Simoninha

Billie Eilish, Elton John, muita música, arte e cinema. Tudo isso no Guia Music Non Stop desta semana

Por Amanda Sousa

Vai rolar o Baile do Simonal apresentado pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis; Orquestra Ouo Perto celebrando os 30 anos do álbum Nevermind, do Nirvana e uma turnê nova da Natiruts pelo nordeste. Aproveite, curta, dance e viva tudo isso!

Está no ar o seu guia de curtição do final de semana: o Super Guia Music Non Stop traz o Global Citizen com shows online de Billie Eilish, Elton John, além de atrações nacionais!

 

 

Global Citizen

24 horas. Seis continentes. Um planeta. No sábado (25), durante 24 horas, acontece o Festival Global Citizen. A iniciativa tenta chamar a atenção sobre as ameaças que afetam o planeta. Para as apresentações ao vivo, o evento terá Coldplay e Jennifer López em Nova York, Ed Sheeran, Black Eyed Peas em Paris e Adam Lambert em Los Angeles. O projeto acontece em uma parceria com o Rock in Rio, o Multishow e o Bis. 

Já dentre as atrações nacionais, estão Alok, Liniker, Criolo e Mart’nália. O evento será realizado a partir das 13h (horário de Brasília) e será transmitido exclusivamente pelos canais do Multishow e Bis. O show começa às 13h no Canal Bis e, a partir das 23h, quando começam as apresentações de artistas brasileiros, será transmitido também pelo Multishow.

Mart'nália com mãos no rostoMart’nália. Foto divulgação

Simonal em sua essência

Nesta sexta-feira, 24, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, regida pelo maestro Edilson Ventureli, apresenta: O Baile do Simonal. E, trazendo uma verdadeira festa brasileira para o palco, Max de Castro também fará uma participação especial. Filho do cantor Wilson Simonal e irmão do grande Wilson Simoninha, Max de Castro tem sua carreira marcada pela mistura de ritmos brasileiros, tocando jazz, MPB e samba-rock ao lado de artistas como Ed. Motta.
O encontro acontece direto do palco do Auditório Ibirapuera a partir das 20h. Inscreva-se aqui para fazer parte da plateia virtual.

Wilson Simonal. Foto divulgação

Orquestra grunge

A Orquestra Ouro Preto estreia concerto para celebrar 30 anos do disco Nevermind, do Nirvana. O concerto, que mistura música e intervenções cênicas, será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube, nesta sexta-feira, às 20h30.

A escolha da data não foi por acaso. Há exatos 30 anos, no dia 24 de setembro de 1991, foi lançado o disco que mudou a cena musical da época. O álbum conquistou o título de símbolo da cultura pop do século XX com potentes riffs de guitarra, que até os dias de hoje influenciam a música mundial. Com “Nevermind”, o grunge, que tem origem no punk, no metal e no hard rock, ganhou expressão representando a cultura, a música e a moda de toda uma geração.

SERVIÇO

Orquestra Ouro Preto – Nevermind
Dia: 24 de setembro de 2021, sexta, às 20h30.
Classificação: Livre para todas as idades.
Transmissão ao vivo pelo YouTube
Informações: https://www.orquestraouropreto.com.br
Orquestra Ouro Preto

Orquestra Ouro Preto. Foto Íris Zanetti

Mostra Pankararu

A II Mostra Pankararu de Música acontece entre os dias 24, 25 e 26 de setembro com uma programação que conta com Ailton Krenak, Mateus Aleluia e Djuena Tikuna. Toda a programação terá transmissão gratuita via YouTube diretamente da Aldeia Indígena Bem Querer, localizada a 7 km de distância da cidade de Jatobá, no Sertão pernambucano. A II Mostra Pankararu de Música tem patrocínio de Natura Musical, que tem Edital aberto no mês de setembro para a seleção de novos projetos.

Programação II Mostra Pankararu de Música
Transmissão no YouTube

Sexta-feira, 24 de setembro
20h – Exibição da primeira parte da web série “O Canto Pankararu”
20h40 – Shows:
– Cassia Monteiro Pankararu
– Brisa Flow
– Fykya Pankararu
21h30 – Encerramento

Sábado, 25 de setembro
20h – Exibição da segunda e última parte da web série “O Canto Pankararu”
20h40 – Shows:
– Edinho Buzzo Pankararu
– Djuena Tikuna
– Mãe Dora
21h30 – Encerramento

Domingo, 26 de setembro
20h – Abertura Fernando Atiã
– Roda de conversa entre Elisa Urbano e Ailton Krenak
20h40 – Shows
– Mateus Aleluia e Gean Ramos

II Mostra Pankararu de Música

II Mostra Pankararu de Música. Foto divulgação

Lançamento

Victor Kinjo lança, pela YB Music, no Dia do rio Tietê single e videoclipe que é um esquenta para o próximo disco do artista e nos convida a olhar afetivamente para as águas que nos cercam. A sonoridade traz influências da MPB, maculelê/funk incorporados com o cantar falado que se inspira em Caetano Veloso. A produção musical é assinada por Kastrup, João Antunes e Ivan Banho, co-autor da canção.

Completando as ações de estreia, um show de lançamento acontecerá no dia 26 de setembro, celebrando o Dia Mundial do Rios. O cantor estará no barco Almirante do Lago, atracado no encontro dos rios Tietê e Pinheiros, em São Paulo, durante o I Festival Navega SP, organizado pelo artista em parceria com o Instituto Navega SP. A ação faz coro a um crescente movimento pela regeneração dos rios encobertos na cidade de São Paulo e se conecta com uma rede global de eventos que celebram o Dia dos Rios no último domingo de setembro.

 

SERVIÇO
Show de lançamento “Vem pro rio” de Victor Kinjo I Festival Navega SP
Data: domingo, 26 de setembro de 2021, às 16h
Transmissão ao vivo pelo YouTube
Classificação indicativa: Livre

Victor Kinjo. Foto Kim Lee Kyung

Cinema

 15ªCineBH – a Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte acontece de 28 de setembro a 03 de outubro de 2021. Além de comemorar 15 anos, a CineBH coloca em pauta questões fundamentais para tornar visíveis as transformações do mundo e da sociedade que o cinema tem registrado. Vamos aprofundar no tema, refletir, debater e assistir o que mudou nos últimos 20 anos no cinema e como imagem, controle e poder estão conectados e se tornaram elementos estruturais na sociedade das telas.

Em exibição, mais de 90 filmes em pré-estreias e mostras temáticas, destaque ao coletivo internacional FORENSIC ARCHITECTURE, performance de abertura, 21 debates, rodas de conversa e painéis, 5 oficinas, 2 labs de roteiro, 2 workshops e 2 masterclasses internacionais e exposição disponíveis para você escolher, assistir e participar gratuitamente. Inscreva-se aqui e participe!

Mulher e menino se abraçam

Cena Todos os Mortos. Divulgação Universo Produção

Lançamento

Kimani lança disco Fé Refeita e faz show de abertura no CCSP. Com produção de Rodrigo Ramos, disco é composto por 7 faixas de MPB, samba e música tradicional de terreiro. Entre as principais inspirações, Mateus Aleluia, Maria Bethânia, Mariene de Castro, Luedji Luna e Larissa de Luz.

O show de estreia acontece neste sábado, 25, às 19h, no Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. O evento é aberto ao público e será obrigatório o uso de máscara e apresentação da carteira de vacina contra Covid-19. Ouça “Fé Refeita no Spotify.

