Coletêna de 20 anos de carreira do Four Tet é a prova de que ele é um artistas mais criativos do nosso tempo
Parece que foi ontem que eu estava no escritório do finado Rraurl.com e a Gaía Passarelli, então editora do site, me mostrou um disco novo que havia acabado de chegar por lá chamado Rounds, de um cara chamado Four Tet. Acho que isso foi por volta de 2004, e desde então venho acompanhando de perto a carreira de Kieran Hebden, o homem por trás do projeto.
Dos álbuns que lançou desde 1999 até Pink, de 2014, Four Tet não se limitou a um gênero específico; a pegada do cara é circular por onde ele se sente confortável, e esse conforto se nota tanto no downtempo quanto na house, no minimal ou no dubstep, nas composições mais orgânicas ou mais sintéticas. Em qualquer um desses caminhos suas produções são irretocáveis.
Para provar por A + B o que afirmei acima, em junho último Hebden tirou da cartola e disponibilizou para audição e download gratuito em sua página no Bandcamp a coletânea Randoms, onde ele pesca pequenas preciosidades criadas por ele no decorrer dos últimos 20 anos. São 9 faixas nunca lançadas em um disco oficial; cada uma delas veio ao mundo em diversas compilações. Se liga:
Baixe Randoms, do Four Tet
Cada uma das canções tem sua própria essência, mas nenhuma soa datada. Field, sétima do disco, foi a primeira produção de Four Tet (de 1996) e saiu na coletânea Leaf Records Invisible Soundtrack. Já Moma, que abre a compilação, foi lançada no álbum We Are the Works in Progress, uma compilação organizada pela banda Blonde Redhead para levantar fundos em prol das vítimas do tsunami que atingiu o Japão em 2011 (aliás uma senhora compilação, com The Knife, Broadcast, Deerhunter, Pantha du Prince, Interpol e mais um monte de gente bacana).
A faixa mais recente de Randoms é Gillie Amma I Love You, composta especialmente para um projeto de caridade chamado BOATS, de 2013, e a minha preferida, For These Times, saiu na coletânea Think And Change da Non Plus Records. Ah, fechando o pacote tem uma versão surpreendente de Castles Made of Sand do mestre Jimi Hendrix, só pra mostrar que realmente Kieran não tem amarras musicais.
No press release do disco, Four Tet incentivou os ouvintes a irem à procura das informações sobre cada uma das músicas presentes nele. A gente já adiantou uma ou outra coisinha aqui pra você, mas em caso de curiosidade aguda corre lá no seu buscador favorito e ponha mãos à obra enquanto ouve Randoms.