Gorillaz em realidade aumentada Gorillaz em realidade aumentada – foto: divulgação

Estava demorando! Gorillaz anuncia dois shows em realidade aumentada

Jota Wagner
Por Jota Wagner

A banda Gorillaz, que surgiu como uma inovação tecnológica ao colocar no palco personagens animados no lugar dos músicos, anuncia shows em realidade aumentada em Londres e Nova Iorque

Você provavelmente conhece o conceito de realidade aumentada testemunhando um exército de jovens correndo atrás de pokemons pelas ruas. No jogo, a tecnologia inseria seres virtuais no mundo real, desde que o cenário fosse focalizado através do celular. Assim, em uma praça pública, por exemplo, os jogadores podiam “ver” os monstrinhos japoneses correndo de uma árvore para outra, como se, em um universo paralelo, estivessem efetivamente ali.

O termo “realidade aumentada” foi inventado por um engenheiro da Boeing, Thomas P. Caudell, há trinta anos. Ao perceber que seus colegas perdiam muito tempo lendo manuais de instrução para a montagem dos aviões, ele teve a ideia de projetar monitores que, ao serem direcionados para determinada parte da aeronave, mostrasse os mapas técnicos de cada peça.

A ideia não deu certo na Boeing, mas o termo e o conceito se desenvolveram a partir dali e hoje são usados em diversas aplicações, de jogos a peças publicitárias.

A banda Gorillaz, que chamou atenção do mundo ao apresentar ao mundo um novo conceito (músicos tocam atrás de um telão, que projeto personagens animados como os verdadeiros rockstars), acabou de aderir à tecnologia. Anunciou dois shows em que a realidade aumentada estará disponível. Um no Hyde Park, em Nova Iorque, e outro no Picadilly Circus, em Londres, dias 17 e 18 de dezembro.

Quem estiver na plateia, poderá usar seu celular para ver os membros da banda em tamanho gigantesco, passeando pelas imediações, conforme apresenta o vídeo de divulgação da banda:

A experiência promete. Além disso, nenhuma outra banda poderia melhor apresentar este conceito ao mundo já que, de fato, seus integrantes já são personagens virtuais que (obviamente ou “ainda”?) estão apenas dublando os músicos “de verdade”, que geralmente tocam escondidos.

O Gorillaz é formado pelos músicos Damon Albarn e Mike Smith, e pelo ilustrador Jamie Hewlett. Os personagens virtuais também tem nome na banda: Russel Hobbs, Murdock Niccalls, Noodle e 2-D.

A banda se prepara para o lançamento de seu novo álbum, o oitavo de sua discografia, chamado Cracker Island e previsto para 24 de fevereiro de 2023.

Antes do final do ano, no entanto, fãs sortudos em Nova Iorque e em Londres poderão saborear mais uma das empreitadas do grupo, cuja imaginação parece, sem sobra de dúvidas, infinita.

 

 

 

Jota Wagner

Jota Wagner escreve, discoteca e faz festas no Brasil e Europa desde o começo da década de 90. Atualmente é repórter especial de cultura no Music Non Stop e produtor cultural na Agência 55. Contribuiu, usando os ouvidos, os pés ou as mãos, com a aurora da música eletrônica brasileira.

× Curta Music Non Stop no Facebook