Boogarins

Final de semana com shows, DJS, festivais, festa literária e exposição. Tudo isso no Super Guia Music Non Stop

Por Amanda Sousa

Está no ar mais uma edição do seu guia de atrações completo e alternativo. Este findi tá cheio de coisa boa, se prepara e anota tudo. Vai rolar #ViradaSP com Beto Barbosa, Paulinho Moska e Luedji Luna; Inhotim em Cena com Agnes Nunes; Showlivre apresenta Antínoo; Festa literária da Penha; Exposição do Rio Araguaia em Santo Amaro e DJS agitam o Caos Club, em Campinas. Enjoy, people!

O super guia do final de semana traz tudo o que você precisa saber para se divertir “à vera”!!

Selo IGUAL

O WME (Women’s Music Event) lançou na última quarta-feira, o Selo IGUAL, que convida festivais, festas, clubs e casas de shows a ter pelo menos metade de seu staff (entre artístico e produção) composto por mulheres, pessoas não-binárias ou trans. O lançamento oficial do selo acontecerá na Heavy House, em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, quando a casa será tomada por um elenco estrelado de mulheres em sua cabine e também nas projeções. O evento, aberto ao público, seguirá todas as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo obrigatório o uso de máscaras e apresentação de comprovante de vacinação.

O selo IGUAL já começa com grandes parceiros da cena musical como Heavy House, Se Rasgum, Coquetel Molotov, Bananada, Sim São Paulo, Sarará Balaclava. A iniciativa é inspirada na organização Keychange, um selo global que trabalha com a certificação de eventos musicais em 12 países e é responsável por importantes dados, como a porcentagem de mulheres no chart top 100 da Billboard (no qual apenas 20% são mulheres) e que os homens representam 95% da força de trabalho nas maiores orquestras do mundo.

Serviço
Lançamento Selo Igual – WME na Heavy House
Data: 20 a 22 de outubro
Local: Heavy House – Rua Benjamin Egas 297, Pinheiros
Horário: 18h à 01h
Valor da entrada: a partir de R$ 30*
*Entrada somente com nome na lista e apresentação de certificado de vacinação nos aplicativos ConecteSUS Poupatempo .

Criado por Claudia Assef e Monique Dardenne, o selo tem o intuito de aumentar o protagonismo da mulher na música. Foto Vtao Takayama

ViradaSP

A #ViradaSP Online21, maratona de música, artes cênicas e cultura urbana, deste sábado, 16 de outubro, terá shows especiais de Beto Barbosa, do cantor e compositor Paulinho Moska e da cantora Luedji Luna. Outro destaque é o quadro especial Rolando Prosa, capitaneado por Rolando Boldrin. Já consagrada no calendário cultural, a #ViradaSP Online 2021 é transmitida, gratuitamente durante 12 horas seguidas, tanto pela plataforma #CulturaEmCasa como pelo seu aplicativo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play para Iphone e Android.

Serviço
#ViradaSP Online – Ilha Solteira
16 de outubro de 2021
12h Início da transmissão
12h10 Sarau dos Amigos
13h20 Orquestra Jovem de Ilha Solteira
14h30 Luedji Luna
15h30 Tatiane Tobal, professora de yoga e meditacao – parte 1
15h50 A ida ao teatro, com Cia Melissa e Paulo Teatro
16h30 Tavinho Limma & Raiz de Dois – Apresentação: Raízes Musicais!
17h25 Mostra audiovisual Ilha em Frames
17h30 Cultura em Casa Ilha Solteira
19h Paulinho Moska
20h Banda Alcateia
20h55 Rolando Prosa, com Rolando Boldrin
21h10 Tatiane Tobal, professora de yoga e meditação – parte 2
21h30 Beto Barbosa
22h40 Toadas e afins: música de todos os cantos, com Orquestra Popular Caipira Urubupungá de Ilha Solteira

