Fim do mistério: a manobra inédita do lendário skatista brasileiro Sandro Dias, o Mineirinho, já tem data e hora para acontecer
Tudo pronto para Sandro Dias, o Mineirinho, realizar uma manobra inédita na história do skate mundial: uma descida, no pelo, de uma rampa montada na lateral de um prédio de 85 metros de altura e 21 andares. Chamado Red Bull Building Drop, o rolê acontece nesta quinta-feira, 25, a partir do meio-dia, no prédio do CAFF, em Porto Alegre, e poderá ser acompanhado ao vivo na ge tv, no SporTV 2 e na Red Bull TV.
A Red Bull, patrocinadora do evento, e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a quem pertence o prédio, não permitiram acesso ao público. Anteriormente, governo e organizadora se mostraram reticentes à transmissão por não saber exatamente como estariam as condições climáticas para a descida. Não haverá, no entanto, arquibancadas ou áreas oficiais para assistir no local. Mas muita gente certamente vai acompanhar das avenidas próximas, de onde se pode ver a rampa gigante construída a partir da parede do icônico prédio.
No último dia 07, o próprio Sandro Dias testou a construção provisória, com três alturas diferentes para o drop. Já no ensaio, centenas de curiosos testemunharam a aventura. O projeto tem como objetivo, claro, a exposição da marca em esportes extremos, coisa que a Red Bull já realiza há décadas. A novidade é que, em contrapartida à autorização dada para o voo inédito do Mineirinho, a empresa construirá skate parks espalhados pelo Rio Grande do Sul.
Três pontos de descida, com alturas diferentes, foram construídos no paredão do CAFF, conhecido na cidade como “o prédio do skate”, graças à sua curvatura, com cara mesmo de megarrampa. O ângulo final, no entanto, foi corrigido pelos organizadores para que o skatista corra confortavelmente respeitando as leis da física. Dias vai começar “por baixo” e ir aumentando a altura da descida, até atingir seu ponto máximo, acompanhado por representantes do livro de recordes mundiais da Guinness, o Guinness World Records. Com a missão cumprida, será a maior dropada da história do esporte.
O CAFF
Quando os arquitetos Charles René Hugaud, Ivanio Fontoura, Leopoldo Costanzo e Luis Carlos Macchi concluíram o projeto do Centro Administrativo Fernando Ferraz (CAFF), um prédio de 21 andares cuja lateral esquerda se espicha feito um véu de noiva por centenas de metros em curvilínea, não sabiam que estavam entregando à cidade de Porto Alegre um de seus maiores devaneios coletivos. Tão logo a molecada viu a obra pronta, em 1987, já pensou: parece uma megarrampa de skate. Todo mundo imaginou a mesma coisa, e a ideia de alguém descer por aquela curva gigante de cimento branco entrou para o imaginário coletivo dos porto-alegrenses.
Entre a galera do skate, a pira era tanta que um vídeo falso foi divulgado há 14 anos atrás mostrando um skatista descendo clandestinamente pela parede do prédio. Fisicamente, a descida era impossível sem que a pessoa fosse parar no Lago Guaíba, mas serve para mostrar a quem não vive na capital gaúcha o quanto aquela ideia passeava na mente das pessoas.
No começo de setembro, Sandro Dias e a Red Bull realizaram aquele que era definido como “o sonho de todo porto-alegrense”: transformaram a lateral do prédio em uma pista de skate de verdade. Pelo projeto Red Bull Building Drop, que justamente converte estruturas de prédios pelo mundo em pistas radicais, o evento levou semanas de preparação, incluindo uma adaptação do ângulo para evitar a morte certa do corajoso skatista escalado para descer uma parede de 85 metros em cima duma tábua e quatro rodinhas de 60 milímetros.
O CAFF em Porto Alegre. Foto: Reprodução
Previsto inicialmente para rolar entre os dias 08 e 10 de setembro, o drop de Sandro está oficialmente agendado para esta quinta-feira, 25.
Sandro Dias
Seis vezes campeão mundial de Vert, Sandro Dias completou 50 anos no início de 2025, e continua sendo uma figura proeminente no skate mundial. Conhecido como o Rei do 540, por causa de sua manobra característica, o Mineirinho fez história como o primeiro brasileiro a acertar um 900 (dar duas voltas e meia no ar, em cima do skate), e o primeiro no mundo a fazer isso durante uma competição. Em 2019, ele fez uma apresentação patinando em uma estrutura de 30m de altura na Ponte Estaiadinha, em São Paulo.
Além de sua carreira lendária, Sandro tem sido uma força motriz na popularização do skate no Brasil e na inspiração de gerações futuras por meio de iniciativas como o Instituto Sandro Dias, que oferece acesso gratuito ao skate pra jovens em situação de vulnerabilidade.