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Engenheiro e ex-professor, André Salata conta como conseguiu emocionar o dono do selo alemão Get Physical, que acaba de lançar seu EP

Quando viemos a conhecer Andre Salata, ele se estabelecia como um dos promissores talentos a expandir as fronteiras do techno mundial em direção a terras brasileiras sob a alcunha Elemental X. Isso foi há exatamente uma década e durante esse período ele se manteve ocupado com inúmeras atividades, muitas delas bem distantes daquela realidade cotidiana das pistas de dança.

Um engenheiro dos mais tarimbados e responsável por uma bela parcela das masters de muitos produtores brasileiros, Salata manteve uma profícua carreira como professor do curso de produção musical da Universidade Anhembi-Morumbi. Ou seja, ele é um nome que não poderíamos classificar entre os “desaparecidos”, pois as chances de já termos desfrutado dos resultados de tudo que andou fazendo nesse ínterim são imensas.

Magnetism – André Salata

Ele agora retorna com tudo, com EP novo, chamado Magnetism, lançado na sexta (27) pelo selo Get Physical. O som é aquele techno pulsante e inteligente que a gente gosta. Motivo de sobra pra batermos um bom papo com o rapaz.

Music Non Stop – Todos já sabem a essas alturas que não se trata mais de um jovem mancebo, um novato que chega à cena agora, certo? Nessa década muita coisa se passou e houve um hiato de produtividade. Isso foi voluntário ou foram aquelas circunstâncias da vida “normal” que o levaram a dar uma refreada?

André Salata – Foram as circunstâncias da vida! Eu assumi um compromisso muito grande em lecionar e isso sacrificou meu tempo de estúdio onde eu produzia, então me sobrava tempo de verdade quando estava de férias da sala de aula. E férias, você sabe como é, acabava muitas vezes aproveitando pra me desligar do mundo.

Music Non Stop – Nesse ínterim, houve uma carreira paralela como professor de um dos cursos de produção pioneiros no Brasil numa instituição de ensino superior particular. Quais eram sua atribuições ali especificamente?

André Salata – Entrei para a Universidade Anhembi Morumbi logo no início do curso, dando aula desde a primeira turma. Fiquei oito anos e meio por lá. Foi uma experiência bastante enriquecedora. Lá eu lecionada matérias de produção de música eletrônica (tecnicamente falando), pós-produção (mixagem e masterização) e performance ao vivo (live act). Paralelamente lecionei disciplinas de áudio para cursos como RTV e Design de Games. Mas a paixão mesmo era o curso de Produção de Música Eletrônica, onde tinha inclusive a liberdade de, junto com a coordenação, propor mudanças de grade curricular, promover eventos, encontros com produtores, etc.

Music Non Stop – E, de quebra, você acabou formando uma geração inteira de produtores que hoje gozam de bastante prestígio. Isso traz uma certa dose de prestígio e uma responsabilidade imensa, não?

André Salata – Ah sem dúvidas, muita responsabilidade pois de alguma forma acabam atrelando você aos artistas (principalmente novos alunos). Tivemos muitos talentos por lá. Alguns deles despontaram e hoje são referência no mercado nacional. Sobre prestígio, acredito que, como professor, a gente mostra atalhos, ajudamos a encontrar mais rápido algum caminho, mas é a dedicação, que é exclusiva do aluno, que faz dele um sucesso ou não.

Music Non Stop – Em algum momento bateu uma certa dúvida acerca da sua própria trajetória como docente ao ver a molecada batendo uma bola e você, de certa, forma, ficando atrás da linha lateral?

André Salata – Não, nunca. Eu sabia que pra coisa acontecer mesmo eu tinha que liberar tempo pra poder focar em produzir meu som. Na verdade a sombra dos alunos sempre me ajudou a manter a mente atualizada, a não parar no tempo. E isso é uma das coisas interessantes de dar aula: como a molecada é, na maioria das vezes, bem nova, eles sempre vêm querendo aprender o “som do momento”. Então eu tinha que preparar aulas me ligando nisso.

Music Non Stop –  O som também mudou muito nesse período em que sua carreira se consolidou. Ouvindo seus releases antigos, você tem orgulho do que fez com o que tinha à época ou é o tipo de perfeccionista que se envergonha de tracks antigas?

André Salata – Não sou esse tipo de perfeccionista, mas com certeza o primeiro som que fiz na vida me causa vergonha hahaha. Era muito ruim! Teve uma fase do “tech-house universitário”, ali no início de 2010, que não gosto das músicas que lancei. Aquela coisa com sample de sax, guitarrinha safada, vocal cut barato. Eca! Mas faz parte da minha discografia, né?! (tenho certeza que os Stones não gostam de algum álbum deles rs).

Music Non Stop – E quanto à cena paulistana? Houve uma maior profissionalização e diversificação atualmente, tanto que muitos aspirantes já deixam o dayjob para se dedicar integralmente a uma carreira musical. Mas, dado o tamanho do mercado, você acha que há espaço para crescimento?

André Salata – Acredito que numa cidade como São Paulo sempre tem pra onde crescer. O importante é você, de alguma forma, mostrar alguma originalidade, apresentar algo inédito. É isso que vemos por aqui. Todos os nomes que tem pipocado nos destaques tem isso. O pessoal quer isso!

Music Non Stop – E quanto a este EP pela Get Physical, como ele veio à baila? Qual a história por trás dele?

André Salata – A história é daquelas “quase que eu perco essa chance”: estava no RMC edição do RJ no ano passado e iria rolar um painel onde você poderia apresentar sua música para pessoas do mercado comentar. Eu estava com seis músicas novas e fui lá ver o painel, mas fiquei meio encanado de mostrar, porque os caras estavam descendo o coro nas músicas. Raramente eles falavam algum elogio. Como eu tenho o lance de ser professor, fiquei assim de falarem muito mal da minha música e isso queimar meu filme. Enfim, no final, quando ia acabar o painel, resolvi tocar o “foda-se” e levantei a mão para mostrar. O Roland Leesker (um dos donos da Get Physical) era um dos opinantes do painel. Porém, eu achava as minhas músicas meio retas demais pra Get Physical. Escolhi uma delas (talvez a mais reta) e mostrei. Quando ele foi comentar, disse que o som deixou ele arrepiado. Acabou o painel, ele veio até a mim dando o e-mail dele e me pediu todas as minhas demos. Ganhei o dia! (a música que mostrei, na ocasião, foi justamente a Magnetism, que por um momento achei que não tinha a ver com a label)

Music Non Stop – E os próximos passos? Um estúdio novo está em fase de montagem e aqui duas perguntas são bem pertinentes para finalizarmos: o que podemos esperar que virá dele em breve e quais os equipos turbinam a nave?

Estúdio em obras, o que será que vai sair desse cafofo?

André Salata – Sim! Estou realizando esse sonho – talvez de todo produtor – de ter um estúdio profissional mesmo, sair daquela coisa do home studio. Basicamente estou construindo ele para fazer minha música e dar aulas particulares mais focadas, para pessoas que já produzem e falta aquele conselho final na sua produção. Além disso, vou oferecer meus serviços de finalização de áudio e agora poderei receber clientes in loco. Nos últimos anos acabei comprando alguns sintetizadores analógicos (Moog, Prophet, Bass Station etc) e tento usar o máximo que posso. De resto não tenho muito gear. Me viro muito bem dentro do computador, onde a qualidade de alguns plugins hoje são absurdas de boa! De favoritos: não vivo sem o Ableton Push e o Prophet 8 que eu tenho e é uma delícia. Do meu filhote, tudo o que tem tecla deixa ele amarradão rs.

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