st vincent - foto: divulgação

De Los Angeles ao sertão da Bahia: o radar indie rock é delas! Novas de St. Vincent, Deep Valley, Natalie Bergman e outras mulheres que você não pode deixar de ouvir

Por Letty

De Los Angeles ao sertão da Bahia, o radar rock dessa semana traz os lançamentos mais crocantes das mulheres que estão vivendo com esse tal de Roque Enrow. Vem que tem Deap Vally, St. Vincent, stoner rock com sotaque baiano, EP de folk e até videoclipe à la Velvet Underground.

Radar Indie Rock. Essa foi uma semana difícil para essa que vos escreve. Não me refiro aos acontecimentos óbvios aos quais estamos sendo submetidos; desses a gente fala tanto que já ficou de praxe. Me refiro especificamente a fazer essa pequena, mas dolorosa seleção de músicas fresquinhas. Ser capaz de fazer escolhas é estar sempre encarando as perdas.

Mas hoje não quero falar sobre elas, que têm sido tantas. Quero falar que estou feliz por ter escolhido o puro creme do milho verde fonográfico trazido à luz exclusivamente por mulheres! E o melhor: sem fazer esforço algum – essas mulheres e suas obras caíram no meu colo sem que eu precisasse ficar noites em claro pesquisando o termo “mulher” como se fosse um termo musical. Tem gente que ainda acha que é.

Mentalidades retrógradas à parte, esses lançamentos significam que estamos em uma ótima safra de artistas no cenário indie rock. Espero que ela seja longa (eterna, eu diria) e cresça o suficiente pra que as famigeradas listas de melhores lançamentos tenham cada vez mais mulheres – não da boca pra fora, mas porque realmente vieram com os dois pés na porta pra ficar.

St. Vincent se apresentando no Saturday Night Live em abril deste ano.

Já que é pra chegar com os pés na porta, abrimos os trabalhos com um dos álbuns mais aguardados do ano: Daddy’s Home, da St. Vincent, no qual ela mergulha de cabeça nos anos 70 e traz o que há de mais groovy pra essa sua nova fase de cintura alta – vide o clipe de Down. Na sequência, temos o duo californiano Deap Vally lançando mais um single do próximo EP, American Cockroach. A canção I Like Crime tem participação de Jennie Vee, baixista do Eagles of Death Metal, e por isso é recheada de graves.

Por aqui também encontraremos uma banda que foi um dos únicos motivos pra eu abrir um sorrisão na semana que passou. A Nectare, banda de stoner rock de Paulo Afonso (Bahia) tem lançado um material ao vivo que fez o meu gatilho da ansiedade por vê-los ao vivo disparar. Confira a canção Lumen e você vai saber do que estou falando.

E pra não dizer que não falei das good vibes, esta seleção se encerra com o novo EP da Molly Tuttle, intitulado .​.​.​but i’d rather be with you, too, no qual ela faz versões de músicas incorporando seu folk; e com o clipe novo da Natalie Bergman, da canção Paint the Rain, que nos transporta imediatamente para o The Factory, do Andy Warhol. Se tiver uma garrafa de vinho, melhor ainda. Aperte o play e um brinde!

Vincent – Down

 

Deap Vally (feat. Jennie Vee) – I Like Crime

 

Nectare – Lumen (ao vivo)

Molly Tuttle (feat. Iron & Wine) – You Don’t Get Me High Anymore

Natalie Bergman – Paint the Rain

Letty

cantora, compositora, guitarrista, entusiasta do faça-você-mesma e das mirabolâncias artísticas inquietas e independentes.

× Curta Music Non Stop no Facebook