videogame atari 2600

Do Telejogo ao Nintendo. Conheça a história do videogame contada através de 10 consoles históricos

Por Chello Harada

O mundo dos games já tem sua arqueologia. Conheça a história dos jogos através de dez consoles clássicos.

Dia 28 de agosto comemoramos o “Dia do Gamer”. Criada em 2008, a data foi uma iniciativa das revistas espanholas especializadas em games para celebrar aqueles que são aficionados por jogos eletrônicos, não importa se você é um jogador casual ou um gamer hardcore, nessa data comemoramos a paixão que temos pelos nossos consoles, aprendizados, amigos feitos nas partidas online e pelas histórias que vivemos através dos vídeo games, seja como um guerreiro espartano, um piloto de corrida que precisa pagar suas dívidas ou um encanador bigodudo que precisa salvar a princesa. Conheça a história do videogame.

Para comemorar esse dia, vamos relembrar os consoles que marcaram época e fizeram desse hobby um estilo de vida com horas de jogatina acumuladas para os gamers ao longo dos anos.

 

 

Telejogo

Comercializado em 1977, o console da Philco foi um dos primeiros videogames lançados no Brasil. O Telejogo contava com apenas um jogo na memória, o inesquecível Pong. Basicamente, o game consistia com dois traços que subiam e desciam para rebater um quadrado. E contou com três variações: Futebol, Tenis e Paredão. E seu controle era feito através de um dial, muito parecido com um sintonizador de rádio.

Telejogo – tem gente aqui da music non stop que já teve esse console.

Atari 2600

Um símbolo cultural, o Atari 2600 chegou em terras tupiniquins em 1983 e foi um fenômeno de vendas. Seus jogos permanecem na memoria e foi o primeiro console de muitos gamers que viveram a infância e juventude na época. Sua vasta biblioteca de jogos clássicos e o impacto cultural que o Atari 2600 teve na indústria de games e eletrônicos fazem desse console um dos queridinhos dos colecionadores.

Atari, aprovado até pelo Pelé!

 

Master System

O console Master system, marcou uma duradoura parceria entre a fabricante de brinquedos brasileira TecToy e a gigante japonesa Sega. Lançado oficialmente no Brasil em 1989, o console foi um grande sucesso de vendas e, por conta da parceria com a TecToy, uma série de jogos adaptados foram lançados exclusivamente para o publico brasileiro, como Monica no castelo do Dragão, baseado em Wonder Boy in Monster Land, e Chapolim Vs Dracula – Um duelo Assustador, versão adaptada do game original Ghost house. Além das versões adaptadas, Sonic The Hedgehog, Alex Kid in Miracle World e Jogos de Verão são títulos inesquecíveis que fizeram parte do catalogo do Masters Sytem.

Game boy

Hoje isso não é nenhuma novidade, mas poder levar seus jogos favoritos dentro do seu bolso em 1989 transformou o Gameboy da Nintendo em um grande fenômeno cultural e de vendas. Com um display monocromático de fundo verde, jogos em preto e branco e gráficos 8-Bits, o portátil da Nintendo teve uma vida longa e contou com várias versões que melhoraram os aspectos visuais dos jogos ao longo dos anos. Seus jogos mais vendidos foram o clássico Tetris e Pokemon Red and Blue, game que apresentou a marca Pokemon ao mundo.

Super Nintendo

Sucesso mundial, lançado em 1990 o Super Nintendo apresentou gráficos e som avançados em comparação a outros consoles da época, podendo inclusive rodar jogos com aspecto tridimensional. Em seu lançamento já contava com o game Super Mario World que costumava acompanhar o console nas vendas, um dos jogos preferidos de muitos fãs do encanador bigodudo mais famoso do mundo. Outras grandes franquias se consagraram e fizeram parte da lista de games inesquecíveis no Super Nintendo, Super Metroid, Zelda – a link to the Past, Donkey Kong Country, Star Fox entre muitos outros.

Super Mario World dominou entre os cartuchos assoprados para Super Nintendo

Playstation

A inovação do console da Sony mudou o cenário dominado pela Nintendo e Sega na década de 90. Diferente dos concorrentes que ainda utilizavam cartuchos, os jogos de Playstation eram comercializados em CD, essa evolução permitiu que as desenvolvedoras pudessem fazer jogos com gráficos e sons melhorados. Outra grande mudança foi o uso dos memory cards, o acessório permitia que os jogadores levassem seu progresso nos jogos para qualquer console Playstation, um item indispensável para aqueles que jogavam nas populares locadoras de games ou nos consoles de amigos. Além das inovações, a Sony teve grandes jogos lançados para sua plataforma, como Winning Eleven, Resident Evil, Crash Bandicoot e Tomb Raider.

PCs: Lan house

Ok, PC não é propriamente dito um console de vídeo games, mas não dá pra falar de horas de jogatina sem mencionar as Lan houses no início dos anos 2000. Em uma época em que jogar on line não era uma possibilidade para a maioria das pessoas e ter um bom computador não era algo muito acessível, passar horas em Lan houses para curtir os corujões da madrugada era o máximo da diversão entre amigos com jogos como Counter Strike, Gunbound e Warcraft.

Xbox 360

Desenvolvido pela Microsoft e lançado em 2005, o Xbox 360 foi o primeiro console a ter um serviço on line robusto. A Xbox Live esteve presente em seu console antecessor, mas foi nessa geração que o serviço teve sua expansão com atualizações regulares e com a introdução da Live Arcade, permitindo que os jogadores pudessem baixar jogos e jogar online através da assinatura do serviço. O Xbox 360 além de se tornar um centro multimidia, também influenciou seus concorrentes a distribuir jogos digitais e a desenvolverem sistemas mais robustos para os jogadores poderem jogar online.

Xbox 360, o popularzão da Microsoft

Nintendo Wii

Lançado em 2006, o Nintendo Wii é provavelmente o console mais acessível de todos os tempos. Não é exagero dizer que qualquer pessoa poderia jogar e se divertir com os controles de movimento do Nintendo Wii, o Wii Remote contou com uma serie de acessórios para emular os movimentos de acordo com os jogos transmitidos pelo console, desde pistolas à raquetes de tênis e pranchas para exercícios de yoga. Uma grande revolução no mundo dos games.

Nintendo switch

O console híbrido da Nintendo foi lançado em 2017 prometendo juntar a experiencia clássica dos consoles de mesa com a dos portáteis de bolso tão queridos da Nintendo. Depois do fracasso de vendas do confuso Nintendo Wii U, a gigante japonesa se recuperou em grande estilo apresentando um dos consoles mais inovadores de todos os tempos. Em pouco tempo no mercado, o Nintendo Switch já conta com clássicos modernos como Super Mario Odissey, Zelda: Breath of the Wild e Monster Hunter Rise.

Chello Harada

Arquiteto urbanista, pós-graduando em desenvolvimento de games e vocalista. Jogo todo tipo de game, quase nunca platino e sempre perco em partidas online.

× Curta Music Non Stop no Facebook