Guia Music Non Stop do Megaferiado de São Paulo reúne Paula Lima, Ivan Lins, Marcelo D2 e muito mais

Por Amanda Sousa

O Megaferiado na capital de São Paulo começa hoje, sexta-feira (26) e vai até o dia 1º de abril já emendando om a páscoa. A medida visa diminuir circulação de pessoas nas ruas e conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade. Então, que tal aproveitar este descanso para curtir shows, oficinas, bate papos, exposições, festivais e lives com muita atividade online em casa? Vai ter muita coisa e a gente reuniu aqui tudo o que vai rolar neste período. Fica de olho que esta edição do Guia será atualizada diariamente com tudo o que você precisa saber sobre arte, música e entretenimento para se divertir!

Festival Groove Sound Lab
Começa hoje e vai até o dia 28 de março, a primeira edição do Festival Groove Sound Lab, reunindo grandes nomes da música brasileira. Dá para assistir online e gratuitamente seis live shows transmitidas pelas redes sociais do evento: Youtube Facebook  e Instagram . As apresentações são sempre às 19h e às 20h. Quem abre o Festival Groove Sound Lab no dia 26 de março, às 19h, é o TuNormalis, trio paulistano que mistura jazz, MPB e música experimental. Depois, às 20h, tem  Hamilton de Holanda.
No sábado, dia 27, às 19h, é a vez da cantora e atriz Evelyn Simões. Já às 20h tem  Joabe Reis Sexteto com  Paula Lima. O repertório mescla jazz, hip-hop, neo soul e funk…No domingo,28,  às 19h tem o quarteto Rádio Bounce  com jazz, hip-hop, fusion, soul, pop e MPB. Quem encerra o Festival Grove Sound Lab, às 20h, é o encontro do Ivan Lins com os músicos do Brasilidade Geral.

Paula Lima. Foto Lucas Fonseca

Casa Bagunçada
A partir do dia 3 de abril, começa o projeto Casa Bagunçada traz experiências sonoras ecoeducativas para famílias e crianças. O projeto contará com seis espetáculos 100% online e gratuitos, com canções que convidam a refletir sobre temas socioambientais e a se engajar na sustentabilidade. Com um repertório de 11 músicas inéditas, Pipo Pegoraro César Pegoraro Jullipop receberão Paola Pelosini, compositora, contrabaixista e cantora; e Igor Caracas, compositor, multi-instrumentista, educador e produtor musical, como convidados que vieram para ficar e fazer parte da banda. As apresentações acontecem nos dias 3, 4, 10, 17, 24 e 25 de abril, sempre às 16h, com transmissão pelo YouTube. Cada episódio recebe ainda mais um convidado especial, com nomes como Xênia França e Angelo Mundy.
Serviço
Datas: 3, 4, 10, 17, 24 e 25 de abril de 2021
Horários: Às 16h
Como acessar: bityli.com/BKF6m

Casa Bagunçada. Foto: Moyra Madeira

Grandes Pequeninos
Jair Oliveira e Tania Khalil lançam, em parceria com a Broadway Kids, o projeto Grandes Pequeninos. O objetivo é produzir conteúdos teatrais e musicais para o público infantil. A partir do dia 31, o projeto une-se ao teatro mais famoso do mundo, a Broadway, na produção e realização de um curso que pretende inserir crianças de 2 a 12 anos no mundo da dança, música e da interpretação por meio de alguns dos musicais mais famosos do mundo. O Grandes Pequeninos Broadway será lançado em formato online e disponibilizado na plataforma Sympla Play.

