Queen 1989 O quarteto em trabalho de divulgação de The Miracle

Freddie Mercury vive: Queen relança “The Miracle” com 6 faixas inéditas

Claudio Dirani
Por Claudio Dirani

Box com 5 CDs, 1 DVD e 1 LP recheados com raridades chega às lojas em 18 de novembro. Confira aqui a bela “Face It Alone”

Meados de abril, 1987. Freddie Mercury descobre que é HIV positivo. Sem perspectiva de sobreviver aos efeitos letais da AIDS, o vocalista do Queen decide manter o diagnóstico em segredo, compartilhando o sofrimento apenas em um círculo fechado de amigos. Já, à mídia, ainda a anos-luz do Twitter, Mercury afirma que o teste havia sido negativo.

Meses depois, naquele mesmo ano, Mercury (vocal, piano), Brian May (vocal, guitarras), Roger Taylor (vocal, bateria) e John Deacon (baixo) decidem retomar as atividades e gerar o álbum que viria a ser The Miracle, mas que só estaria nas velhas prateleiras das lojas de discos de um planeta ainda off-line em maio de 1989.

Mais de três décadas após a chegada de seu 13º disco de inéditas, os remanescentes do Queen se reuniram para revelar uma incrível coleção de artefatos que fizeram parte da gestão do trabalho produzido em conjunto com David Richards nas dependências dos estúdios londrinos Olympic e Townhouse.

As joias da coroa de Queen – The Miracle: Expanded Collector’s Edition (previsto para 18 de novembro) são, indiscutivelmente, seis músicas desconhecidas do grande público: “You Know You Belong To Me”, “When Love Breaks Up”, “I Guess We’re Falling Out (Demo)”, “Dog With A Bone, “Water (Demo)” e o inédito single “Face It Alone”, já disponível em todas as plataformas de streaming

Freddie Mercury: da última turnê até The Miracle

A ideia de gravar o sucessor de A Kind Of Magic surgiu quatro meses após o final da turnê europeia, em 9 de agosto de 1986, em Knebworth, na apresentação que ficaria marcada como a última de Freddie Mercury como líder do Queen.

Já as sessões do planejado LP começaram para valer em janeiro de 1988, no Townhouse Studio, em Londres, terminando somente em janeiro de 1989.

Vale a nota de alerta. Embora o Queen fosse tradicionalmente meticuloso, as gravações se arrastaram por mais de um ano, em virtude dos altos e baixos da saúde de Mercury.

Apesar do sigilo mantido sobre a doença (a ex-namorada Mary Austin era uma de suas raras confidentes), as pistas de que Freddie Mercury não estava em seu estado normal ficaram mais evidentes nos videoclipes de “I Want It All”, “Breatkthru” e “Invisible Man”, além de algumas letras do álbum, incluindo “Was It All Worth It” (sem interrogação, mas escrito em tom de questionamento):

 

“O que me resta fazer nesta vida? Eu consegui o que tinha planejado? Sou um homem feliz, ou isso é areia movediça? Tudo valeu a pena”

Freddie Mercury, Was It All Worth It

 (…)

Para tentar vingar a premissa da melancólica letra composta pelo amigo, May, Taylor e Deacon optaram por preparar o penúltimo disco ao lado de Mercury como um pacto de união – algo que ficaria explícito visualmente, na capa de The Miracle.

Projetada por Richard Gray, a arte traz imagens dos quatro integrantes do Queen como se fossem apenas um ser.

“A capa representa como o grupo se uniu na época”, relembra Brian May. “Nós tínhamos ainda que lidar com a saúde de Freddie se deteriorando, e por isso trabalhamos para dar todo apoio a ele”, conta. Para reforçar o espírito colaborativo, The Miracle se tornou o primeiro álbum da discografia do Queen a não dividir os créditos de compositor das faixas.

 “Face It Alone”: a joia perdida de Mercury

Quem adquirir a versão mais completa de The Miracle Collector’s Edition, terá em mãos 5 CDs, 1 DVD e 1 LP contendo sobras de estúdios, músicas inéditas, remixes, lados B e versões instrumentais das 10 faixas originais. Um livro com 76 páginas recheado com fotos raras fecha o pacote.

Já o vinil incluído no box se destaca por revelar o conceito original do álbum concebido pelo Queen, contendo a primeira encarnação de “Too Much Love Will Kill You” (também disponível em Made In Heaven – 1995).

