Way Out West - The Future Fan Stage Foto: 85GB photo [via Unsplash]

Clínica sueca promove ‘balada’ para espermatozoides e óvulos

Jota Wagner
Por Jota Wagner

Estaria a ciência indo longe demais?

Se o projeto da clínica de fertilização Eliva, baseada em Estocolmo, na Suécia, tiver sucesso, é possível que daqui a 20 anos um fã chegue para Peggy Gou e diga: “Peggy, ouço sua música desde quando eu era um óvulo”. Ou então: “você é responsável pelo meu nascimento, praticamente uma segunda mãe”.

Segundo um estudo realizado pelo Institut Marquès, de Barcelona, a Fertilização In Vitro (FIV) tem um resultado 5% melhor quando há música no laboratório. O aumento seria causado pelas vibrações sonoras que partem das caixas de som. Baseado nesta ideia, o pessoal da clínica resolveu replicar a experiência, adicionando boas doses de marketing e uma pitada de gourmetização.

Conforme publicado pela Mixmag, o instituto fechou uma parceia com o festival sueco Way Out West para transmitir sets de alguns dos headliners desta edição (que rola entre os dias 08 e 10 de agosto) para os óvulos in vitro. E não parou por aí. No laboratório, os futuros festivaleiros ficarão armazenados em provetas dentro de uma estufa fashion, projetada pelo designer Love Hultén, chamada The Future Fan Stage (“palco do futuro fã”). Sensacional.

Portanto, Peggy Gou, Fred Again.., Chase & Status, Queens Of The Stone Age, PJ Harvey e vários outros nomes estão escalados para tocar pela primeira vez a ansiosos projetos de embrião. O que seria uma chata tentativa de fertilização vai se transformar em uma festa VIP, com pegação bioquímica liberada entre espermatozóides e ovócitos.

Como a ideia é bastante recente, não há estudos para saber que tipo de música facilita mais a fecundação. Intuitivamente, sugeriríamos Marvin Gaye ou Barry White. Mais do que isso: daqui a algumas décadas, poderemos saber se um adulto fecundado à base de punk virou anarquista. Provavelmente não, já que hoje em dia conhecemos conservadores até mesmo entre fãs de Sex Pistols.

Independentemente dos resultados do Future Fan Stage, música é sempre bem-vinda. Na barriga da mãe, na primeira infância e na fase adulta, educação musical conforta e transforma. Sejam bem-vindos, futuros fãs!

Você pode ver o line-up completo desta edição do Way Out West aqui.

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.