Glass Animals Glass Animals – foto: divulgação

Glass Animals: conheça a banda que entrou para a história da Billboard Hot 100

Luisa Pereira
Por Luisa Pereira

A banda Glass Animals continua fazendo história na Billboard Hot 100, o chart de músicas mais tocadas e reproduzidas dos Estados Unidos. O grupo conquistou a posição Nº 1 das paradas norte-americanas com “Heat Waves” em 7 de março depois de passar por 59 semanas no chart, tornando-se a música que mais demorou a atingir o topo. Na publicação de 14 de março, a música estendeu sua estadia no topo, indo para a segunda semana em primeiro lugar. Conheça mais sobre os feitos da banda no chart.

A banda britânica, ao atingir o topo em 7 de março, desbancou o recorde anterior de Mariah Carey, uma das artistas mais bem sucedidas da parada norte-americana. A cantora, que conta com 19 músicas em Nº 1 em seu currículo, detinha o recorde de música que mais demorou a atingir o topo com seu hit natalino “All I Want For Christmas”, que passou por 35 semanas no chart antes de atingir a posição mais alta.

No ranking publicado em 14 de março, a música “Heat Waves” foi capaz de conquistar sua segunda semana de permanência no topo da Hot 100, um feito também impressionante. A última vez que um grupo britânico ficou mais de uma semana no topo foi com as icônicas Spice Girls, que ficaram 4 semanas em Nº 1 com a famosa “Wannabe”, a partir do ranking de 22 de fevereiro de 1997. Outra banda britânica que foi capaz de atingir o topo das paradas norte-americanas nos últimos anos foi Coldplay, com “Viva la Vida” em junho de 2008 e “My Universe”, em parceria com o BTS, em outubro de 2021, ambas com apenas uma semana em Nº 1.

O grupo Glass Animals é natural de Oxford, na Inglaterra, e está em atividade desde 2010. A banda é do gênero rock-indie e é formada por Dave Bayley (vocais principais, guitarra, teclado), Drew MacFarlane (guitarra, teclado, vocais de apoio), Edmund Irwin-Singer (baixo, teclado, vocais de apoio) e Joe Seaward (bateria, percussão).

A canção “Heat Waves” foi lançada em 29 de junho de 2020 e é escrita e produzida inteiramente por Dave Bayley, como o apoio dos outros integrantes da banda na gravação dos instrumentos e melodia. A música integra a tracklist do terceiro álbum da banda, “Dreamland”, que estreou em 7 de agosto de 2020 e foi bem recebido pela crítica especializada, conquistando a nota 75 no site Metacritic, que reúne 11 avaliações no disco.

A música se tornou uma sensação no aplicativo de vídeos curtos Tik Tok, foi incluída na trilha sonora do jogo FIFA 21 e é considerada um “sleeper hit”, expressão utilizada para definir um trabalho que ficou famoso após algum tempo de seu lançamento oficial. Hoje, o sucesso da música é estrondoso, podendo ser ouvida em diversos lugares, como nas rádios, fazendo trabalhos do curso de odontologia e nas plataformas de streaming.