, CH – Safari Bar
12/02 – Bologna, IT – Binario 69
12/03 – Verona, IT – Fine di Mondo
12/04 – Soliera, IT – Nowhere Club
12/06 – Lyon, FR – Le Trockson
12/08 – Montpellier, FR – The Secret Place
12/09 – Barcelona, SP – Sala Upload

Powered by: Brain Productions Booking (São Paulo, Brasil) + Annibale Bookings (Florença, Itália) + La Novena Escena (Andalucia, Espanha)

 

Bruno Montalvão

https://www.brainproductionsbooking.com

Carlo Bruno Montalvão gosta de gatos, acredita em ETs e até se considera um deles, adora cozinhar, e "sofre" pelo Lakers e Flamengo. Montalvão também é manager, booker e produtor cultural com +25 anos de experiência e trabalhos realizados na Indústria Musical. Já realizou turnês por todo o Brasil, e também Estados Unidos, Marrocos, Canadá, México, Argentina, Espanha, Chile, Itália, Suíça, França, Reino Unido, Dinamarca, Suécia, Áustria, República Tcheca, Alemanha, País de Gales, Gibraltar, e deu palestras no SXSW, Pop Montreal, Path Festival e diversos outros Festivais. Trabalhou com artistas como Mac DeMarco (CA), Acid Mothers Temple (JP), The Brian Jonestown Massacre (US), Alice Glass (CA), Franc Moody (UK), Sebadoh (US), Jonathan Richman (US), Allah Las (US), The Helio Sequence (US), El Mató A Un Policía Motorizado (AR), Vanguart (BR), entre outros. Atualmente comanda a Brain Productions Booking, o selo indie Before Sunrise Records e apresenta o programa de radio IndieAmerica, na Mutante Radio. #FreePalestine #IndieAmerica

× Curta Music Non Stop no Facebook