Doutor Estranho Doutor Estranho – imagem: Marvel

Doutor Estranho: 4 HQs essenciais para entender a história do protagonista do filme que estreia em maio nos cinemas

Luisa Pereira
Por Luisa Pereira

Marvel estreia em maio o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Conheça a saga do protagonista nos quadrinhos

O filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia nos cinemas brasileiros em 5 de maio. Focado no personagem Stephen Strange, o longa é a sequência do sucesso de 2016, e promete lidar com o conceito de multiverso e as consequências dos eventos do último lançamento da Marvel, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021). Muito aguardado por fãs de todo o mundo, o longa deve aprofundar-se na história do Mago Supremo e no desenvolvimento de suas habilidades. Confira algumas das histórias em quadrinhos em que o personagem se destaca e que te ajudarão a se preparar para o lançamento.

Strange Tales #110 a #168

Essa é a estreia de Doutor Estranho nos quadrinhos, em 1963, assinada por Stan Lee no roteiro e Steve Ditko como seu desenhista. As publicações de Strange Tales servem como uma bela introdução ao personagem, melhor explorado posteriormente por outros autores. Na primeira publicação, o leitor acompanha o primeiro contato de Stephen Vincent Strange com o mundo místico, e nas histórias subsequentes, personagens, vilões e características do universo mágico são introduzidas e belamente retratadas pelas artes criativas e psicodélicas de Ditko, que influenciam até hoje as obras da editora.

Dr. Strange: The Oath (O Juramento)

Publicada em 2006, essa minissérie de 5 edições preocupa-se em trazer um Doutor Estranho mais humano. A história relembra que, antes de tornar-se o Mago Supremo, o personagem era um médico-cirurgião que buscou nas artes místicas uma forma de encontrar a cura para a limitação que adquiriu em um acidente. A publicação também conta com a presença da Enfermeira Noturna, uma personagem que se especializa em ajudar e salvar super-heróis, e é também um interesse amoroso de Strange. Nos cinemas, ela foi reimaginada como uma cirurgiã, chamada Christine Palmer, e é interpretada pela atriz Rachel McAdams.

Dr. Strange #59 a #62

Doutor Estranho 59

De 1983, os volumes são assinados por Roger Stern, autor responsável por trazer um dos arcos mais sombrios para a editora e relembrado por seu trabalho insubstituível na trajetória do personagem. Conhecida como Doutor Estranho Contra Drácula: A Fórmula Montesi, a história é centrada na batalha épica contra o vilão Drácula, com a ajuda de outros personagens da Marvel, como Blade e Hannibal King.

Marvel Premiere #9 a #14

Com colaboração de 1972 do escritor Steve Englehart e do artista Frank Brunner, essa fase de Doutor Estranho é marcada com referências religiosas e bíblicas, e causou polêmica na época de seu lançamento. Nas edições, Strange tem contato com Sise-Neg (Gênesis ao contrário), um ser místico que viaja pela história do universo coletando energia e consegue acumular poder suficiente para criar universos. A obra traz também a estreia de Shuma-Gorath, um vilão recorrente das histórias do personagem e do universo Marvel.

Encontrar as publicações em edições físicas pode ser muito difícil, por serem edições muito antigas. Aqueles que desejam realizar as leituras para se aprofundar no universo místico do personagem podem procurar por publicações online. A leitura pode ser feita através de Kindle, smartphone, tablet, notebook ou computador com monitor gamer. Reassistir ao primeiro filme também pode ser interessante para identificar as referências às obras originais.