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Há 85 anos, a Billboard lançava o ranking dos discos mais vendidos dos EUA

Top 10 Billboard 1940

Glenn Miller era um dos nomes mais bombados na época. Foto: Reprodução

Antes dos algoritmos e do streaming, a revista americana ligava nas lojas e nas rádios para montar seu top 10 musical

“Onde é o rolê mais legal deste final semana? Estou louca para dançar!” Até 1894, nos Estados Unidos, a solução era pegar o casaco, o guarda-chuva, caminhar até os teatros mais próximos de casa e olhar o billboard, painel externo na frente da casa, listando as atrações agendadas. Isso até o dia 1 de novembro daquele ano, quando uma novidade chegou às bancas de jornais, inventada por um fã de música chamado William Donaldson: lançar um períodico repleto de billboards, os cartazes das temporadas de shows. O produtor pagava uma graninha e incluía a propaganda de seu espetáculo, distribuído em todos os lugares como um guia cultural.

Deu muito certo e, em 1940, a revista Billboard (seu nome original era Billboard Advertisement) já era a maior divulgadora de música do país, adicionando colunas com críticos, entrevistas e reportagens do universo cultural. Uma outra novidade chegava ao mundo, a popularização das vendas dos discos de vinil. Todo mundo queria ter sua vitrola e sua coleção de discos em casa. Além disso, cada lanchonete, além do milk-shake e do hamburguer, também tinha, lá no canto do salão, sua jukebox tocando discos em troca de uma moedinha. Foi então que seus editores tiveram outra ideia genial: e se a gente divulgasse quem foram os artistas mais vendidos da semana?

Fazer estatística musical na metade do século passado não era fácil. Pedir o relatório contábil das gravadoras, além de demorado, poderia geral distorções e, por que não?, exageros de marketing. A solução que a redação da Billboard encontrou foi simples. Passar a mão no telefone, ligar nas principais lojas e perguntar para o balconista: “e aí parceiro, quem tá bombando?”. O mesmo sistema era usado para as rádios.

A primeira National List of Best Selling Retail Records (Lista Nacional dos Discos Mais Vendidos) foi publicada há exatos 85 anos, na edição da revista de 27 de julho de 1940. Foi um sucesso. Público e, principalmente, artistas e gravadoras demonstraram um interesse gigantesco no campeonato dos mais populares. E para saber quem eram os “top 10”, bastava comprar a revista e aumentar ainda mais o sucesso da Billboard.

Foto: Reprodução

A ideia deu tão certo que em menos de um ano a lista cresceu, para virar o famoso Hot 100, usado até hoje pela editora, além de se desdobrar em gêneros musicais diferentes. Outro fato curioso: o sistema “liga lá para o balconista da loja” durou até 1990, quando uma tecnologia chamada Soundscan permitia relatar digitalmente as vendas dos álbuns.

Homenageando a sacada, promovemos uma volta ao passado para lembrar quem foram os dez artistas mais populares de julho de 1940, nos Estados Unidos. Um spoiler: Glenn Miller estava tão bombado que figurou em três posições!

  1. “I’ll Never Smile Again” – Tommy Dorsey and His Orchestra (com Frank Sinatra e os Pied Pipers)

  2. “The Breeze and I” – Jimmy Dorsey and His Orchestra (com Bob Eberly)

  3. “Imagination” – Glenn Miller and His Orchestra

  4. “Playmates” – Kay Kyser and His Orchestra

  5. “Fools Rush In” – Glenn Miller and His Orchestra

  6. “Where Was I?” – Charlie Barnet and His Orchestra

  7. “Pennsylvania 6-5000” – Glenn Miller and His Orchestra

  8. “Imagination” – Tommy Dorsey and His Orchestra (versão instrumental)

  9. “Sierra Sue” – Bing Crosby

  10. “Make Believe Island” – Mitchell Ayres and His Orchestra

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