Oliveira e Khalil comandam o projeto Grandes Pequeninos, que produz conteúdos teatrais e musicais para o público infantil e seu canal no YouTube conta com mais de 330 mil inscritos e já recebeu uma indicação ao Grammy Latino como Melhor Álbum Infantil em 2009

Ter Saudade
A cantora Paula Cavalciuk oferece ao público uma série de programas veiculados em seu canal do Youtube com apresentações musicais suas e de artistas convidados. Veiculado sempre às terças-feiras, 20h, Ter Saudade, que foi dirigido pelo multiartista Thiago Alixandre, acena para um formato que lembra os antigos programas de rádio, mas reforça sua contemporaneidade ao ter como mote as saudades dos afetos, da presença e dos palcos – todos eles afetados pela pandemia do novo coronavírus. Ter Saudade começa no dia 23 de março com participação especial da cantora Flor Märia. Os episódios seguintes contam com participação de Ananda Jaques (30 de março), Khalil e Preta Ribeiro (6 de março), Vinicius Lima (13 de abril) e Theodoro Nagô (20 de abril). Em todas as edições, Paula conta também com a presença de Anderson Charnoski (violão, viola e guitarra) e Fabio Serra (percussão).

Serviço
23 e 30 de março, 6, 13 e 20 de abril, terças-feiras, 20h
Exibidos no canal youtube.com/paulacavalciuk
Duração: 30min
Acesso gratuito

Paula Cavalciuk. Foto Gustavo Maciel

15 anos do CCJ 
Celebrando os 15 anos do Centro Cultural da Juventude (CCJ), a Secretaria Municipal de Cultura promove o Circuito CCJ Ruth Cardoso – 15 anos de Memória, com uma série de intervenções de arte urbana digital produzidas pelo Coletivo Coletores. A ação percorre diversos pontos, neste sábado, 27 de março, incluindo o CCJ. Para compor este circuito, um LED TRUCK, que consiste em uma estrutura móvel com painel de LED e SOM, percorre pontos importantes do entorno do CCJ, entre 13h e 18h, nos bairros de Vila Nova Cachoeirinha, Jd Damasceno e Jd Paulistano. Em seguida, encerrando a programação, o CCJ recebe uma ação com vídeo projeção mapeada (video mapping).

Serviço
Data: 27/03
Horário: das 13h às 21h30

Live no facebook.com/ccjuventude

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Foto divulgação feita antes da pandemia

CarnaGeek 2021
Com Nyvi Estephan, Jade Odara e NerdStones, CarnaGeek acontece em 27 e 28 de março e 3 de abril 100% online e gratuita e conta com bate-papos, batalha de quadrinistas, desfile cosplayer, shows e apresentações culturais. No sábado, 27 de março, às 12h, Petar Neto, apresentador e narrador de eSports, comanda o painel Cultura Nerd nos Dias Atuais, com Fabio Hurtado, do Nerd Break; Matheus Ferreira, do Geek Publicitário, e o produtor de eventos Marcelo ” Vingaard ” , para bater um papo sobre os estereótipos que os nerds já quebraram e tudo o que conquistaram até hoje. Às 15h, é a vez da Batalha de Quadrinhos com DJ tomar conta da programação, com a drag queen, atriz e apresentadora Jade Odara e a DJ CranMarry comandando o som, enquanto Rafael Andreatta, doGeeq com Q, e os quadrinistas Luiz SansoneLeandro Siqueiraconversam sobre o processo criativo de criar e desenhar, enquanto interagem com o público online. No final, o maior grupo k-pop cover da America Latina, B2 Dance Group, faz uma apresentação para encerrar o dia com chave de ouro.

 

Serviço
CarnaGeek
Quando: 27/03 às 12h e às 15h; 28/03 às 12h e às 18h; 03/04 às 12h e às 15h

A drag queen, atriz e apresentadora Jade Odara comanda o som na Batalha de Quadrinhos neste sábado às 15h.

Metá Metá
Oritá Metá é o novo projeto dos principais supergrupos da música brasileira contemporânea, o Metá Metá. Em iorubá, Metá Metá significa três em um e Oritá Metá é  a encruzilhada de três caminhos. E a proposta do projeto é mostrar, em forma de seis apresentações registradas em vídeos, os pontos de encontro e de singularidades do grupo e das obras solo de Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França. Os vídeos serão exibidos no YouTube da banda nas quartas-feiras ao longo dos meses de março e abril.

Cronograma – Transmissões

24/03 – Kiko Dinucci – Rastilho – gravado no teatro Centro da Terra
31/03 – Metá Metá – Orê com participação de Marcelo Cabral – gravado no teatro Centro da Terra
07/04 – Juçara Marçal – SoloMemo – gravado na casa da cantora
14/04 – Metá Metá –  Igbá – gravado no teatro Centro da Terra
21/04 – Thiago França – KD VCS? – gravado na casa do músico
28/04 – Metá Metá – Orí Metá – gravado no teatro Centro da Terra

Metá Metá. Foto Luan Cardoso

Festijanda
O FESTIJANDA – I Ciclo de Compositoras exibe neste final de semana, dias 27 e 28 de março, um Sarau com as 12 compositoras selecionadas no festival. Neste encontro elas poderão exibir as canções que foram enviadas para o festival, apresentar outros trabalhos ou manifestações artísticas e conversar sobre suas trajetórias. A atividade encerra o Festival, que vem realizando diversas ações ao longo do mês, entre encontros com compositoras, intervenções artísticas e exibições online. O Sarau será transmitido pelo YouTube do Sarau da Jandyra.

Show com bloco ATA_ME (percussão)
26 de março

Às 20h

Sarau de encerramento
27 e 28 de março
Às 20h
ViradaSP Online

Presidente Prudente é o vigésimo primeiro município a receber a #ViradaSP Online. A transmissão acontece neste sábado, dia 27 de março, a partir das 12h, pela plataforma #CulturaEmCasa. Marcelo D2 e a cantora Luciana Mello são algumas das atrações. O evento também apresentará ao público a diversidade cultural da cidade por meio de diversas apresentações das mais diferentes linguagens artística.

Serviço: #ViradaSPOnline – Presidente Prudente
27de março de 2021
2h Hoje Tem Espetáculo!!! – Circo Teatro Rosa dos Ventos
13h Kinoglass, cada poesia uma história
14h Show “Guitarras” – Jotacê Cardoso & Edgard Mitio
15h Batalha do Vale
16h Mestre Pradella Capoeira
16h20 Marcelo D2
17h30 Ruas de Fogo
18h GEM – Grupo Experimental de Música
19h Bailão Caipira – Banda Renato Toa Toa
20h Luciana Mello
21h30 Grupo Mistura do samba
22h20 Clara Nunes & Ivone Lara: O Reencontro, com Grupo Fina Estampa
23h20 Alisson Thales e seu Acordeon

Marcelo D2 – Assim tocam os MEUS TAMBORES – foto Ronaldo Land

DNSM convida Arte Kerosene e Dieguito Reis (Vivendo do Ócio)

A banda paulistana DNSM, que mistura rock com música eletrônica, se prepara para os dois últimos shows do projeto ‘DNSM Convida’, iniciado em fevereiro deste ano e que já contou quatro episódios. A próxima live acontece neste sábado (27) com a banda Arte Kerosene e a última será com Dieguito Reis (cantor e compositor, também baterista da Vivendo do Ócio), no dia 10 de abril. Todas as apresentações são transmitidas gratuitamente pelo YouTube e Facebook da banda.

DNSM. Foto Bruno Ishihara

Homenagem

O Theatro Municipal de São Paulo presta uma homenagem à maestrina que até março de 2020 ocupou o cargo de regente titular do Coral Paulistano – corpo artístico criado na década de 1930 por iniciativa do escritor Mário de Andrade – mas que há exato um ano, a completar no próximo dia 26 de março, nos deixou em decorrência de complicações por infecção de Covid-19. Apaixonada pela música e pela arte do canto coral e reconhecida pela crítica musical, Naomi Munakata (1955-2020) é lembrada no documentário que vai ao ar nesta sexta-feira, às 17h30, no canal do Theatro Municipal no YouTube

Naomi Munakata. Foto Stig

MACBETH, um ensaio sobre os desejos

Adaptação do texto original de William Shakespeare, a peça “MACBETH, um ensaio sobre os desejos” utiliza a tecnologia para fazer apresentações online, disponibilizadas em plataformas digitais.

