Hoje é o dia 909 e todo fã de música eletrônica deve acender uma vela pra bateria eletrônica Roland TR 909
Hoje é dia 09/09/09 (2+0+1+6=09, sacou?).
Dia de festa para a bateria eletrônica mais icônica de todas, a Roland TR 909.
A 909 é um pilar fundamental da house music e do techno, mas sua influência se espalha por toda a cena EDM e também pelo pop.
Lançada em 1983 pela japonesa Roland, fruto da mente do engenheiro Tadao Kikumoto, ela não foi a primeira bateria eletrônica em nada.
O mercado já tinha várias opções, mas a combinação dos sons analógicos (bumbo, caixa, tons e clap) bem mais realistas do que sua irmã mais velha e igualmente famosa, a TR 808, além de samples de hi-hats e pratos, com um step sequencer e preço original de US$ 1.195,garantiram as vendas das cerca de 10 mil unidades fabricadas.
Com preços mais ou menos camaradas, mas com aqueles bumbos e caixas animais produzidos pelo circuito analógico, a galera adotou a 909 no final dos 80 quase como um padrão para a nascente house music.
Daí para frente a lista de quem a usou ficou interminável. Vai do 808 State (que tem praticamente metade da sua discografia feita com a 909), Frankie Knuckles, Aphex Twin, Chemical Brothers, Daft Punk (que tem uma música em homenagem à maquina, Revolution 909), Atari Teenage Riot, Moby, Orbital, Prodigy, LCD Soundsystem, Radiohead, Phil Collins, Madonna e não para…
A Roland, de olho nesse mercado, lançou a TR8 em 2014, com sons ultra bem sampleados da 909 e da 808 e que conquistou muita gente como Ritchie Hawtin, Goldie e Darren Emerson (Underworld). Outros clones famosos são a Novation Drumstation e Jomox Xbase 999.
Pra celebrar a data, a Roland anunciou nesta sexta 909 a bateria TR9, uma recriação da 909 com um circuito digital, denominado ACB, que emula o analógico.
Faz parte da série boutique da marca, aquela com cara de brinquedo e som de gente grande que já relançou outros clássicos em formato miniatura como os synths Juno 106, JX3P e o Jupiter 08.
Promete…
Você também pode brincar com essa versão HTML da 909 e sacar um pouco do que é fazer os beats na drum machine da Roland. Dá pra perder (ou ganhar) horas brincando de compor neste site. E tem também a versão HTML pra TR-808, conforme a gente já publicou por aqui.
Mas clássico é clássico e uma 909 em bom estado hoje não sai por menos de US$ 5 mil, isso se você conseguir achar uma, porque é difícil convencer quem tem uma máquina dessas a vendê-la.
Para comemorar o dia da 909, o Music Non Stop criou uma playlist de músicas que usaram essa drum machine para você entrar no clima. Aproveita pra acender aquela vela em agradecimento também.