23h40 Amar e mudar as coisas… Brunão (Bruno Rodrigo) canta Belchior

Plataforma
https://www.culturaemcasa.com.br
Homem canta com violão

Moska Voz e Violão. Foto divulgação

Ibira

O Planetário Ibirapuera, em parceria com a Warner Music Brasil, recebe, a partir de amanhã (15 de outubro) a audição de Audição Espacial: ‘Music of the Spheres’, elaborado a partir do novo e nono álbum do Coldplay. As sessões audiovisuais imersivas ocorrerão nos dias 15 e 16 de outubro, às 19h, e 17 de outubro, às 17h, e são gratuitas, mediante agendamento via site: https://www.ibirapueraparque.com.br/. O espetáculo será em projeção full dome, tecnologia imersiva de apresentação de vídeo, com exibição dinâmica que cria um sistema planetário imaginado pela banda por toda a cúpula. Assim, os fãs poderão contemplar a jornada cósmica que embala as 12 faixas do nono álbum do Coldplay.
Serviço
Horário: de sexta-feira (15/10) e sábado (16/10), às 19h e domingo (17/10), às 17h.
Endereço: Acesso pela Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10 – Ibirapuera
Entrada: Gratuita, mediante agendamento via https://www.ibirapueraparque.com.br/. É necessário chegar com antecedência de 30 minutos. Não é permitida a entrada após a abertura da sessão.

Noite no Planetário no Parque Ibirapuera, em São Paulo | Divulgação: Urbia Parques

Bossinha Legal

O músico e compositor carioca Roberto Menescal acaba de lançar seu primeiro projeto dirigido às crianças, “Bossinha Legal” (Deck). Foi uma ideia da cantora e atriz Georgeana Bonow, sua nora.  No próximo sábado (16), vai ao ar o especial que eles gravaram para comemorar esse lançamento e homenagear as crianças. A atração conta com convidados especiais: os cantores mirins Renan Alves, Majú Menescal, Sofia Gilberto e a já estrela Analu Sampaio.
No repertório, músicas do álbum como “Bossinha Legal” (Georgeana Bonow/ Roberto Menescal), “O Barquinho” (Ronaldo Bôscoli/ Roberto Menescal), “Vovô e Vovó” (Georgeana Bonow/ Roberto Menescal), “O Leãozinho” (Caetano Veloso), “O Pato” (Neuza Teixeira/ Jayme Silva) e “O Calhambeque” (John Loudermilk/ Gwen Loudermilk/ versão de Erasmo Carlos).
 
Serviço
Especial – “Bossinha Legal”
Data: 16 de outubro (sábado)
Horário: 16h
Ambiente de transmissão: https://www.youtube.com/c/robertomenescaloficial / https://www.youtube.com/c/tiagemusical

Inhotim em Cena

O Inhotim em Cena, projeto do Instituto Inhotim que propõe a intersecção entre a música com as artes visuais e a arquitetura, estreia em 23 de outubro uma apresentação da cantora e compositora Agnes Nunes no Instagram e no canal do museu no YouTube. A programação conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Nome revelação da música brasileira, Agnes transita entre gêneros musicais como a MPB, r&b e o blues e, para o repertório do evento, ela apresenta sua nova música, Última dança, canção em que mescla blues e MPB, e canta sobre deslocamentos e a melancólica dor da partida. O show ainda traz músicas como Cabelo Bagunçado e Lisboa, ambas de sua autoria, Cida, composta em parceria com Xamã, e um cover de Paciência, do cantor Lenine.

Serviço
Inhotim em Cena com Agnes Nunes
Sábado, 23 de outubro, às 11h
Transmissão: no   site   e mídias sociais do Inhotim – Instagram (@ inhotim) , Facebook (/inhotim) e no canal do instituto no YouTube (/InstitutoInhotim).

Mulher vestido azul cantando

A cantora Agnes Nunes em show no Inhotim em Cena | foto: Brendon Campos

Showlivre

Antínoo é um cantor e compositor goiano radicado em São Paulo, que lançou seu álbum de estreia, O Sol Nasceu Pra Todos, em setembro de 2020. No dia 19 de outubro de 2021, às 20h, ele lança as canções dessa obra na plataforma Showlivre através de uma apresentação gravada e disco ao vivo. No repertório, as músicas ganharam uma nova roupagem especialmente para o evento. Sua banda é composta inteiramente por mulheres e muitas delas já têm bagagem e projeção, como é o caso de Marja Lenski, percussionista dos Caramelows, e Caro Pisco e Naíra Debértolis, respectivamente baterista e baixista da Mulamba.

Data: 19 de outubro de 2021
Local: Showlivre
Horário: 20h
Link: https://youtu.be/72MkcvIF_K8

Homem cantando

Antínoo. Foto: Showlivre

Ritu.1/ Penetra!

Nos dias 23 e 24 de outubro, a Coletiva Profanas leva ao Centro Cultural São Paulo, Ritu.1/ Penetra! Trata-se da primeira ação performativa da série de rituais de trans-i-[ação] que a atriz, diretora, dramaturga e doutoranda da USP Manfrin vem elaborando em paralelo ao seu processo de transição hormonal.  A convite do CCSP Manfrin traz nessa retomada das atividades culturais desse importante espaço para a Arte Contemporânea, uma exploração sobre o Tempo em seu processo de transição hormonal através de uma performance de longa duração extremamente visceral.

Acompanhe

Sábado, 23/10 – das 16h às 22h
Domingo, 24/10 – dás  15h às 21h
www.coletivaprofanas.com
Linktr.ee . Instagram . Fan Page . Flickr
Grátis

Foto: Julio Aracack

FLIPENHA

A Festa Literária da Penha – FLIPENHA – chega à quarta edição com uma programação totalmente gratuita para amantes dos livros e mescla atividades presenciais com online. Como é tradição, o evento homenageia uma personalidade literária e, neste ano, é a vez da escritora e compositora Carolina Maria de Jesus. A abertura do evento acontece no dia 19 de outubro no Centro Cultural Penha, a partir das 19h30.

A Festa segue até o dia 23 com mesas de debate sobre temas como preconceito linguístico e o protagonismo feminino na literatura, além de peças teatrais, contação de histórias, bate-papo com escritores, saraus, uma oficina de escrita criativa e, é claro, uma feira de livros, que será montada no Largo do Rosário no dia do encerramento.

A programação presencial acontece de 19 a 23 de outubro no Centro Cultural da Penha (CCP), CEU Tiquatira, SENAC Penha e Largo do Rosário. As exposições no CCP, no entanto, ficarão disponíveis para visitação em período estendido, do dia 19 até o dia 30. Os visitantes podem acessá-las de terça a domingo, das 10h às 18h. Já a programação online será veiculada pelo canal do YouTube – FLIPENHA. A Festa também conta com perfis no Facebook – facebook.com/flipenha – e Instagram – @flipenha2021 – nos quais a programação será disponibilizada diariamente.

Confira a programação completa: https://issuu.com/flipenha/docs/programa_o_pdf

Flipenha. Imagem divulgação @facebook.com/Flipenha

Teatro

O conto O Bebê de Tarlatana Rosa, de João do Rio, é a linha condutora do espetáculo homônimo da Rainha Kong, que tem estreia marcada para 22 de outubro, no Teatro Arthur Azevedo. A temporada, que vai até 14/11, acontecerá online e sem plateia e percorrerá outros três palcos da cidade: Teatro Alfredo Mesquita, Teatro Cacilda Becker e Teatro João Caetano, todos pertencentes ao aparelho público da cultura de São Paulo. A Casa 1, centro de cultura e acolhida LGBT+, também receberá espetáculos, no final da temporada. As apresentações integram o projeto As Histórias Vistas de Baixo, que foi contemplado pela 36ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Temporada de O Bebê de Tarlatana Rosa
De 22 de outubro a 14 de novembro
Serão realizadas transmissões através dos canais de cada teatro. Para acessar os links, CLIQUE AQUI .
Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h
Gratuito – online
Duração: 50 minutos

Os espetáculos serão transmitidos diretamente dos canais dos teatros:

TEATRO ARTHUR AZEVEDO
DATAS: 22, 23 e 24 de Outubro de 2021
TEATRO ALFREDO MESQUITA

DATAS: 29, 30 e 31 de Outubro de 2021

TEATRO CACILDA BECKER
DATAS: 05, 06 e 07 de Novembro de 2021
CASA 1
DATAS: 19, 20 e 21 de Novembro de 2021
O Bebê de Tarlatana Rosa.

O Bebê de Tarlatana Rosa. Foto: Karen Mezza

Exposição

Na intenção de conhecer sua ancestralidade, se reconectar com suas raízes e aumentar seu repertório artístico sobre contos e lendas, o escritor, ator e diretor João Luiz do Couto, em 2014, se aventurou por uma jornada de quatro meses ao longo do rio Araguaia, Durante toda essa viagem, registrando os lugares por onde passavam, foi acompanhado pela fotógrafa Sheila Signário. Anos depois, já em 2021, o projeto se transformou em um documentário intitulado Narradores do Araguaia – Lendas, editado por Jessica Ayara, um livro de fotografias e também exposição Araguaia, O rio e sua gente. Araguaia, O rio e sua gente ficará em cartaz no Centro Cultural Santo Amaro até o dia 22 de novembro.

Serviço
Exposição “Araguaia, O rio e sua gente” no Centro Cultural Santo Amaro
De 22/10 a 22/11
De terça a domingo das 10h às 17h.
Entrada Gratuita
Endereço: Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, São Paulo – SP

Abertura
Abertura da exposição no dia 22/10, às 20h
+ Exibição do documentário
+ Lançamento do livro
+ Show da Cantora Jhane Assumpção
+ Presença e falas de João Luiz do Couto (idealizador do projeto e diretor do doc); Sheila Signário (fotógrafa e responsável pelas imagens do doc, expo e livro) e Jessica Ayara (editora do doc).

Um dos cliques expostos no: ‘Araguaia, O rio e sua gente’

Caos Vai Ao Bar

Amantes da house music, preparem-se. O Caos Club, de Campinas, traz neste sábado, 16 de outubro, os DJs Leo Janeiro, Ney Faustini, Lycra Preta e Érica. Vai ser aula de música, técnica, e vibe. Os ingressos custam a partir de R$20.

Serviço

Caos Vai ao Bar
Caos Club (R. Luís Otávio, 2995 – Parque Taquaral, Campinas – SP)
Sábado 16 outubro 2021
16h
Ingressos aqui
Reservas on-line: https://linktr.ee/caoscampinas

espaço com mesas e cadeiras

Caos Club. Foto @facebook.com/ocaos019. Imagem antes da pandemia

Orquestra rock

A Orquestra Rock e Dinho Ouro Preto voltam a pisar em um palco no dia 31 de outubro, no Tom Brasil. O espetáculo – que encantou o público no interior do estado de São Paulo em 2019 – chega à capital pela primeira vez.

O tão aguardado retorno ainda vem com cunho social. Toda a renda obtida com a venda de ingressos será revertida para as instituições ECOA, Grendacc e Sítio Agar. Os ingressos já estão disponíveis no site: www.eventim.com.br

Serviço

Orquestra Rock e Dinho Ouro Preto
Quando: 31/10/2021
Local: Tom Brasil – R. Bragança Paulista, 1281, São Paulo-SP
Horário: 20h (abertura dos portões 18h)
Ingressos: a partir de R$ 40,00 (Lote promocional limitado)
https://www.grupotombrasil.com.br/
Mais informações: www.articular.art.br ou no telefone (19) 3305-3770

 

Orquestra Rock + Dinho Ouro Preto. Foto: Andrea de Lima

Mostra de cinema

Com esse lema: Inspirar para Respirar o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual chega à sua terceira edição. A mostra, que se dedica ao estímulo à diversidade e ao protagonismo feminino no cinema, traz 35 filmes, todos produzidos majoritariamente por elas. O evento tem formato online e pode ser conferido gratuitamente entre os dias 6 e 17 de outubro. Os títulos são exibidos em parceria com as plataformas VideocampMUBITelecine Play e Hysteria.

O festival fomenta debates sobre os temas abordados nas telas. Para isso, além da exibição dos títulos, a programação inclui masterclasses, debates e estudos de casos. Essas atividades ficam disponíveis aqui no Youtube, e algumas delas têm tradução em LIBRAS.

Você vai ter a chance de assistir a Ana. Sem Título (2020), o trabalho mais recente de Murat. Na trama, atriz Stela decide fazer um trabalho sobre as cartas trocadas entre artistas plásticas latino-americanas nos anos 70 e 80.

Festival MADA 2022

Semanas após anunciar Linn da Quebrada no line up da vigésima segunda edição, que foi adiada para 2022 e acontece nos dias 23 e 24 de setembro, o Festival MADA revela também Boogarins e BaianaSystem. A banda goiana, conhecida por levar o nome do Brasil para os quatro cantos do mundo, fará a sua estreia no evento, enquanto o BaianaSystem sobe ao palco do MADA pela quarta vez e promete realizar mais uma apresentação memorável. Os ingressos já estão disponíveis aqui. Além destes, marcam presença no line up Djonga, Gloria Groove, Terno Rei, Letrux, Afrocidade e Emicida.

Serviço
Festival MADA – 24 anos

Local | Estádio Arena das Dunas – Lagoa Nova, Natal – RN
Data | 23 e 24 de setembro de 2022
Horário |  a partir das 18h
Ingressos  | aqui

Boogarins

Boogarins. Foto Ann Alva Wieding

Amanda Sousa

Amanda Sousa é mãe, feminista, tem 30 anos e é formada em Comunicação Social. Natural de São Paulo, atualmente mora em Jundiaí. É apaixonada por música desde que se entende por gente. Vai do punk ao pop, gosta de descobrir sons em todas as vertentes.

× Curta Music Non Stop no Facebook