Festival organizado pela gravadora Balaclava celebra dez anos e terá data única em dezembro
O conglomerado cultural Balaclava, que inclui selo, revista, festas, o Balaclava Fest e demais doideiras, é um dos mais interessantes e ousados divulgadores de música nova no Brasil. Inicialmente voltado para o indie rock, tanto a gravadora como o festival tem a mente aberta para o novo, e batalham na dura vida de trabalhar com gente ainda não conhecida pelo público, ou artistas cuja música não sejam de assimilação fácil.
A empreitada festivalzista celebra dez anos em 2022. Apesar disso, o Balaclava Fest terá sua 12a. edição dia 11 dezembro, o que mostra que os organizadores gostam de trabalho árduo. Acabam de ser anunciadas as quatro primeiras atrações do evento, três internacionais e uma brasileira.
A Fleet Foxes é considerada uma das principais bandas norte-americanas na música indie e folk da última década, liderada pelo cantor e compositor Robin Pecknold. Logo em seus primeiros lançamentos no ano de 2008, o EP “Sun Giant” e o altamente aclamado álbum “Fleet Foxes”, se tornaram destaque na então nova cena folk e conquistaram a atenção da imprensa mundial. O sucesso de faixas como “White Winter Hymnal”, “Ragged Wood” e “Tiger Mountain Peasant Song” os levou a se apresentar nos maiores festivais do mundo, ganhando comparações a Simon & Garfunkel, The Zombies e Crosby, Stills & Nash.
Formada em 2011 em Toronto, Canadá, a banda Alvvays (pronuncia-se Always) tem sua sonoridade associada aos estilos indie pop, dream pop, twee pop e noise pop. Em 2014, lançaram seu disco de estreia “Alvvays”, emplacando uma série de canções em college radios da América do Norte, como “Adult Diversion”, “Next of Kin”, “Party Police” e “Archie, Marry Me”. O disco se tornou queridinho da imprensa indie e foi muito bem recebido no mundo todo com destaque no Reino Unido, conquistando fãs de Teenage Fanclub, The Smiths e Camera Obscura.
Crumb é uma banda fundada em Boston, EUA, formada por Lila Ramani (guitarra, vocais), acompanhada por Jesse Brotter (baixo), Brian Aronow (sintetizadores, teclado, saxofone) e Jonathan Gilad (bateria). Se reuniram em 2016 para desenvolver e gravar uma coleção de músicas que Ramani começou a escrever no ensino médio e na faculdade, criando arranjos cheios de personalidade. O resultado disso foram os dois primeiros EPs, “Crumb” de 2016 e “Locket” de 2017, nome este que dá título a uma das faixas de maior sucesso do grupo.
Ombú, brasileiro no primeiro time
Formado em 2012, o Ombu é um trio composto por João Viegas, Santiago Obejero Paz e Thiago Barros. Enquanto seus EPs anteriores (“Mulher”, 2012, e “Pedro”, 2015) eram marcados pela crueza e simplicidade dos instrumentos, o álbum de estreia “Certas Idades”, lançado em agosto de 2022 pela Balaclava Records, apresenta inspiração em discos antigos de estúdio de big-bands como Wrecking Crew, em “Pet Sounds” dos Beach Boys e Clube da Esquina, em seu disco homônimo.
Balaclava Fest 10 Anos com Fleet Foxes, Alvvays, Crumb, Ombu e mais
Datas: 11 de dezembro de 2022
Local: Tokio Marine Hall (antiga Tom Maior)
rua Bragança Paulista, 1281 – Várzea de Baixo
Próximo à estação João Dias (Linha 9-Esmeralda CPTM)
Horários do festival:
Portas 15h
Encerramento 23h
Classificação etária: 16+
Ingressos: ingresse.com/balaclavafestdez22
lote 1 pista – R$ 450 (inteira) e R$ 225 (estudante / solidária)