As apresentações acontecem nos dias 25 e 26 de março, entre 18h e 21h. Para assistir à peça, que será gratuita e indicada para maiores de 14 anos, é necessário acessar o canal do Youtube do Núcleo Teatral Arcádia, ou por meio do sistema de QR CODE que estará disponível nas artes de divulgação, em especial para o público das cidades do interior de São Paulo: Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Salto de Pirapora e Socorro. Link para acessar a peça nos dias das apresentações: https://linktr.ee/nucleoteatralarcadia

Surf Aliens

Ficção científica, surf music instrumental e punk rock são os principais elementos do projeto Live Science, uma inédita produção da Produtora de Conteúdo Século 21 contendo shows em estúdio e entrevistas com a banda Surf Aliens, que tem Christian Targa na guitarra, o Gordo, nome bastante conhecido no rock independente brasileiro (O Preço, Blind Pigs). A primeira parte da Live Science acontece neste sábado (27), às 20h, e será transmitida pelo canal do Youtube da Século 21.

Surf Aliens. Fotos reprodução

À Queima Roupa
O músico Silo Sotil, criador e integrante do Grupo Casa Caiada, realiza o show solo À Queima Roupa, que traz composições próprias e parcerias. As apresentações acontecem nos dias 28 de março, 1 e 4 de abril, sempre às 20h e com acesso gratuito, pelo canal do Casa Caiada no YouTube  Nas apresentações, o público poderá conferir canções como Nunca Só, Minha Matilha e Mar e Mar.

Apresentações Online
Dias 28/03, 1 e 4/4
Às 20h
Youtube Casa Caiada
Acesso Gratuito

À Queima Roupa. Foto divulgação

Festival Afromusic
Repetindo a dose de autenticidade e frescor do ineditismo, neste ano o Festival AFROMUSIC realiza sua segunda edição com shows de artistas e bandas pretas que estão alavancando a nova cena independente, além de uma série de entrevistas que irão refletir sobre temas ligados à música e sociedade. Totalmente gravada no Teatro de Contêiner, no centro de São Paulo, as atrações vão ao ar nos dias 09, 10 e 11 de abril, sempre a partir das 19h, no canal do YouTube Universo Afromusic.

09 de abril, sexta-feira. A partir das 19h00.
19h
Pílulas de entrevista: “Música Tem Cor”, com Erica Malunguinho
Show: Izzy Gordon

20h
Pílulas de entrevista: “Música Preta Experimental”, com Felinto
Show: Biel Lima

21h
Show: Jup do Bairro
Pílulas de entrevista: “Pretas Mulheres na Composição”, com Marina Afares

2º DIA

10 de abril, sábado. A partir das 19h00.

19h
Pílulas de entrevista: “Música Afrofuturista”, com Melifona
Show: Fabriccio

20h

Pílulas de entrevista: “América Diaspo-Sonora”, com Danielle Almeida
Show: Renato Gama

21h
Entrevista: “O Rap é mais que compromisso”, com Daniela Vieira
Show: Mental Abstrato feat. Mana Bella

22h

Show: Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã apresenta “MacumBrass”
Entrevista: “Carnaval e organização social preta”, com Fernando Alabê

3º DIA

11 de abril, domingo. A partir das 19h00.

19h00
Entrevista: “Tudo é samba”, com Amailton Azevedo
Show: Ballet Afro Koteban

20h00
Entrevista: “Canto ancestral”, com Aloysio Letra
Show: Gê de Lima

21h00
Show: Banda Nova Malandragem convida Walmir Gil
Entrevista: “Sons de Kemet”, com Salloma Salomão

Fest Afromusic – Show Ballet Afro Koteban 02 – Foto Sérgio Fernandes

Abacaxepa
O Abacaxepa vai apresentar Um Experimento Viral em Seis Atos, seis shows em diversos centros culturais da Grande São Paulo. Nesta terça feira, 30 de março às 18h30, é a vez do terceiro, que acontece no Mirante 9 de Julho e é transmitido ao vivo pelo Instagram da banda. Os próximos acontecem no Mundo Pensante no dia 06 de abril às 19h30, Galpão do Folias no dia 16 de abril às 20h e Cia da Revista no dia 25 de abril às 18h.

