Dia 12 dezembro, das 12h00 às 13h00, artistas e produtores culturais poderão aprender mais sobre como é possível viabilizar seu trabalho no metaverso
Com o objetivo de debater sobre as possibilidades artísticas e os direitos autorais no metaverso, a Associação Brasileira de Música e Artes (ABRAMUS) e a Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais (AUTVIS) se uniram com a Converge – solução one stop shop para empresas no metaverso, unidade de negócios da startup de soluções envolvendo tecnologia 3D R2U – para promover o painel “Desafios da Arte no Metaverso”, no dia 12 de dezembro, das 12h00 às 13h00.
Gratuito, o evento será realizado no Convergeland (iniciativa da Converge), um espaço multiuso para empresas no metaverso, localizado no Decentraland, universo em 3D governado por uma organização autônoma descentralizada (DAO). Músicos, artistas e demais profissionais envolvidos nos processos de direitos autorais estão convidados para participar. O passo a passo de como acessar o painel está no link.
No painel, serão abordados tópicos como “Expressões artísticas no metaverso”, “As possibilidades de desenvolvimento artístico no metaverso” e “Os desafios dos direitos autorais no metaverso”. Os debates serão mediados por Fernanda Audi, responsável pelo departamento de operações da Abramus desde 2017, e Gustavo Gonzalez, advogado especializado em direito empresarial, responsável pelas áreas de Relacionamento Internacional e pelo departamento de Novos Negócios da Abramus Digital.
Entre os participantes estão nomes como a Dra. Giovanna Graziosi Casimiro, Metaverse Producer at Decentraland Foundation; Mário Di Poi, cofundador e produtor executivo da INPUT | artesonora; Jorge Groove, produtor de conteúdo imersivo audiovisual, artista 3D, membro fundador do XRBR e pesquisador de novas tecnologias, e Ariah, cantora, compositora e criadora de conteúdo.
“Organizamos o evento em parceria com a Converge porque sabemos que o metaverso traz um desafio quando o assunto é direitos autorais, tornando mais complexa a utilização de arte e de músicas nesse novo ambiente. ‘Viver’ na realidade virtual já é possível graças à evolução da Internet. Agora precisamos pensar como isso pode mudar nossa relação com titulares de direito autoral e como eles podem expandir suas carreiras social e economicamente”, pontua Fernanda Audi, responsável pelo departamento de operações da Abramus.
Sobre a Abramus
A Abramus — Associação Brasileira de Música e Artes — é uma associação de gestão coletiva de Direitos Autorais sem fins lucrativos, fundada em 1982, cujo principal objetivo é defender os direitos autorais dos artistas da classe Musical, como também da Dramaturgia (Teatro & Dança) e das Artes Visuais (esta, através de sua coligada AUTVIS). Com cerca de 120 mil titulares de música, é a maior associação de gestão coletiva de direitos autorais do país. Com sede em São Paulo, possui escritórios no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília e Campo Grande.
Em sintonia com o cenário atual da gestão coletiva, a Sociedade criou há 10 anos a Abramus Digital, empresa autônoma que gere repertórios editoriais junto a plataformas digitais como Spotify, Youtube, Apple, Deezer, TikTok, Nossa Música e demais players. Já são mais de 6 milhões de obras, de mais de 320 editoras.
Sobre a AUTVIS
A AUTVIS – Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais é uma associação sem fins lucrativos que faz a gestão coletiva dos direitos autorais de artistas plásticos, fotógrafos, escultores, ilustradores, designers, grafiteiros etc.
Atualmente, a AUTVIS representa mais de 50 mil artistas nacionais e internacionais, como Niemeyer, Kobra, Vik Muniz, Irmãos Campana, Ale Jordão, Leda Catunda, Antonio Henrique Amaral, AlemãoArt, Cicero Dias, Judith Lauand, Di Cavalcanti, 6EMEIA, Guto Lacaz, Miró, Matisse, Calatrava, Magritte, Picasso, Le Corbusier, Warhol, entre outros importantes nomes.
Sobre a Converge
A Converge é uma unidade de negócios da startup de soluções de realidade aumentada R2U. Posicionada como uma solução one stop shop para que empresas possam entrar no metaverso de forma fácil, ágil e prática, a Converge desenvolve o conceito e implementa os anéis de valor que forem necessários ao projeto, desde a estratégia até a mensuração de resultados, passando pela conceituação das ações, gamificação, minting de NFTs, construção das estruturas em 3D dentro dos metaversos etc.
O metaverso, ambiente virtual, imersivo e coletivo, onde pessoas irão conviver usando avatares customizados em 3D, é uma oportunidade única para o posicionamento de marcas, lançamento de produtos (exclusivos para o metaverso ou não), comercialização, promoções digital twins e tudo mais que as marcas puderem criar, fortalecendo o posicionamento da marca e seu vínculo com o público-alvo.