Here Comes Your Man chegou ao 3º lugar da Billboard em 1989 e serviu como fonte de inspiração para gigantes como o Nirvana
Quando “Here Comes Your Man” apareceu entre as 17 faixas do mítico “The Purple Tape” (1987) – a primeira fita demo profissional do The Pixies – a expectativa era de que a música fosse selecionada para o álbum de estreia do grupo de rock alternativo de Boston que se apresentará em São Paulo, dia 12 de outubro, no PopLoad Festival.
Nada feito. A música destinada a ser o hit mais pop do quarteto liderado pelo vocalista/guitarrista Black Francis só ganhou espaço dois anos – e dois discos – mais tarde, quando escolhida para ser o single de largada de Doolittle (1989) – o LP que leva crédito por ser inspirador de Kurt Cobain durante a criação de Nevermind, do Nirvana.
“É um conto noir com um fim sombrio. Um filme noir sobre um andarilho”, comentou Francis em 2015.
A informação sobre o conteúdo cinematográfico da faixa deu um sabor extra à história original da música, cujas raízes estão nos abalos sísmicos comuns na cidade Los Angeles, onde Charles Michael Kittridge Thompson IV (seu nome de batismo) passara a infância.
“(Here Comes Your Man” é uma canção da fase anterior aos Pixies. Eu a escrevi quando tinha 15 anos. É sobre bêbados e vagabundos que viajam de trem pela Califórnia e morrem em um terremoto”, revelou Black ao New Musical Express.
“Antes dos terremotos, tudo fica muito calmo. Os animais não se comunicam e até o vento para de soprar. Já passei por alguns terremotos porque cresci na Califórnia. É muito emocionante, na verdade, uma coisa muito cômica. É como se a terra estivesse tremendo, e o que você pode fazer? Nada!”, completou.
“Here Comes Your Man”: nunca uma das favoritas
Produzida por Gil Norton (anos mais tarde, o responsável por dirigir um ex-Nirvana em The Colour and The Shape, segundo disco do Foo Fighters, de 1997), “Here Comes Your Man” foi gravada no estúdio Downtown Recorders, em Boston, entre outubro e novembro de 1988, com Black Francis (guitarra, vocal), Kim Deal (baixo, vocal de apoio), Joey Santiago (guitarra-líder, vocal de apoio) e David Lovering (bateria).
O som característico e clean de sua base instrumental foi produzido graças ao mix de guitarras Fender Telecaster e Rickenbacker 360, de 12 cordas (a mesma usada pelos Beatles, principalmente em 1964).
Mesmo com o enorme sucesso comercial (e de crítica) alcançado pela faixa (bateu num respeitável 3º lugar no Alternative Airplay da Billboard, em junho de 1989) a canção nunca foi uma das favoritas da banda.
Black Francis explica um dos motivos:
“No inverno passado, eu estava fazendo uma promoção em Estocolmo e ouvi isso a música no rádio. Parecia a coisa mais doce e açucarada de todos os tempos. Um dos nossos números mais alegres. Outras pessoas gostam. Então, o que você pode dizer?”, apontou o compositor, resignado em 1997.
No contrafluxo, Kurt Cobain admitiu em entrevista à Valerie Potter em 1992 que “bandas como Dinasaur Jr, Sonic Youth e The Pixies provaram que era possível fazer algo grande, sem abandonar suas preferências musicais”.
Mais segredos sobre o maior hit de Doolittle
- Fã dos Smiths, Black Francis apontou o vídeo de “This Charming Man” da banda de Manchester como inspiração para o clipe de “Here Comes Your Man”. “O video é praticamente uma cópia de “This Charming Man”, incluindo as flores e o meu topete”, comentou.
- O CD single de “Here Comes Your Man” conta com duas faixas não incluídas em Doolittle: “Into The White” e “Bailey’s Walk”.
- Antes de gravar a demo da música para o “The Purple Tape”, o Pixies a chamava de “Tom Petty’s song”.
- O acorde inicial foi inspirado na abertura do single “A Hard Day’s Night”, dos Beatles.
Escreva para o autor de HITstórias em cldirani@gmail.com