Festival Hacktown 2023 Festival Hacktown 2023 – foto: divulgação

Festival de tecnologia e música Hacktown anuncia as datas da edição 2023

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Hacktown, festival de tecnologia e música, nos moldes do do americano SXSW, acontecerá entre os dias 17 a 20 de agosto

Direto do Santa Rita do Sapucaí, pequena cidade do interior de Minas Gerais (distante 200 quilômetros de São Paulo e 400 de Belo Horizonte), a organização do festival de música e tecnologia Hacktown acaba da anunciar as datas da edição 2023 do evento.

O Hacktown 2023 acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto.

Considerado o maior festival de tecnologia do país, o Hacktown também tem um braço voltado à indústria da música, nos moldes irmão mais velho SXSW, baseado em Austin, nos Estados Unidos.

A pequena cidade tem vocação tecnológica. É dona do maior número de start ups por morador do país, ganhando o título de “Vale do Silício Brasileiro”. Por suas universidades e escolas técnicas (todas voltadas para a telecomunicação e tecnologia), o festival promove, todo ano, mais de 800 palestras, encontros e workshops.

No campo da música, o rolê invade a cidade. Bares, escolas e praças são tomadas por palcos, organizadas por produtoras de todo o país, que investem em line ups mais do que interessantes. Já passaram por lá bandas como  O Grillo, Mahmundi, Pluma, Dexter, Far From Alaska, Supercombo, Plutão Já Foi Planeta, Rubel, Flavia K e Daparte.

Carlos Henrique Vilela, um dos organizadores do evento e responsável pelo braço musical do festival, comenta:

“O HackTown é um evento que promove a conexão entre a indústria da música e outras áreas, como tecnologia, startups, marcas, publicidade, audiovisual e games, permitindo a colaboração e inovação cruzada entre esses mercados distintos. É uma oportunidade rara de integrar diferentes vertentes e impulsionar não só a criatividade e diversidade na indústria da música, mas também negócios e novas perspectivas”

O Music Non Stop esteve em duas edições do Hacktown, em 2019 e 2022. Um público aproximado de 10 mil pessoas invade a cidade, lotam os hotéis, bares e ruas. Jovens com, os mapas de programação na mão, rodam as ruas da cidade em busca das suas palestras e shows prediletos, deixando Santa Rita do Sapucaí com um clima delicioso, propício para troca de conhecimento e contatos.

O festival tem o objetivo de aproximar também artistas e os profissionais da indústria da música. Gravadoras, produtores e agências. Mas é claro: onde tem música, tem festa. Cada noite do evento é marcada por grandes shows, que vão desde pequenos palcos em quintais de casarão antigos, a eventos maiores, montados em espaços abertos espalhados pela cidade, mas que podem ser acessados sempre a pé.

Para entender um pouco do que é o Hacktown, se liga na galeria de fotos da última edição:

 

 

 

 

 

 

 

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook