Guia de cinema: Cinco filmes lançados em 2021 que você não pode deixar para trás
Filmes que podem ter passado batido entre os lançamentos de 2021
Após 12 meses fica um pouco difícil lembrar todos os filmes que foram exibidos ao longo do ano. Por isso deixamos aqui a dica de cinco filmes lançados em 2021 que são imperdíveis.
Deserto Particular
O policial Daniel (Antônio Saboia) cometeu um erro e isso pode custar sua carreira. Diante de conflitos emocionais o homem decide ir atrás de Sara, uma mulher com quem se relaciona virtualmente. De maneira delicada, rompendo com a expectativa de desastres e violência, o baiano Aly Muritiba faz um belo filme sobre amor ao mesmo tempo que aborda a jornada do protagonista por autoconhecimento.
Em cartaz nos cinemas.
Minari: Em Busca da Felicidade
O drama de Lee Isaac Chung é um dos lançamentos de 2021 que ficaram bem lá no início do ano. Entretanto, a quantidade de indicações ao Oscar que o filme recebeu, além do elenco e enredo o fazem ser inesquecível. O diretor nos apresenta a história de uma família coreano-americana que se muda para o Arkansas na tentativa de viverem o sonho americano. O filme mostra as dificuldades enfrentadas por eles em uma cultura diferente, assim como diferenças existentes entre as três gerações familiares.
Disponível no catálogo Prime Video.
Nomadland
Vencedor do Oscar nas categorias Melhor Filme, Direção e Atriz, o filme aborda a vida dos migrantes, sem casa, nos Estados Unidos. Após ser afetada pelo desemprego ocasionado por uma crise econômica, Fern (Frances McDormand) tem sua vida mudada. Posteriormente, seu marido morre e a mulher parte em busca de serviços sazonais que permitam a ela ter uma renda. Dessa maneira, o filme mostra o choque de realidade que existe entre o sonho americano de algumas décadas e a vida de alguns nativos diante do fim dessa utopia.
Disponível no catálogo Telecine.
Matrix Resurrections
Este talvez seja um dos lançamentos mais esperados de 2021, mas também um dos filmes que mais dividiu opiniões. Entretanto, para quem acompanhou o estrondoso lançamento de Matrix, em 1999, ir aos cinemas para ver a sequência tão aguardada é inevitável. Apesar de apresentar inconsistência no desenvolvimento de coadjuvantes e da ausência de grandes sequências de ação, a produção consegue se autoironizar de maneira efetiva. Dessa maneira nos deparamos com um filme divertido que tanto desconstrói a Matrix, quanto reestrutura o universo de acordo com as mudanças da diretora nessas duas decadas que se passaram.
Em cartaz nos cinemas.
Summer of Soul (…ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
Neste documentário o lendário Harlem Cultural Festival, de 1969, é resgatado. O evento foi responsável por valorizar a cultura negra, mas acabou sendo ofuscado pelo Festival de Woodstock. Ainda assim, após 50 anos os registros desse evento são resgatados e sua história contada. Na época o registro não foi transformado em documentário por nao . No palco vemos grandes nomes como Nina Simone, Stevie Wonder, BB King, Gladys Knight & the Pips.
Disponível no catálogo Telecine.