Produzida pela coreógrafa argentina Agustina Sario e o bailarino francês Matthieu Perpoint, a exposição fica em cartaz até o dia 16 de setembro.
“Vanitas Trilogy” é uma obra audiovisual da coreógrafa argentina Agustina Sario e o francês Matthieu Perpoint, desenvolvida entre 2020 e 2022. A exposição é uma jornada que explora o contato da pele com diferentes territórios. Contatos violentos, sensuais, delicados, punk-rock; da floresta ao cimento, do musgo natural aos vulcões artificiais. As duas primeiras partes desta trilogia ficarão expostas no Instituto Cervantes de São Paulo até o dia 16 de setembro.
“Vanitas 1- Quem tira a dança de você”, convida o espectador a refletir sobre o meio ambiente, a natureza e a ecologia, por meio da fascinante conexão entre o corpo feminino e a paisagem da floresta. O título incorpora uma expressão idiomática que pode ser entendida como “Quem vai tirar o que você já experimentou?”. Essa reflexão sobre o aprendizado dessa experiência integrada, conectada e em simbiose com a floresta, e o meio ambiente, são alguns dos pilares do processo criativo. Em “Vanitas 2- LHOOQ” o corpo masculino é o palco, redimensionando a escala e reinserindo-a na malha urbana, considerando possibilidades extremas do corpo como geografia.
Trabalhamos com a floresta como um espaço fisicamente fechado e perceptivelmente aberto como uma sala de ensaio – Explica Agustina Sario – Após meses de confinamento, tudo foi sentido, tocado e visto com muito mais precisão. Nesse contato instintivo com a natureza, além de uma certa consciência íntima e vital, nasceu a convicção de que o pensamento ecológico nasceu no contato com a terra e na contemplação de sua necessidade de cuidado reflete o artista.
“Vanitas” também convida o espectador a refletir sobre a concepção que nossa sociedade tem sobre a morte, que sempre lida a partir da solenidade como um fim trágico e não como um processo de transformação.
A programação faz parte do projeto Caoa, que é a primeira rede pan-hispânica de internacionalização da cultura em espanhol, e conta com a colaboração de consulados, universidades e instituições da américa latina para apoiar o trabalho e difusão da cultura desse bloco.
Sobre os artistas:
Agustina Sario é coreógrafa, professora e intérprete. Assistente Coreógrafa na Companhia Nacional de Dança Contemporânea – Ministerio de Cultura da Nación-Argentina. Tem graduação em Psicologia, e está realizando o doutorado em Artes-UNA.
Matthieu Perpoint é bailarino e tem formação em enfermagem, suas influências estão em Benoit Lachambre, Franz Polstra e Kirstie Simson. Atualmente ele trabalha com renomados coreógrafos como David Zambrano, Mark Tompkins e Maguy Marin. Ele é francês e reside em Buenos Aires desde 2012.
Via assessoria de imprensa
Serviço
De segunda a Sexta-Feira das 16h às 20h
Até 16 de setembro
Instituto Cervantes de São Paulo
Avenida Paulista, 2439
Grátis