Serviço

Trajetória: Parlapatões 27/02 – 20h
Experimentações Sonoras: Casa Amarela 21/03 – 18h
Vozes e Guitarra: Mirante 9 de Julho 30/03 – 18h30
Caroço: Mundo Pensante 06/04 – 19:30
Trajetória: Galpão do Folias – 16/04 – 20h
Caroço: Cia da revista 25/04 – 18h

Abacaxepa. Foto divulgação

Secretaria de Cultura e Economia Criativa organizou uma ampla programação para este período de feriados. Confira a programação completa abaixo:

Educativo – A casa em detalhes
31 de março às 16h30 | Atividade realizada online
Um vídeo apresenta detalhes arquitetônicos e curiosidades da Casa das Rosas.
Ele será disponibilizado na página da Casa das Rosas do Instagram 

Casa das Rosas. Foto Lua Nucci

 

Casa Guilherme de Almeida
Debate
Teatro e Performance em tempos de pandemia: Inovação e reinvenção
31 de Março de 2021 | 19h às 21h
Inscrição aqui
Encontro Cinematographos de Guilherme de Almeida

Antologia da Crítica Cinematográfica – Entrevista

26 de Março de 2021 | 16h30
Por Núcleo de Ação Educativa
Plataforma: Youtube e Facebook da Casa Guilherme de Almeida

Entrevista com Donny Correia, um dos responsáveis por reunir e publicar os textos de crítica cinematográfica produzidos por Guilherme de Almeida no livro Cinematographos de Guilherme de Almeida: Antologia da crítica cinematográfica.

Casa Mário de Andrade
Palestra – Clube de Leitura
Com Lucineide Vieira e convidadas
Sábados, 27 de março, das 16h30 às 18h
Plataforma: Google Meet
Inscrição aqui até 27/03

Casa Mário de Andrade. Foto Leco de Souza

Biblioteca de São Paulo (BSP)
Programação: Leitura ao Pé do Ouvido.
Indicação de livros por meio de leitura de trechos de obras. Com equipe BSP.
Data: sexta-feira, 26 de março.
Facebook  e InstagramLê no Ninho – 4ª temporada.
Último vídeo da temporada, com dicas para estimular e trazer autonomia aos pais e cuidadores na escolha do livro para o momento de leitura com as crianças, levando sempre em consideração o desejo dos pequenos. Com Letícia Fagiani.
Data: domingo, 28 de março.
Horário: 11h.
Facebook  e Instagram

Biblioteca de São Paulo. Foto divulgação

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL)
Programação: Clube de Leitura Online.
Resumo: debate sobre o livro “Passageiro do fim do dia”, de Rubens Figueiredo. Atividade online realizada em parceria com a Companhia das Letras. É necessário fazer inscrição (vagas limitadas). Com equipe BVL.
Data: sexta-feira, 26 de março.
Horário: das 15h às 17h.
Inscrição aqui
Vozes de longe, ditas de perto
Intervenção poética online com Luz Ribeiro, que lerá poemas de outras mulheres, para que as pessoas conheçam variadas narrativas através da escuta.
Data: domingo, 28 de março.
Horário: das 12h às 12h20.
Veja pelo Facebook

Oficina O Lugar LGBTQIA+ no Videoclipe Brasileiro Contemporâneo
A atividade faz um recorte histórico da representação genérico-sexual na produção brasileira de videoclipes da segunda década do século XXI, quando se intensificou a atuação de artistas assumidamente pertencentes à comunidade LGBTQIA+. É necessário fazer inscrição (vagas limitadas).
Data: Sábados, dias 3, 10, 17 e 24 de abril.
Horário: das 10h às 13h.
Inscrição aqui