Serviço
Show de lançamento Fé Refeita de Kimani
Sábado, 25 de setembro, às 19h
Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa
Entrada gratuita

Kimani dançando

Kimani. Foto: Sergio Silva

Turnê

Com o isolamento social e o cancelamento dos espetáculos, o último ano possibilitou trocas virtuais. A Natiruts estreitou laços com diversos artistas e lançou, em maio, o mais colaborativo disco de sua história. Agora, vem aí a turnê Good Vibration já tem data para começar e a Natiruts vibra com esse momento. O dia 18 de dezembro marca o início da gira nacional em Fortaleza (CE). Pernambuco ganha duas datas: Carneiros (29/12) e Maracaípe (31/12). Florianópolis (SC) recebe a banda em 09/01 e a Praia da Pipa (RN) dia 22/01. Em breve tem mais.

Alexandre Carlo e Luís Maurício na água

Alexandre Carlo e Luís Maurício Good Vibration por Thais Mallon

ArtSat

O Workshop de ArtSat é um Festival de Arte e Cultura Espacial, idealizado pela pesquisadora Fabiane M. Borges, que acontece desde 2020 no INPE. Esta edição de 2021, totalmente online, acontece de 04 de outubro a 07 de dezembro e oferece 4 atividades: 1) Construção de ArtSat (formato cubesat), 2) Debates sobre Arte e Cultura Espacial, 3) Mostra Curtas de Ficção Científica, 4) Álbum de Composições Sonoras Espaciais.

As inscrições gratuitas para o 1 e o 2 são até 30 de setembro, para o 3 e 4 até 20 de outubro. http://www.inpe.br/artsat/2021/

– Construção de Nanosatélite Artístico:https://forms.gle/Z1mJDazK6GhmHTPF7
– Debates sobre Arte e Cultura Espacial: https://forms.gle/kSqBkoRuEau7ybg57
– Mostra Curtas de Ficção Científica: https://forms.gle/gKemyLeJQPk3rgR38
– Álbum de Sonoridades Cósmicas Latino Americana https://forms.gle/mx4mFNbRNxss1WUe8

ArtSat é a abreviação de Arte de Satélites. É um artefato que combina técnicas da engenharia de satélites de pequeno porte com as técnicas das artes visuais, sonoras, multimídia, entre outras. A qualidade de um ArtSat está relacionada ao uso que se dá à carga útil do satélite, mas também à sua materialidade, à natureza dos seus componentes e sua forma. Para além dos requisitos próprios da engenharia espacial, as características de um ArtSat se manifestam também em seus atributos poéticos, simbólicos e ficcionais. Um ArtSat é a materialização de uma “linguagem híbrida” que articula a tecnociência com a dimensão sensível e imaginária no mesmo objeto.

Foto da obra da artista chilena María Edwards, uma das palestrantes

Dança

O projeto Alô, quem fala? irá receber a artista da dança Ayumi Hanada para a oficina prática online Criação em Dança: movimento e processos criativos, no dia 28 de setembro, terça-feira, às 19h. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas até dia 25, preenchendo o formulário. Não é necessária experiência prévia em dança e podem se inscrever pessoas acima de 16 anos. As vagas são limitadas.

Ministrante da oficina, Ayumi Hanada é dançarina, produtora e mediadora de processos em dança. Formada em bacharel e licenciatura em dança pela Unicamp, atua na cena da dança independente há 9 anos. É criadora do projeto Fluxo em Redes, que tem como proposta a construção de redes de criação e afeto através da dança; integra o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias, sob direção de Luiz Fernando Bongiovanni, e colabora como produtora com diferentes artistas independentes da dança e da música.

Serviço:

Oficina de Criação em Dança: movimento e processos criativos, com Ayumi Hanada
Quando: 28/09/2021, às 19h
Duração: 3h
Onde: online via Zoom
Quanto: gratuito (vagas limitadas por ordem de inscrição)
Classificação etária: acima de 16 anos

 Ayumi Hanada dançando

Ayumi Hanada. Foto: Ariane Almeida/divulgação

Amanda Sousa

Amanda Sousa é mãe, feminista, tem 30 anos e é formada em Comunicação Social. Natural de São Paulo, atualmente mora em Jundiaí. É apaixonada por música desde que se entende por gente. Vai do punk ao pop, gosta de descobrir sons em todas as vertentes.

× Curta Music Non Stop no Facebook