Stevie Wonder recebendo o Grammy Award

Grammy Awards: conheça os maiores vencedores do mais importante prêmio do mundo da música

Por Luisa Pereira

A 64ª edição do Grammy Awards, uma das premiações mais prestigiadas da música ocidental, deveria acontecer no final do mês. Entretanto, com o avanço dos casos de covid-19 aumentando nos Estados Unidos, a cerimônia foi adiada, e não há uma nova previsão para acontecer.

Entretanto, enquanto a data não é divulgada, conheça um pouco mais dos artistas que são recordistas de prêmios entre os 64 anos da premiação do Grammy Awards.

Jay-Z

Com 23 prêmios, Jay-Z é o rapper mais premiado da história do Grammy. Também está empatado com o produtor Quincy Jones como os recordistas em indicações, chegando ao impressionante número de 80 indicações entre as diversas edições do prêmio.

Stevie Wonder

Além do impressionante número de 25 prêmios Grammy em sua estante, o cantor está empatado com outros grandes nomes da música como recordistas na categoria Álbum do Ano. Talvez o prêmio mais cobiçado de cada edição, ao lado de Frank Sinatra, Paul Simon e Taylor Swift, Stevie Wonder ganhou a categoria por três vezes, sendo o único que conseguiu o feito por três álbuns lançados em sequência.

John Williams

Ainda que não seja um nome muito popular, John Williams é o compositor de trilhas sonoras de filmes que mais foi premiado na história. Ele coleciona 25 vitórias, e possui em seu currículo obras como E.T. O Extraterrestre, Jurassic Park – Parque dos Dinossauros, Star Wars e Harry Potter.

Chick Corea

Reconhecido por participar do movimento chamado “jazz fusion”, uma mistura do jazz com rock, funk e R&B, Chick Corea foi um pianista que lançou grandes clássicos para o gênero. Ele ganhou 25 Grammys ao longo de sua carreira, incluindo dois postumamente.

Alison Krauss

Cantora e violinista, ela possui 27 prêmios entre diversas categorias, como country, gospel e bluegrass. Alguns dos prêmios foram por conta de algumas parcerias de sucesso, como a música com Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin.

Quincy Jones

Um dos maiores produtores da história, Quincy Jones venceu 28 Grammys. Ele já produziu artistas como Michael Jackson e Frank Sinatra, tendo recentemente trabalhado com o fenômeno The Weeknd.

Beyoncé

Conhecida como Queen B, Beyoncé bateu o recorde em 2021 ao levar 4 prêmios para casa. No total, ela possui 28 prêmios, estando empatada com Quincy Jones. Apesar deste feito, muitas pessoas consideram um boicote da premiação à cantora o fato de Beyoncé jamais ter levado o troféu de Álbum do Ano.

Com uma carreira de muito sucesso, os fãs já preparam a poupança para acompanhar a próxima turnê da Beyoncé e torcem para que o próximo álbum da cantora seja finalmente reconhecido pela premiação.

× Curta Music Non Stop no Facebook