Em 1º de outubro de 1994, grupo de metal foi pioneiro na entrega de seu website
Headbangers, regozijai-vos. Em matéria de mundo virtual, seu amado gênero musical, o heavy metal, leva o prêmio de pioneirismo. Afinal, foi de uma banda metaleira o primeiro website oficial do mundo da música, colocado no ar dia 1º de outubro de 1994, há exatos 31 anos. E foi o Megadeth o dono da façanha visionária (em pouco tempo, todo e qualquer artista do mundo precisava ter seu próprio site).
A ideia surgiu para promover o álbum que estavam prestes a lançar, chamado Youthanasia. Saíram na frente de seus grandes concorrentes. À época, o grupo fazia parte do chamado Big Four do trash-metal estadunidense, ao lado de Slayer, Anthrax e Metallica. E a rivalidade entre eles, amigo, era maior do que as de time de futebol. Mais do que isso, foram os precursores da entrada virtual de todo o pessoal da música. Ninguém ainda havia tido a ideia de “montar um site”.
E olha que, para o primeiro de sua classe, a banda de Dave Mustaine caprichou no projeto. Hospedada com o dinossáurico link bazaar.com/Megadeth/megadeth.html (já fora do ar), a página refletia muito do mistério e das expectativas que a novata internet, ainda não dominada por big techs e redes sociais, causava nos jovens: um universo novo, um tanto quanto proibido e acessível apenas para iniciados, capaz de reunir e distribuir informação para o mundo todo, eliminando intermediários na comunicação entre um artista e seus fãs.
Desenhado para ser uma espécie de cidade virtual no universo do grupo, chamada de “Megadeth / Arizona”, o site convidava o paciente visitante (na época da conexão discada, as páginas demoravam minutos para carregar uma simples imagem) para acessar uma rádio online, a K Deth 101, com músicas do novo álbum; bater papo no fórum de fãs Megadiner, enviar cartões postais da cidade imaginária para os amigos na banquinha Trip Gift, fazer o download de vídeos da banda (como entrevistas ou making ofs) no Digital Drive In e até mesmo consultar seu horóscopo — na versão Megadeth, claro — em uma seção chamada Horrorscope.
Imagem: Reprodução/Site oficial do Megadeth
No ano passado, para celebrar os 30 anos de Youthanasia, o grupo subiu em seu website a home do primeiro site oficial de uma banda de rock, e dá até para dar uma navegadinha de leve, já que algumas das funcionalidades da página não estão mais funcionando, como o próprio horóscopo. Mas é possível passear pelos “lugares” da cidade e, principalmente, entender como era um website na década de 90. Pago pela Capitol Records, o projeto custou 30 mil dólares para ficar pronto.
+ Siga o Music Non Stop no Instagram para ficar atualizado sobre as novidades do mundo da música