Ensaio documental sobre a vida de Clarice Lispector será exibido na feira literária de Paraty, a FLIP, e estreia nos cinemas a partir do dia 8 de dezembro
Clarice Lispector, ícone da inquietude na literatura brasileira, finalmente ganha documentário. O ensaio documental A Descoberta do Mundo, mesmo nome de um dos livros mais importantes na carreira de Linspector, ganha pré-estreia na feira literária de Paraty, a FLIP. A partir de dezembro, será exibido nos cinemas.
O filme mergulha na intimidade da escritora, abordando aspectos pouco explorados da sua personalidade e da sua história, contada a partir de duas narrativas cinematográficas que deslizam de forma paralela: a narrativa das imagens e a do texto.
A primeira nos prepara para o impacto da segunda, quando os depoimentos, documentos e frases que ganham mobilidade rítmica para entrar em outra estrutura hierárquica, que é uma mistura das duas.
O filme dá a impressão de descobrir, junto com quem assiste, as frestas da personalidade de uma mulher enigmática, que escreveu sobre temas complexos de uma forma extremamente clara — e profunda. Some-se a isso a rica documentação levantada e a riqueza plural das imagens coletadas, e temos a construção de uma realidade espontânea.
Clarice é uma personagem que oferece mil possibilidades de decifração, todas verossímeis. Taciana Oliveira opta por sequências marcadas pelo feminino, no que ele guarda de delicadeza e força e oferece aos espectadores uma descoberta interior do mundo da escritora: a narrativa da menina refugiada, paixões e desilusões, tragédias que marcaram o corpo.
Flip — Festa Literária Internacional de Paraty
Cinema da Praça (Rua Marechal Deodoro, 3 — Centro Histórico de Paraty)
sexta-feira, 25 de novembro, às 17h: exibição do filme + conversa com Taciana Oliveira e Teresa Montero após a sessão
domingo, 27 de novembro, às 17h: exibição do filme
Aguarde updates com a programação de A Descoberta do Mundo nos cinemas, a partir de 8 de dezembro