skull a máscara de anhangá halloween

Halloween: Selecionamos 5 filmes disponíveis em streamings para maratonar em casa

Por Yasmine Evaristo

Doces ou travessuras? Filmes nacionais e estrangeiros para virar a madrugada se divertindo, ou se assustando. 

Outubro é o mês querido daqueles que curtem cinema de terror. Influenciados pela cultura estadunidense do Halloween o mês se popularizou como a época de se dedicar aos filmes de gênero. Assim, cinemas e streamings se dedicam a enriquecer seu catálogo com produções sobre monstros, crimes e muitas doses de medo. 

Em 2021 não será diferente. Dessa maneira deixamos para vocês cinco indicações de filmes de terror, disponíveis em streaming e on demand. 

Skull: A máscara de Anhangá 

skull a máscara de anhangá halloween

Acervo produção | ‘Skull: A máscara de Anhangá’

A primeira indicação para ver neste Halloween é do terror nacional Skull: A máscara de Anhangá, de Armando Fonseca e Kapel Furman. Sucesso fora do Brasil a produção estreia nesse fim de semana em diversos streamings como NOW/NET, Claro Vídeo, YouTube, Apple TV+ e Looke. Um artefato místico desaparecido por séculos ressurge em São Paulo e, conforme seu poder aumenta, a entidade milenar que encarna na máscara deixa um rastro de sangue e terror na grande metrópole. 

Os olhos da cidade são meus 

os olhos da cidade são meus halloween

Darkflix

Neste clássico do anos de 1987, um homem está perdendo a visão devido a diabetes. Antes de mais nada é importante frisar que ele é funcionário de uma clínica oftalmológica, então tem conhecimento o bastante da gravidade de sua doença. Logo depois de ser demitido da empresa, o homem é hipnotizado por sua mãe com o propósito de coletar olhos humanos por vingança. Um filme que provoca além de tensão, desconfortos por mostrar cenas de perfurações oculares. A direção do filme é de Bigas Luna

Bingo Hell  

Welcome to the Blumhouse bingo hell

Photo: Brian Roedel/© 2021 Amazon Content Services LLC

Para quem quer uma noite de Halloween com um pouco de terror, mas também uma dose de comédia, o indicado é Bingo Hell, da mexicana-canadense Gigi Saul Guerrero. Lupita mora em uma comunidade em que a maior parte dos moradores são idosos. Logo depois da mudança na administração do bingo local, alguns de seus amigos morrem em circunstâncias suspeitas. Assim, Lupita decide descobrir o que está acontecendo de estranho na região e enfrentar o mal que corrompeu a mente dos residentes, ao mesmo tempo que luta pela sua sobrevivência. O filme possui muitos diálogos divertidos e inova ao colocar uma mulher idosa no papel de final girl

Demônios e maravilhas 

demônios e maravilhas zé do caixão halloween

Belas Artes À La Carte

Se você quer aproveitar a data para conhecer mais sobe cinema brasileiro, a indicação é o documentário dirigido por José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão. Desde que interpretou pela primeira vez o coveiro brasileiro, Mojica enfrentou algumas dificuldades, não apenas financeiras, mas também censura durante a ditadura militar. Dessa maneira, nesta produção o cineasta se autobiografa e se interpreta com o fim de mostrar o caminho percorrido. O filme conta com a presença de Carmen Mojica, mãe do diretor. 

A noite do terror

a noite do terror halloween

Um dos clássicos do cinema B de terror está disponível no catálogo Mubi. A noite do terror foi baseado no conto The Secrets of the Sea, de Curtis Harrington, diretor da produção. A princípio o filme parece ser apenas um romance sobre um marinheiro (Denis Hopper) obcecado com uma garota, mas o longa metragem muda seu tom quando a moça conta para o rapaz que é uma sereia. Daí em diante a produção assume característica de um horror sutil, muitas vezes poético, sobretudo por sua sequências com elementos fantásticos e atmosfera onírica acentuada pela fotografia em preto e branco. 

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook