Festival Lanterna Mágica de Cinema Foto: Divulgação

Festival gratuito em SC mergulha na produção feminina do cinema brasileiro

Yasmine Evaristo
Por Yasmine Evaristo

3º Festival Lanterna Mágica de Cinema celebra a produção audiovisual feminina com filmes, oficinas e atividades culturais em Florianópolis

O Festival Lanterna Mágica de Cinema está de volta para iluminar Florianópolis com a força do cinema feminino. Realizado entre os dias 12 e 15 de dezembro na charmosa Freguesia do Ribeirão da Ilha, o evento celebra a diversidade e a criatividade das mulheres cineastas, oferecendo uma programação rica e emocionante para todos os públicos, com filmes de diferentes gêneros, oficinas e atividades culturais.

Programação diversificada, homenagens e parcerias

A programação do festival é repleta de atrações para todos os gostos. Além da mostra de filmes, que inclui curtas e longas-metragens de diversas partes do país, o público poderá participar de oficinas de stop motion, rodas de conversa com cineastas e pesquisadoras e exposições de arte.

“Estamos muito felizes de contar com apoios tão importantes nesta edição, além de presenças ilustres como a da crítica de cinema Yasmine Evaristo, Minom Pinho, diretora-geral do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM), que prestou consultoria, e Cris Siqueira, criadora de conteúdo sobre entretenimento e cultura pop desde 2011, que integra a nossa equipe”, diz a diretora criativa Fernanda Ozório ao Music Non Stop.

Uma das grandes novidades desta edição é a parceria inédita com o Telecine. O canal, reconhecido por seu compromisso com a valorização do cinema brasileiro, se identificou com a proposta do Festival Lanterna Mágica. Além disso, também acontecerão duas oficinas promovidas pela pesquisadora e professora de Cinema Ally Collaço, bem como a Homenagem Kika de Cinema para duas referências do audiovisual brasileiro: Carla Camurati, diretora fundamental na retomada do cinema nacional na década de 1990, e Maria Emília de Azevedo, cineasta catarinense. 

Festival Lanterna Mágica de Cinema

Foto: Divulgação

“Um dos destaques da programação de 2024 está já na abertura do Lanterna com a MOSTRA SC, uma noite com curadoria especialmente dedicada ao cinema produzido por mulheres em Santa Catarina valorizando diferentes linguagens conduzidas por protagonistas complexas que conectam o espectador com dilemas contemporâneos. Outra atração inédita nesta edição é a roda de conversa, em que convidamos as duas mulheres que estão à frente dos principais festivais de cinema de SC, Marilha Naccari (FAM – Festival Audiovisual Mercosul) e Luiza Lins (Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis), para refletir sobre o papel dos festivais de cinema rumo à equidade de gênero, juntamente com a idealizadora do FIM, Minom Pinho”, complementa Ozório.

Feira cultural, passeios de veleiro e demais atrações

Além da programação cinematográfica, o festival oferece uma rica experiência cultural. A feira artesanal, gastronômica e literária promete encantar os visitantes com uma variedade de produtos e sabores. Para quem busca um momento de relaxamento, os passeios de veleiro pela baía de Florianópolis são uma ótima opção. A bordo, os participantes poderão apreciar a beleza natural do local e desfrutar de um momento único.

E para fechar com chave de ouro, o festival contará com shows musicais de diversos artistas, como Dandara Manoela, Banda da Lapa e Filhas e Filhes de Eva, proporcionando momentos de muita alegria e descontração. As apresentações musicais prometem agradar a todos os gostos, com diferentes estilos e ritmos.

O Festival Lanterna Mágica é um importante catalisador para a descentralização cultural no Brasil. Ao levar o cinema de qualidade para além dos grandes centros urbanos, o evento democratiza o acesso à cultura e estimula a produção audiovisual em regiões menos favorecidas. Ao mesmo tempo, o festival contribui para a valorização da diversidade cultural brasileira, ao apresentar filmes que abordam temas e realidades diversas.

Programação

O evento começa na quinta (12), com Oficina de stop motion para iniciantes com Podreira Frames, a partir das 14h. Às 15h30, tem a Mostra Infantojuvenil em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. “Como uma pesquisa vira filme?” é o tema da roda de conversa, com mediação de Cris Siqueira. A mostra de cinema abre com exibição de Kika e o Filme Perdido, curta de animação de Fernanda Ozório, entrega da Homenagem Kika de Cinema a Maria Emília de Azevedo, com exibição de seu filme Porto Príncipe, entre outros. 

Na sexta-feira (13), às 18h, a roda de conversa com Fernanda Ozório e Cris Siqueira traz o tema O cinema nas redes sociais. À noite, destaque para exibição do documentário Pastrana, de Gabriel Motta e Melissa Brogni.

O fim de semana terá atrações culturais e feira artesanal, gastronômica e literária no sábado e no domingo, além das exposições KIKA de Cinema, de Bell Bellucci, e Caras Catarinas, de Blenda Trindade. Outro destaque da programação paralela é que a Escola de Vela Ribeirão da Ilha vai sortear quatro passeios de veleiro (até duas pessoas por passeio). As saídas serão no domingo à tarde na prainha da Freguesia do Ribeirão, bem pertinho do local do festival. Os sorteios ocorrerão pelas redes sociais. Além disso, durante o fim de semana, a Escola oferecerá passeios pagos, saindo do mesmo local.

No sábado (14), a roda de conversa terá participação de Carla Camurati, que também será a homenageada da noite com a Homenagem Kika de Cinema e exibição de seus filmes A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal e Carlota Joaquina – Princesa do Brazil. Haverá ainda a oficina de Ally Collaço, A madame tem desejos, uma iniciação cinematográfica para mulheres, a partir da filmografia de Alice Guy. O evento encerra com show de Dandara Manoela a partir das 21h.

Já no domingo, a roda de conversa e a mostra de cinema começam mais cedo, às 16h e 17h, respectivamente. A conversa terá o tema Cinema de Fantasia Brasileiro, com participação de Val Dobler, Janaina Trasel Martins e Yasmine Evaristo. Depois, destaque para os filmes Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Meirelles, e A Cabeça e o Corpo, de Val Dobler e Mirian Miranda. O encerramento, a partir das 18h, fica com Banda da Lapa e cortejo com Filhas e Filhes de Eva.

A terceira edição do Festival Lanterna Mágica de Cinema é um projeto selecionado pelo Edital Prêmio Catarinense de Cinema — Edição Especial Lei Paulo Gustavo — 2023, executado com recursos do Governo Federal e do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Serviço

3° Festival Lanterna Mágica de Cinema

Datas: de 12 a 15 de dezembro de 2024
Local: Praça Hermínio Silva (em frente à Igreja Nossa Senhora da Lapa): Freguesia do Ribeirão da Ilha, Florianópolis/SC
Ingressos: Entrada gratuita
Mais informações: @festivallanternamagica

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Membro Abraccine, votante do Globo de Ouro (Golden Globe Awards). Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.