Florencia Saravia-Akamine foto: divulgação

Florencia Saravia-Akamine, uma das poucas (e boas) engenheiras de som do país, responsável por grandes shows

Carola González
Por Carola González

Conheça Florencia Saravia-Akamine, uma das poucas engenheiras de som do país, que está por trás dos monitores de shows de Gal Costa, Chico César, Luiza Possi, Filipe Catto

Nesta edição do Diálogos Profanos Non Stop – podcast que semanalmente traz uma mulher ou dissidência da música independente para falar de sua carreira -, conversamos com a engenheira de som Florencia Saravia-Akamine. Se você foi a algum show de Gal Costa, Chico César, Luiza Possi, Filipe Catto, conheceu o trabalho impecável desta carioca, que há 27 anos está na área. Ouça aqui.

Florencia começou sua carreira no Rio de Janeiro, passou por estúdios como o Discover Digital, Nas Nuvens, AR, Mega, Cia. dos Técnicos, Impressão Digital, EG, Verde, Casa 3, dentre outros. Foi uma das pioneiras em edição digital no Brasil, ministrando aulas de ProTools e Gravação no IATEC, no Curso de Produção Fonográfica da Rio Música e na graduação em Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá – aliás seus cursos dão descontos especiais a mulheres, com o intuito de que novos nomes femininos surjam no meio. Além de ter uma série de artigos publicados na imprensa nacional e internacional especializada. E ser professora.

Na conversa que tive com ela aprendi muito. Como sonoplasta e produtora musical compartilho com ela várias questões sobre ser mulher nesse ramo que é tão masculino. Fico feliz em saber que atualmente existem mulheres incríveis com muita sabedoria no assunto. Muitos técnicos são técnicos pelo simples fato de serem homens. Florencia inova na área, mostra possibilidades, se atualiza e se reinventa, principalmente agora que temos que nos atualizar tecnologicamente para produzir arte. É tudo sempre um novo desafio, o Brasil precário, a pandemia, a web transmissão, a misoginia.

Conversando com ela falamos sobre como a qualidade do áudio digital vai se alterando, sempre criando polêmicas. Não vivemos mais em silêncio. Os ruídos externos, os diversos aparelhos eletrônicos…os desafios de produzir música atualmente. A web transmissão veio para ficar. Agora precisamos criar condições para nos adaptarmos definitivamente. Florencia tem muito a nos mostrar e está sempre à frente.

Florencia é parte da nossa história. Ouçam o que ela tem a dizer que é muito inspirador!

* Diálogos Profanos é um podcast semanal apresentado pela produtora musical Jo Mistinguett e produzido pela jornalista Carola González

× Curta Music Non Stop no Facebook