Este casal está dando a volta ao mundo enquanto grava um videoclipe por semana e o resultado tá incrível

Gaia Passarelli
Por Gaia Passarelli

Uma viagem de volta ao mundo é o sonho máximo de qualquer viajante. Mas o mundo é enorme, então é claro que realizar esse rolê dá um trabalho e tanto. Imagina então como é fazer uma volta ao mundo enquanto grava, edita e publica um videoclipe por semana? Quem está vivendo essa loucura é o casal brasileiro Leo Longo e Diana Bocara, os responsáveis pelo projeto Around the World in 80 Music Videos.

A ideia veio de uma viagem por cidades musicais dos EUA. “Em 2014 fizemos uma roadtrip incrível descendo o rio Mississippi e visitando Nashville, Memphis, Clarksdale e New Orleans. Na volta, criamos esse projeto que junta tudo o que fazemos. Nós sempre trabalhamos em grandes emissoras e produtoras, eu como diretor e ela como produtora. Então, juntamos música, viagem e filmmaking”, conta Leo.

Do contato com as bandas aos acordos comerciais, tudo é feito por eles. Começa pela música, claro. “Faço uma seleção mais generalizada das coisas de que gosto e depois vou aprofundando pra ouvir os últimos álbuns, ver o perfil deles, como gostam de seus clipes, como falam com seu público” conta o diretor. “É um conjunto de coisas que nos fazem convidar uma banda. Mas temos que gostar do som e do posicionamento deles. Isso é fundamental pra essa troca funcionar”, descreve.

1 - Adeus Moscou_light

Leo Longo e Diana Bocara estão fazendo a viagem dos sonhos and gravando um oclipe por semana AO MESMO TEMPO

Em um ano, Leo e Diana já trabalharam com parceiros como HP, Windows, Smirnoff, Swiss Air, Airbnb e Victorinox. Mas se engana quem acha que o projeto foi pra estrada com tudo pago. A coisa acontece em tempo real. “Ainda falta 20% de investimento, que precisamos captar para conseguir encerrar o projeto em agosto”, conta Leo.

No momento, o ATW80 está nos EUA para gravar em Los Angeles e Nashville, a cidade onde tudo começou há dois anos. “Vamos rodar entre 10 e 11 clipes. Depois nosso roteiro será América Latina: Cidade do México, Bogotá, Santiago, Montevideu e Buenos Aires”, conta. Na volta ao Brasil, o ATW80 vira um documentário e um livro.

SABEDORIA DA EXPERIÊNCIA

Ter um projeto com um ano inteiro no ar ajuda muito. “No começo, precisávamos explicar nosso objetivo, que não era furada, que faríamos o que estávamos prometendo. Hoje, as bandas convidadas nos escrevem direto, comentam sobre os vídeos, acham inacreditável como conseguimos realizar um videoclipe por semana com apenas duas pessoas”, diz. A rotina é bem puxada. Além das pesquisas e gravações, tem a rotina diária de editar os episódios do making of, finalizar vídeos, fazer a assessoria de imprensa, procurar parcerias e vender os espaços comerciais. Como se não bastasse, eles ainda têm uma coluna fixa no Catraca Livre.

2 - Gravacao Cairokee_light

Com tudo isso, não dá tempo de ver destinos turísticos, é claro. “É bastante coisa pra fazer, sempre trabalhando do home-office alugado em caa país. Trabalhamos cerca de 16 horas por dia, todos os dias, e só tiramos dois dias de folga por mês”, conta Leo.

Os vídeos vão pro ar toda segunda-feira no canal do Youtube. Dá para seguir o RTW80 no Facebook e Instagram, e também acompanhar as aventuras de Leo e Diana por trás das câmeras no webreality Behind The Trip – cada videoclipe tem um making-of curto mostrando os bastidores.

3 - Gravacao Yolhoon_light

Gravação do clipe do sul-coreano Yolhoon

CINCO MELHORES CLIPES DO RTW80, SEGUNDO LEO E DIANA

PATO FU – BRASIL

Foi o clipe de estreia de ATW80 e uma ideia que até hoje achamos muito legal. Aliás, era uma ideia que tinha tudo pra não acontecer: a banda estava em BH e teria que bancar seus próprios custos para ir até Campos do Jordão, não tínhamos orçamento pra alugar um drone, não tínhamos orçamento pra locar o parque em que gravamos e estava chovendo. E tudo deu certo! Conseguimos drone com a REMPA Aerial Shots, o dono do drone adorou o projeto e permitiu que usássemos de graça, o Pato Fu voou pra São Paulo e São Pedro resolveu suspender a chuva por 15 minutos.

NOISERV – PORTUGAL

David Santos é o one man band do projeto Noiserv. Ele é um artista super inventivo e gosta de ter essa marca em seus vídeos também. Depois de buscar locações em Lisboa por três dias, resolvemos filmar uma ideia bem divertida na ponte 25 de abril. É um clipe que dá pra assistir de ponta cabeça, se você preferir.

ALIN COEN BAND – ALEMANHA

Nosso primeiro clipe rodado em reverso, com uma atuação impecável da Alin. O clipe foi filmado em uma floresta em Berlim e como estávamos longe de tudo e jogávamos tinta sobre ela no final, só havia uma chance para filmar. Foi tensão do início ao fim e ficou bem divertido.

MORIARTY – FRANÇA

Imagina só ter 40 minutos pra gravar um clipe e você está em Milão, na Itália, porém a gravação é quase no sul da França! A gente disse sim pra esse desafio porque tínhamos uma banda genial que nos disse sim também. Rodamos o clipe entre o soundcheck da banda e o show que eles fizeram no Palácio Ideal de Facteur Cheval, na pequena cidade de Hauterives. Provavelmente, a locação mais improvável que tivemos até agora.



YOLHOON – CORÉIA DO SUL

Clipe feito em superslow com um artista que destoa em toda cena musical na Coréia do Sul, o cantor e guitarrista Yi Sung Yol. Tínhamos a ideia mas não tínhamos equipamento pra filmar em slow. A gravadora da banda amou nossa história, o Yol também e decidiram produzir tudo o que precisássemos para realizá-lo.

× Curta Music Non Stop no Facebook