deee lite

Há 30 anos o Deee Lite lançava o disco World Clique e recolocou a dance music no topo das paradas e nos grandes festivais

Por Captain Wander

Há 30 anos Deee Lite lançava o álbum World Clique para ensinar ao mundo todo o que realmente é ter Groove no Coração e de como viver e festejar a verdadeira pluralidade da cultura club e de pistas de dança.

Em 1990 os três já eram os queridinhos de toda cena club de Nova York. Isso porque desde a consolidação do projeto com a entrada do então DJ, pesquisador musical e colecionador de discos japonês Towa Towa em 1987, a banda Deee Lite já era frequentemente convidada para fazer suas dançantes, animadas e coloridas apresentações por toda a cidade, tanto nas pistas de dança do povo da noite e da cena gay quanto nos palcos em shows de rappers e bandas de funk.

Eles estavam realmente muito requisitados! Tudo isso porque sempre chegavam com uma explosão de carisma montados em seus magníficos, coloridos “modelons”e além claro, de musicalmente prontos pra festejar e por o povo pra dançar muito munidos com um par de toca-discos e seus devidos bolachões, um sampler Akai carregado de loops bombas selecionados pelos DJs e programadores Jungle DJ Towa Towa e Super DJ Dmitry que também manjava na guitarra e o microfone principal sob o carinho da voz sensual e potente da diva The Lady Miss Kier Kirby.

deee lite

foto: divulgação

Pronto! Tava garantida a festa e os momentos inesquecíveis de todos os presentes! Depois, após a farra com todo mundo saindo do club amando e falando cada vez mais não demorou a surgir o desejado contrato de um grande selo (Elektra) para a gravação do primeiro álbum e, ainda mais incrível, a ligação de nada mais nada menos de Bootsy Collins querendo entrar com as colabs e também apresentar mais um bando de amigos da pesada como o trombonista Fred Wesley e o saxofonista Maceo Parker! Num falei que eles já eram mesmo queridinhos de muitos! O baixista do ParliamentFunkadelic Bootsy já acompanhava e era fã! Imagina que incrível isso!  

 

Surge então o álbum World Clique, que o Deee Lite apresenta com a frase From the Global Village, in the age of communication” acertando em cheio e explodindo para o mundo com o hit arrasa quarteirão Groove Is In The Heart que se tornou um hino eterno e uma injeção de alto astral muito além das pistas de dança tocando até hoje em qualquer tipo de celebração (vai falar que você já não dançou esta em algum casamento ou formatura?). Também pudera, a música conquista na hora! É muito funk e muito pop! E para os mais atentos e curiosos é sem dúvida uma tremenda aula de como  pesquisar, selecionar,programar e juntar samples de loops maravilhosamente bem! São incríveis oito samples usados que se casam perfeitamente unidos com a animada letra e voz de Miss Kier e os marcantes naipes de metais de Fred e Maceo para formar uma nova música que é puro Groove no coração e nos quadris! Os samples de maior destaques são a linha de baixo da faixa Bring Dow the Birds do mago Herbie Kancock e a swingueira funk da música Get Up de Vernon Burch! Se você ainda não conhece este disco do Deee Lite, por favor, assim que terminar esta leitura corra pra escutá-lo e tornar sua vida mais feliz. Aproveite também para mergulhar nos vídeos clipes multi-coloridos da banda, e falando em clip, Groove Is In The Heart foi o primeiro de Artista Internacional a ser transmitido pela MTV Brasil inaugurando suas transmissões no país, e não foi só este presente que o povo brasuca recebeu do trio, no final te conto o outro presentão!

Deee Lite

foto: divulgação

 No lado A do álbum temos muita música boa e dançante como as dances houseiras fáceis de curtir e dançar Good Beat e Power of Love, esta última pra cantar alto o refrão, porque afinal, acreditar no poder do amor tem que ser evidenciado sempre em qualquer época e ocasião! Try Me On, I´m Very You vem com beat rap, guitarra adicional do Bootsy e também mais naipes de Fred Wesley e Maceo Parker. A Smile On é uma música simpatia total com groove suave pra remexer mais tranquilinho de um lado pro outro e também se ligar na mensagem positivíssima, decore a letra e saia sorrindo pra todo mundo! E a What Is Love? vem toda eletrônica com programação característica da House Music final dos anos 80, bem verão do amor e boa pra dançar de olhos fechados. No Lado B a música de mesmo nome do álbum Word Clique também é house da época com o tradicional piano e inteira com um vocal pop. E.S.P também com programação eletrônica hipnótica e o bem sacado refrão “Won’t you listen to what the DJ’s spinnin” que na época  fez muito DJ lembrar de tocá-la por causa disto. Who Was That tem letra divertida fazendo trocadilho com a House Music, tem batida quebrada e nesta o Bootsy entra com o baixão, ae já sabe. E por fim Deep Ending fecha bonito com uma batida mais rapidinha. 

E o outro presentão que o Brasil ganhou do Deee Lite? O país foi o primeiro a assistir a banda de nove integrantes formada pra grandes shows para preencher as músicas que inicialmente foram feitas eletronicamente e voltadas mais para as pistas de dança. Foi no Rock In Rio 1991 no Maracanã que o povo vibrou e conheceu o Deee Lite no modo showzão! É lindo de ver! Contagiante! Após a apresentação Lady Miss Kier em entrevista a Zeca Camargo fala toda empolgada que este foi o “Debut” para ganharem o mundo nas grandes arenas. E foi assim que Groove entrou mais fundo no coração de todos nós!     

Captain Wander

DJ Captain Wander é DJ, colecionador e pesquisador de música há 20 anos. Viaja com sua Kombi Alma Cheia pelo país compartilhando conhecimento sobre discos clássicos de vinil. Foi criador da festa Colors, dedicada à house music, e ao projeto de produção musical Colors Soundsystem.

× Curta Music Non Stop no Facebook