Biblioteca Parque Villa Lobos. Foto divulgação

Fábricas de Cultura
Programação: Fábrica Show – Lives.
Pra curtir da janela, pra quem mora pertinho da Fábrica, ou pelo Instagram
Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Data(s): 27/mar – 14h30. Andels Vinicius – Forró
28/mar – 13h30. Samanta – Samba
Fábrica de Cultura Sapoopemba
Data(s): 27/mar – 12h30. Edivaldo – MPB
28/mar – 12h30. Italo Ribeiro – Gospel
Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Data(s): 27/mar – 13h30. João Victor – Sertanejo
28/mar – 11h30. Gabriel Melo – Sertanejo
Fábrica de Cultura Parque Belém
Data(s): 27/mar – 10h30. Gabriel Melo – Sertanejo
28/mar – 10h30. Dimande – Rap
Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Data(s): 27/mar – 11h30. Tom Lima – Sertanejo
28/mar – 14h30. Hudson Freitas – Sertanejo
Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo
Data(s): 27/mar – 16h00. Ale Vieira – Infantil
28/mar – 16h00. Duo MPB – Pop RockFábrica de Cultura Jaçanã
Memórias Fotográficas
27/3 – sábado – 18h
Participação: aberta ao público
Faixa etária: livre
Plataforma: Facebook das Fábricas de Cultura
Ao completar oito anos, a Fábrica de Cultura Jaçanã apresenta Memórias fotográficas. O curta-metragem aborda as lembranças durante toda a trajetória do espaço. No dia 27 de março, sábado, às 18h, pelo Facebook, o público pode conferir os registros de fotos e vídeos apresentando parte das atividades realizadas, mudanças, renovação com os novos grafites e alguns depoimentos de frequentadores.

Fábricas de Cultura. Foto Milton Michida

 

SHOW COM BANDA SKINABIRDS
28/3 – domingo – 18h
Faixa etária: livre
Plataforma: Youtube das Fábricas de Cultura
A banda Skinabirds apresenta um repertório repleto de influências do reggae e inspiração no Bob Marley, destacando hits e boas vibrações.

Skinabirds. Foto reprodução Facebook @skinabirds

Memorial da Resistência de São Paulo
Data: sábado, 27 de março
Horário: 15h
Programação: Sábado Resistente. O encontro online, realizado em parceria com o Núcleo Memória, discute o tema Direitos humanos em foco e conta com a participação da Profa. Aida Maria Monteiro Silva, da Universidade Federal de Pernambuco, do ex-ministro de Direitos Humanos Paulo Vannuchi e da coordenadora do Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência Aureli Alves de Alcantara.

Veja aqui

Festival Jazzmin’s
Jazzmin’s, primeira big band formada só por mulheres no Brasil, realiza entre os dias 24 e 27 de março – sempre a partir das 19h – o Festival Jazzmin’s. Com o apoio do Museu da Casa Brasileira, a programação inclui apresentações do grupo, palestras e mesas redondas que buscam conscientizar sobre o papel da mulher na música e aprofundar os debates sobre a desigualdade de gênero nas artes. Veja aqui

SERVIÇO
24 de março, quarta-feira, às 19h
Transmissão: Youtube Jazzmin’s
Apresentação musical & Palestra. Tema: Arte, mulher e periferia.
Com: Bel Santos Meyer25 de março, quinta-feira, às 19h
Transmissão: Youtube Jazzmin’s
Apresentação musical & Mesa redonda. Tema: Mulher e a universidade.
Com: Viviane Louro (PcD – UFPE); Graziela Bortz (UNESP); Eliana Monteiro (USP) e Thais Nicodemo (UNICAMP).
Mediação: Camila Bomfim.26 de março, sexta-feira, às 19h
Transmissão: Youtube Jazzmin’s
Apresentação musical & Mesa redonda. Tema: Mulher e a performance.
Com: Vana Bock; Cássia Carrascoza; Joana Queiroz e Anette Camargo.
Mediação: Paula Valente.

27 de março, sábado, às 19h
Transmissão: Youtube Jazzmin’s
Apresentação musical & Mesa redonda. Tema: Mulheres e composição.
Com: Catarina Domenici; Julia Teles; Patrícia Lopes e Julia Tzumba.
Mediação: Lis de Carvalho.
Acessível em libras.

