grammy 2022

O Grammy 2022 está chegando! Conheça 10 curiosidades sobre a maior premiação da música mundial

Por Sergio Borin

Se aqui no Brasil o ano só começa depois do carnaval, na indústria fonográfica a virada acontece durante a maior premiação da Música; o Grammy.

Este ano tem o Grammy 2022. Chegaremos na 64ª edição da maior premiação do mundo musical mainstream. E com isso, fizemos uma lista de 10 curiosidades sobre o evento. 

Paul Weston at Capitol Records, 1940s

1-  O  responsável pelo evento é o Paul Weston, é um dos fundadores da Academia de Gravação (antigamente conhecida como “National Academy of Recording Arts & Sciences (em português, Academia Nacional de Artes e Ciências de Gravação) organização formada diversas por facetas que circulam a música no geral. Paul gostaria de nominar a premiação “Eddie”, em homenagem ao Thomas Edison, inventor do aparelho Fonógrafo (primeiro aparelho de gravação e execução de sons), mas posteriormente, decidiram em homenagear o Gramofone que vai além do nome, é o símbolo dourado entregue aos ganhadores da noite.    

Sir Georg Solti | Start

2- Conhece Georg Solti? Então, é a pessoa que mais levou o troféu para casa, totalizando 31 vitórias. 

Quarentena obrigatória em hotel é exigida a partir de 22 de fevereiro - Portal North News

3- Falando em recordes, traremos aqui a artista que mais apareceu nas listas de indicações: Beyoncé foi indicada 66 vezes! E seguimos contando…

Aqui estão os indicados ao Grammy da Música Eletrônica para 2020 | Wonderland in Rave

4- Não existe ponto sem nó. A estatueta não é feita de ouro, nem de ferro, tão pouco aço. A organização resolveu criar uma receita de metais ferrosos, chamada “grammium”, combinação de zinco e alumínio feita especialmente para a premiação.  

Música: Grammy 2016 - Maxiverso

5- Está certo que o Grammy é uma briga de cachorro grande, mas isso não afeta a idade. Até hoje, a LeAnn Rimes é a artista mais jovem a receber o troféu, ela tinha somente 14 anos quando venceu uma das categorias. Já a Taylor Swift é consagrada a “winner” mais nova (20 anos) ao receber a principal categoria, Álbum do Ano, em 2010. 

Depois da morte do filho de 17 anos, Sinéad O'Connor está hospitalizada - NiT

6- “Ganhei, mas não vou levar!”. Sinead O’Connor foi a única pessoa recusar-se a receber o prêmio.” ‘valores materialistas falsos e destrutivos da indústria da música”, disse a cantora em 2019. 

Meet 2020 Latin GRAMMYs Best New Artist Nominees | Latin GRAMMYs | GRAMMY .com

7- Quem monta a lista de indicados e quais artistas irão levar o prêmio para casa, é uma associação de músicos, compositores, técnicos/engenheiros de som e produtores, formando então o corpo de jurados que muda de tempos em tempos. 

Caetano Veloso | Artist | www.grammy.com

8- Apesar de ser 90% focado na indústria norte americana, nomes como João Gilberto, Roberto Carlos, Sérgio Mendes, Milton Nascimento, Tom Jobim, Gilberto Gil e Caetano Veloso, já foram premiados na versão latina. 

Probabilidades Grammy 2021: Quem tem mais chances de levar um prêmio?

9- Se não existem concorrentes a altura, não terá a categoria na edição. A Academia reserva o direito de não premiar ninguém caso não tenha artistas ou obras “boas o suficiente” para concorrer.

Remembering Ella Fitzgerald at 100 | GRAMMY.com

10- O Grammy só foi televisionado em sua décima terceira edição. Demorou para conquistar o público “leigo”, bem entre aspas. 

 

O Grammy 2022 está momentaneamente adiado por conta da variante, mas nós já começamos a esquentar os motores! 

× Curta Music Non Stop no Facebook