Incluída no CD 2 de The Miracle Sessions entre as seis inéditas, “Face It Alone” foi disponibilizada em 13 de outubro em todas as plataformas digitais como a “primeira canção do Queen com os vocais de Freddie Mercury desde o EP Queen Forever (2014)”.

“Tínhamos alguns trechos incompletos e algumas faixas quase prontas – e tudo aconteceu de bem forma natural”, explica Brian May, destacando o trabalho de curadoria do material produzido entre 1988 e 1989.

“Face It Alone é uma dessas pequenas joias de Freddie que resgatamos – e que havíamos simplesmente esquecido”, completou Roger Taylor.

Ao revelar ao mundo “Face It Alone”, o Queen pode não ter consolado os fãs que ainda vivem o luto da morte de Freddie Mercury, ocorrida pouco mais de um ano após The Miracle, em 24 de novembro de 1991. Ainda assim, os tocantes versos da música ajudam a compreender melhor o sofrimento do artista, que viveu intensamente seus 45 anos.

“A vida é só sua/você está no controle de si mesmo/ é o senhor de seu lar/bem lá no fim você terá de encarar tudo sozinho”

Conteúdo completo de Queen – The Miracle: Expanded Collector’s Edition

CD 1: Party

Khashoggi’s Ship

The Miracle

I Want It All

The Invisible Man

Breakthru

Rain Must Fall

Scandal

My Baby Does Me

Was It All Worth It

CD 2: The Miracle Sessions

Party (Original Take)

Khashoggi’s Ship (Original Take)

The Miracle (Original Take With John’s Ending)

I Want It All (Original Take)

The Invisible Man (Early Version With Guide Vocal)

When Love Breaks Up (Demo)

Breakthru (Real Drums And Bass)

Rain Must Fall (Demo)

Scandal (Original Rough Mix)

My Baby Loves Me

Was It All Worth It (Original Take)

You Know You Belong To Me

I Guess We’re Falling Out (Demo)

Dog With A Bone

Water (Demo)

Face It Alone

CD 3: Alternative Miracle

I Want It All (Single Version)

Hang On In There [B-Side]

Breakthru (12” Version)

Stealin’ [B-Side]

The Invisible Man (12” Version)

Hijack My Heart [B-Side]

Scandal (12” Version)

My Life Has Been Saved [B-Side]

Stone Cold Crazy (Live At The Rainbow, London ’74) [B-Side]

My Melancholy Blues (Live At Houston, Texas ’77) [B-Side]

Chinese Torture [Instrumental]

CD 4: Miracu-mentals

Party (Instrumental)

Khashoggi’s Ship (Backing Track)

The Miracle (Backing Track)

I Want It All (Backing Track)

The Invisible Man (Backing Track)

Breakthru (Backing Track)

Rain Must Fall (Backing Track)

Scandal (Backing Track)

My Baby Does Me (Backing Track)

Was It All Worth It (Backing Track)

CD 5: The Miracle Interviews

Queen For An Hour (Trailer)

Queen For An Hour (Roger, John, Freddie & Brian with Mike Read)

Queen For An Hour (Trailer Out-takes)

Rockline (Brian & Roger with Bob Coburn)

Blu-ray / DVD: The Miracle Promo Videos

I Want It All (Promo Video)

Breakthru (Promo Video)

The Invisible Man (Promo Video)

Scandal (Promo Video)

The Miracle (Promo Video)

Was It All Worth It (Promo Video)

The Making Of The Miracle Videos (Compiled by Rudi Dolezal, this feature contains behind the scenes footage of I Want It All, Scandal, The Miracle and Breakthru videos)

The Miracle Interviews (Interviews with Roger, Brian and John on the set of the Breakthru film shoot in June 1989, by Gavin Taylor. John has given no further interviews since that day)

The Making Of The Miracle Album Cover (Filmed in 1989, Queen’s graphic designer Richard Gray talks about and demonstrates how he made the ground-breaking The Miracle album cover)

LP: Long Lost Original LP Cut

 

 

 

 

 

Claudio Dirani

Claudio D.Dirani é jornalista com mais de 25 anos de palcos e autor de MASTERS: Paul McCartney em discos e canções e Na Rota da BR-U2.

× Curta Music Non Stop no Facebook