Jazzmin’s, primeira big band formada só por mulheres no Brasil. Foto: Paulo Popó

Oficina “Que objeto é esse?”
Data: 27/3
Horário: 10h
Link
Exposição virtual: Nossa Casa – Mostra Virtual de Arte e Design: Uma reflexão sobre o habitat na pandemia
Data: Permanente
Link: https://bit.ly/30QTZvD
A mostra apresenta 12 peças audiovisuais feitas por grandes artistas brasileiros e repletas de reflexões e soluções pertinentes à casa em tempos de pandemia e isolamento social.
Encontros virtuais da exposição Urbanismo Ecológico 2020
Data: Permanente
Link: Antecipar – os caminhos dos pés: descobrindo córregos
e ruas, refazendo a cartografia: https://bit.ly/3l9vbrM
Incluir – Arte e laboratório na várzea: https://bit.ly/3cqPi0HVisitas à exposição Casas do Brasil: Conexões Paulistanas
Data: Permanente
Link: Visita em casa: https://bit.ly/2NdJ3F5
Visita orientada virtual: https://bit.ly/3qF1Jej
Museu da Imagem e do Som
#MISEMCASA_Youtube
27.01 | Sábado | 13h, 16h, 19h e 21h30 – ao vivo | Espetáculo Microalucinações Amorosas – Uma peça videoclipe
Em parceria com Caboclas Produções, o #MISemCasa traz quatro sessões gratuitas do espetáculo Microalucinações Amorosas – Uma peça videoclipe. Cinco vozes femininas em diferentes situações convergem as suas histórias para o mesmo caminho: o instante limítrofe da criação.
O público poderá conferir quatro apresentações do espetáculo, sempre ao vivo, no canal do MIS no YouTube: às 13h, 16h, 19h e 21h30.

Micro Alucinações Amorosas

Pequena Grande Vida

28.03 | Domingo | 17h – ao vivo | #Cineciência – Pequena Grande Vida
O #CineCiência aborda, nesta edição, o longa Pequena Grande Vida. A ficção científica de 2017, que traz questões relacionadas ao meio ambiente e às possibilidades da humanidade no planeta, será debatida pelos especialistas Laura Trachtenberg Hauser e Ivan Nisida. A mediação é de José Luiz Goldfarb, curador do programa.

Pequena Grande Vida. Foto divulgação

Notas Contemporâneas | Danilo Caymmi
Data: 31.03.2021 às 20h
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do Museu.

MIS Experience – Exposição Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio | Digital – Últimos dias
Quem ainda não conferiu a versão digital da exposição Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio, do MIS Experience tem até este domingo (28) para aproveitar os ingressos gratuitos.
A visita virtual pode ser acessada a partir do site do MIS: mis-sp.org.br

A Última Ceia: o afresco, feito em uma igreja da cidade italiana de Milão, foi encomendado pelo duque Ludovico Sforza (1452-1508); Parafuso Aéreo: engenhoca de linho, corda e madeira é um dos inventos voadores. Contudo, não pode ser considerada o “avô” da hélice; Da Vinci sessentão: o desenho em giz vermelho é atribuído ao artista italiano, já em sua velhice Grande Exhibitions/Divulgação

Museu da Língua Portuguesa
Programação: A Palavra no Agora: Conversas
Data: 30/03
Horário: 19h
Youtube Museu Língua Portuguesa
O Museu da Língua Portuguesa estreia a série de lives A Palavra no Agora: Conversas, que a cada mês recebe convidados para debater o papel da palavra no mundo, traduzindo e antecipando questões atuais da nossa sociedade, sobretudo neste momento de pandemia. No primeiro episódio, o psicanalista Christian Dunker bate um papo com a diretora técnica da instituição, Marília Bonas.
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Exposição “Via Crucis de Victor Brecheret”
Data: em cartaz
Link: https://youtu.be/ROg7egjMLBg
A exposição “Arte Sacra Através dos Séculos” tem como objetivo favorecer o entendimento da produção artística brasileira, entre os séculos XVI e XX, de forma a criar um percurso expositivo, que enriqueça a experiência na sua leitura sobre a arte sacra.
Exposição Museu de Arte Sacra Visto de Perto
Data: em cartaz
Link: https://bit.ly/2BPi5gO
A exposição imersiva conta com cerca de 50 itens que se relacionam com a cidade de São Paulo e suas transformações urbanas. A exposição também aborda a formação do acervo do MAS, iniciado por Dom Duarte Leopoldo e Silva ainda no ano de 1907.

