Grupo Lavoura mostra seu nu jazz puxado no molho de brasilidades nesta sexta

Claudia Assef
Por Claudia Assef

Lavoura

Com oito músicos e dois VJs, o Lavoura se apresenta no Sesc Vila Mariana nesta sexta (8), voltando às origens de coletivo de arte e honrando Lavoura Arcaica, romance de Raduan Nassar, de onde emprestou o nome. Ao mesmo tempo, o “eletro” – o primeiro nome do grupo foi Lavoura Eletro – que também representava o viés tecnológico e libertário, se faz presente nas projeções mapeadas e o ambiente imersivo.

No caldeirão de referências, salta aos ouvidos a corrente setentista da música instrumental brasileira, de nomes como Raul de Souza, Eumir Deodato, Moacir Santos, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, João Donato, Dom Um Romão e Azymuth.

“Nosso som parte do groove e da vanguarda, orientados pelo jazz, pela música brasileira e a eletrônica, enquanto visualmente nos apoiamos nos ambientes espaciais, nas figuras geométricas, no feito à mão e no mash-up entre artesanal e digital”, afirma Fernando TRZ, multi-instrumentista e produtor.

Em sua nova encarnação, a fusão dos anos 70 retorna como “phusion”, versão mestiça e multicultural, como fizeram os pioneiros, mas agora usando máquinas e instrumentos que permitam aderir à cultura do remix, ao hip hop e à eletrônica gueto.

O Lavoura é um grupo da nova cena de música instrumental alternativa de São Paulo, de nomes como Thiago França, Bixiga 70, Otis Trio, Nomade Orquestra, Martinez, Marcelo Monteiro,  Mental Abstrato. Uma cena que vem se estabelecendo internacionalmente ao mesmo tempo em que busca se nutrir dos mestres locais. Prova disso foi a recente aproximação do mestre João Donato com o Bixiga, que resultou no precioso Donato Elétrico.

Donato Elétrico – João Donato

No Sesc Vila Mariana, o Lavoura apresenta o show do disco Photosynthesis. Lançado de maneira independente, em 2014, o  quarto álbum do grupo, ganhou destaque em rádios e sites na mídia alternativa de 11 países: Inglaterra, França, Espanha, Rússia, Canadá, Grécia, África do Sul, Japão, Irlanda, República Tcheca e Holanda.

Who the fuck is Lavoura?

Fundado em Bauru, em 2003, e radicado em São Paulo desde 2005, o Lavoura se dedica aos hibridismos entre música eletrônica, jazz e música brasileira. Com uma discografia de quatro álbuns, o grupo iniciou recentemente o processo de composição para o quinto disco, que terá colaborações de músicos, produtores e artistas visuais.

O Lavoura se apresenta no Sesc Vila Mariana com: Paulo Pires (bateria), Caleb Mascarenhas (synths), Fernando TRZ (synths, piano elétrico), Fabiano Alcântara (baixo), Junião (percussão), Marcelo Monteiro (sax, flauta), Thiago Duar (guitarra, baixo synth), Daniel Todeschi (VJ) e Carlos Pedreañez.

Senhores passageir(x)as, acomodem-se em suas poltronas e boa viagem.

SERVIÇO

Lavoura no Sesc Vila Mariana
Ingressos: R$ 6 a R$ 20
Rua Pelotas, 141, São Paulo – SP
Informações: 5080-3000

× Curta Music Non Stop no Facebook