Drive-ins são alternativa para respirar arte em meio ao caos
E mais: Veja programação de drive-ins para os próximos dias em São Paulo
Há mais de 180 dias estamos em quarentena (se você não está, deveria!) e ficamos órfãos de uma rotina de lazer. Sem shows, teatro, cinema, restaurantes, parques, enfim. Para suprir um pouco a falta de tudo isso, o drive-in voltou com tudo e com diversas possibilidades para que a gente possa curtir todo tipo de evento – não mais só cinema – de dentro do conforto do nosso próprio carro. Essa alternativa nostálgica, porém, segura, vem dando resultados e despertando o interesse de empreendedores que precisaram se renovar diante dos novos tempos. Mas será que essa onda veio para ficar?
Fato é que os drive-ins não são nenhuma novidade… basta perguntar para seus pais ou avós que com certeza eles se lembrarão ou já foram em algum. Devemos isso a Richard Hollingshead, criador do cinema drive-in na década de 30. Explico: Richard tinha uma mãe que sofria de obesidade e se sentia muito desconfortável nos cinemas tradicionais da época. A solução foi amarrar um lençol entre duas árvores para simbolizar uma tela, colocar o carro em frente e instalar o projetor de filmes Kodak de 1928 em cima do veículo. Patenteou a criação e expandiu para a população e o primeiro cinema foi em Camden, Nova Jersey em 1933. Mas, vale lembrar aqui que esse conceito de cinema ao ar livre surgiu na cidade de Las Cruces, no México, por volta de 1915. A ideia só veio para o Brasil em 1968 e teve seu declínio precocemente, durando até os anos 90, com a popularização do videocassete. Hoje resta apenas um fica na capital do Brasil – Brasília. Ele foi inaugurado em 1975, comporta até 500 carros e 2.500 espectadores.
Eis que o mundo mudou este ano. Em meio a uma necessidade vital de distanciamento, ficar com a família ou os amigos dentro de do carro durante todo o rolê voltou a ser a uma opção interessante ao público brasileiro.
Inovação e conforto
A ARCA, espaço que fica no bairro da Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo, foi descoberto pelos sócios Maurício Soares e Mário Sérgio de Albuquerque em 2018 e é um galpão de mais de 9 mil metros quadrados que um dia abrigou uma indústria metalúrgica. Junto com Andrea Galasso e Tatiana Aulicino que faziam parte da sociedade na época, transformaram o galpão em um espaço para eventos que é, na verdade, uma plataforma multifuncional inovadora. Um olhar diferente para um espaço que anseia por transformação.
Com a pandemia, veio a necessidade de se reinventar. E pra ontem! Então, em tempo recorde – da concepção da mostra até sua abertura foram apenas três semanas – nasceu o projeto co-realizado pela Luis Maluf Art Gallery e ARCA. Uma exposição inédita, com duração de 1 mês, em formato drive thru, que apresentou trabalhos de 18 artistas de diferentes gerações, técnicas e pesquisas. Maurício Soares, em entrevista para o Music Non Stop conta que a ideia foi “ressignificar o espaço urbano por meio da arte, trazendo conexão e esperança num momento dominado por medo e preocupação”.
A mostra aconteceu entre os dias 17 de julho e 9 de agosto com horários agendados, de quarta-feira a domingo. “No dia da visita, a entrada no galpão acontecia por ordem de chegada, e podiam circular simultaneamente até 20 carros. Tudo para garantir a segurança de todos os visitantes”, conta Maurício.
Com curadoria de Luis Maluf, a mostra “DriveThru.Art” reuniu obras contemporâneas de diferentes gerações, dentre elas pinturas, vídeos e fotografias. Maurício fala sobre o sucesso tanto operacional quanto de repercussão do projeto. “A exposição já virou case de melhores práticas inclusive no meio acadêmico. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós.” E, apesar de ter sido um sucesso e de toda a inovação que traz, Maurício não acredita que este seja o melhor modelo de consumir arte. “Não acredito que este modelo se sustente porque, por mais que tenhamos criado um formato que aproxime muito o usuário dessa experiência, ela ainda é fria. O que penso é que este modelo vai evoluir para um novo formato e, claro, desejamos que tão logo tudo isso passe e a gente possa voltar a ir aos locais com mais tranquilidade e aproveitando o melhor de cada espaço.”
De pijama, porque sim!
Imagine que sonho ir a uma exposição de pijama? Foi isso que a jornalista Isabela Manoel fez. Durante o período de isolamento social saindo de casa apenas para trabalhar, a mostra DriveThru.Art foi uma luz no fim do túnel, além de ser uma experiência nova e curiosa.
“Eu e minha família chegamos no local, mostramos o QR Code do ingresso, medimos a temperatura e logo já fomos orientados como funcionava. Já na entrada tinha uma opção para acessar o site que tinha a explicação das obras por áudio. Então a cada parada com o carro em frente a obra, o áudio começava e explicava o que o artista queria passar com aquela imagem. Coloquei até no bluetooth do carro, então ficou legal.”
Isabela acredita que quando tudo voltar ao normal, este novo formato vai permanecer, por conta do conforto e facilidade que traz.
“É uma experiência muito válida que eu quero que continue mesmo quando tudo isso passar. O que eu achei sensacional foi que eu pude ir de pijama! Super confortável.”
Festival Flashback agita drive-in no Espaço das Américas
A Toco, maior casa noturna de todos os tempos, inova de forma segura e divertida e promove, na sexta-feira, 18 de setembro, 3 horas de festa com os DJs Vadão, Cadico e Ricardo Crunfli. É Uma experiência para levar entretenimento de forma segura, respeitando o distanciamento saudável e ajudando a promover saúde mental. (Veja abaixo todas as informações para curtir o rolê)
O Music Non Stop bateu um papo com Osvaldo Fenoglio Vieira – o DJ Vadão – sobre o retorno dos drive-ins e ele garante: o modelo não vai se sustentar por muito tempo. Na visão dele, pode ser até que esse tipo de evento, passado a pandemia, remeta a um período sombrio. “Estas foram alternativas importantes, mas todos nós gostamos de pista cheia, palco e nada vai substituir o tete-a-tete do DJ com o público na pista.”
Vai ser a primeira vez que ele, que logo completa 40 anos de carreira como DJ, se apresenta neste formato. Depois de muita pesquisa e até um pouco de resistência, ele e os sócios Cadico e Ricardo decidiram embarcar também nessa onda. “A festa vai ser totalmente interativa, com tecnologia de ponta, tudo para que a experiência do público seja a melhor possível. Serão drones e câmeras volantes para as pessoas interagirem, elas vão aparecer no telão… tudo isso para quebrar um pouco o gelo.”
Vadão conta que também renderam-se as lives, porém, sempre buscando fazer algo inovador e que levasse conteúdo para o público que assistia. “Fizemos 2 lives de grande repercussão e sucesso com tecnologia de ponta, depoimentos, imagens da casa de shows, tudo para aproximar o nosso público neste momento.”
Confira agora onde acontecem os próximos drive-ins em São Paulo
Vianova e os Viajantes do Espaço
De 11 de setembro a 11 e outubro no Ginásio Ibirapuera, acontece um espetáculo sensorial para levar o público ao espaço. É isso mesmo. Além de mágico, o Vianova e os Viajantes do Espaço é também educativo. Serão 40 minutos de passeio por seis estações e, em cada uma, um trecho da história será contado. Cada carro paga R$220 e pode ser comprado pelo Sympla. Em seguida, os visitantes são encaminhados para uma tenda, onde podem fotografar e filmar em cenários da história. Também haverá espaço para a compra de lembranças e um Food Park, com opções gastronômicas que poderão ser consumidas em mesas ou levadas.
Quando: 11 de setembro a 11 de outubro
Terça a quinta, 10h às 20h; sexta a domingo, 9h às 21h.
Onde: Complexo do Ginásio do Ibirapuera (Avenida Marechal Estênio Albuquerque Lima, 251, Portão 12)
Valor: R$ 220,00 (grupo de 4 pessoas em um carro)
Vai Vai!
No dia 11 de setembro acontece o Drive-in Show da escola de samba Vai Vai no Estádio do Pacaembu, comemorando o retorno ao Grupo Especial e lançando enredo para o Carnaval 2021. A tradicional escola de samba do Bixiga vai recordar sambas marcantes dos seus 90 anos de história. Os ingressos custam entre R$ 150 e R$ 155, com direito a uma máscara e uma camiseta oficial do enredo para 2021 e podem ser adquiridos aqui
Quando: 11 de setembro às 21h
Onde: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller – Pacaembu)
Valor: entre R$ 150 e R$ 155
Festa
A Toco, maior casa noturna de todos os tempos, entrou na onda do drive-in e promove no dia 18 de setembro no Espaço das Américas, 3 horas de festa com os DJs Vadão, Cadico e Ricardo Cunfli ao vivo, no palco a partir das 20h. O valor do ingresso é R$100 para veículos com até 4 pessoas e pode ser comprado pelo Ticket 360
Quando: 18 de setembro
Onde: Espaço das Américas – R. Tagipuru, 795 – Barra Funda – São Paulo
Valor: R$ 100 (por veículo com até 4 pessoas)
POP
O grupo Jota Quest encerra, no domingo 20, a temporada de shows do “Arena Sessions Drive-Inn” no Allianz Parque mesclando hits e novidades a partir das 16h com ingressos que variam de R$ 350 a R$450 por veículo com até 4 pessoas. Compre aqui
Quando: 20 de setembro
Onde: Allianz Parque – Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca – São Paulo
Valor: de R$350 a R$450
Reggae
No dia 20 de setembro, domingo, o Drive-in das Américas apresenta a banda Planta e Raiz, que chega a São Paulo para fazer um show repleto de grandes sucessos de carreira. Considerada uma das principais bandas de reggae do Brasil, Planta e Raiz tem sua história cravada no cenário da música e coleciona fãs e grandes hits de carreira.
Quando: 20 de setembro
Onde: Espaço das Américas – R. Tagipuru, 795 – Barra Funda – São Paulo
Valor: a partir de R$ 120. Compre aqui
Filmes
O Belas Artes Drive-In no Memorial da América Latina segue com a programação de filmes. Em setembro, você confere títulos como ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos“, “Labirinto do Fauno“, “Os Intocáveis“, “Cantando na Chuva“, “Dunkirk“, “Interestelar“, “A Origem” e muito mais.
Quando: de quinta a domingo
Onde: Memorial da América Latina (entrada pela Rua Tagipuru, s/n – portão 2)
Valor: promoção R$65,00 o carro com até 4 pessoas. Compre aqui
Tom Brasil Experience
O cinema no Tom Brasil Experience deste mês inclui filmes como “Yesterday“, “Um Drink no Inferno“, “Kung Fu Panda 2“, “It 2“, “Pulp Fiction” e “Trolls“.
Quando: de terça a domingo
Onde: Tom Brasil Experience (R. Carmo do Rio Verde, 152 – Jardim Caravelas)
Quanto: a partir de R$ 45,00. Compre aqui