Museu Arte Sacra. Foto divulgação

Museu do Futebol
Programação: Live Trajetória de mulheres na direção de museus
Data: 29/03
Horário: 19h
Instagram Museu do Futebol

Programação: Seminário proibidas e insurgentes: Os 80 anos da lei que vetou mulheres no esporte – lutas, conquistas e reflexões para o futuro

Data: 30/03
Horário: 17h
Facebook– Inscrições obrigatórias para quem deseja obter certificado de participação (via Sympla).

Museu do Futebol. Foto divulgação

Oficinas Culturais
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Oficina: Escrever peças sem escrever nada
Coordenação: Cia de Teatro Acidental
Data e horário: 1/4 a 22/4 – quintas-feiras – 19h às 21h
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Descrição do Público: artistas, estudantes, pesquisadores e interessados em geral.
Plataforma de exibição: Zoom
Inscrições aqui de 15 até 31/3
Vagas: 30
Nesta oficina, serão experimentados alguns procedimentos dramatúrgicos de colagem e adaptação, empregados cada vez mais na dramaturgia contemporânea e também na Trilogia dos Afetos Políticos, trabalho mais recente da companhia.Paço das Artes
A programação virtual do Paço das Artes, #PaçoEmTodoLugar, dá continuidade às exibições quinzenais de depoimentos de artistas que passaram pela Temporada de Projetos e à divulgação do trabalho de instituições que se dedicam a ações culturais e sociais.
29/03 (segunda) às 18h – IGTV Instagram
Depoimento em vídeo da artista Janaína Tschape sobre sua participação na Temporada de Projetos 2002.
30/03 (terça) às 18h – Instagram
Divulgação do trabalho do Pimp My Carroça, movimento que atua para tirar os catadores de recicláveis da invisibilidade e aumentar sua renda, por meio da arte, tecnologia e participação coletiva.
Pinacoteca de São Paulo
Vídeos sobre a nova apresentação da coleção da Pinacoteca
Data: terça e quinta
Youtube

Base com esculturas do acervo da Pinacoteca

Parceria da Pinacoteca de São Paulo, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Programação: 1922: modernismos em debate
Data: 29 de março
Horário: a partir das 18h
A Semana de Arte Moderna será tema do ciclo de debates 1922: modernismos em debate, que acontece entre março e dezembro de modo online. Os encontros serão realizados uma vez ao mês e terão a participação de 41 convidades.
O primeiro encontro, “Histórias da Semana: o que é preciso rever”, acontece no dia 29 de março, a partir das 18h. O evento será transmitido gratuitamente pelos canais de YouTube e Facebook das três instituições.
São Paulo Companhia de Dança
Data : 26/03 (sexta-feira), às 11h
Podcast Contos do Balé – Ep.#09 A Menina Mal Olhada
Lançamento do nono episódio do podcast voltado ao público infantil que apresenta a história de grandes clássicos do balé. O enredo da vez apresenta os personagens da obra de Jean Dauberval (1742-1806).
Canais da SPCD no YouTube  e no Spotify, além de demais tocadores de áudio online (como Apple Podcasts, Google Podcasts, entre outros)

A menina Mal Olhada

SPCD na Estrada
Data : 31/03 (quarta-feira), às 18h
Lançamento do quarto episódio da websérie que presta homenagem a cidades paulistas visitadas pela Companhia em suas turnês pelo Estado. Desta vez, os bailarinos interpretam trecho de Aparições, criação da coreógrafa brasileira Ana Catarina Vieira, tendo como palco o Teatro Estadual de Araras. A obra traz imagens do Brasil de maneira poética e com muita liberdade criativa.  Transmissão Youtube da Companhia de Dança. 

Ammanda Rosa e Thamiris Prata em SPCD Na Estrada. Foto Rafaela Zavisch

Amanda Sousa

Amanda Sousa é mãe, feminista, tem 30 anos e é formada em Comunicação Social. Natural de São Paulo, atualmente mora em Jundiaí. É apaixonada por música desde que se entende por gente. Vai do punk ao pop, gosta de descobrir sons em todas as vertentes.

× Curta Music Non Stop no Facebook