Para lembrar a semana do Oceano, listamos 5 filmes sobre os mares para você assistir na Netflix

Por Yasmine Evaristo

Dia Mundial do Oceano é comemorado dia 08 de junho. A data foi estabelecida durante o Rio-92,  conferência organizada pelas Nações Unidas com chefes de estado de vários países com o objetivo de discutir os problemas ambientais mundiais. 

A menos que mudemos nossos hábitos e relação com a natureza estamos cada vez mais próximos de um colapso do ecossistema. Os oceanos são fonte de alimento, sustentando uma boa parte das atividades econômicas do planeta. Da mesma forma são responsáveis pelo fornecimento de parte do ar que respiramos e importante peça na regulação do clima. Para celebrar a semana do Oceano e nos conscientizarmos mais sobre a importância de sua preservação, listamos cinco títulos disponíveis na Netflix, para todas as idades. 

 

Ponyo: Uma Aventura que veio do mar (2008) 

Ponyo Studio Ghibli

Nesta animação do Studio Ghibli, o garoto Sosuke encontra um peixe dourado preso em uma garrafa e decide libertá-lo. Mas o que o menino não sabe é que se trata de Ponyo, filha do rei dos mares. Ponyo usa da magia e se transforma em humana, se tornando melhor amiga do garoto e se envolvendo em aventuras fantásticas com ele. Dessa maneira o filme aborda a relação entre humanos e os oceanos a partir da imaginação das crianças. 

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (2014)

Mesmo que não trate diretamente de oceanos o documentário Cowspiracy é muito relevante para que entendamos o impacto negativo da indústria pecuária em todo o meio ambiente. O documentário fala sobre a importância do veganismo enquanto política em prol do meio ambiente, apontando dados como gasto de água para a produção de um bife e emissão de gases superior a de carros, por exemplo. Consequentemente a poluição que chega aos oceanos está incluída nas consequências da produção da indústria pecuária. 

Mission Blue (2014) 

A oceanógrafa Sylvia Earle escolheu uma missão: criar uma rede global de áreas marinhas de preservação que ela carinhosamente chama de Hope Spots, em tradução, Áreas de Esperança.  A bióloga faz um apelo a todos que usem da internet, cinema, expedições e todos os materiais possíveis para alcançar o apoio do público nessa empreitada. Ainda que o documentário seja de 2015, Sylvia se mantém firme em seus propósito, aos 86 anos. Um exemplo a ser seguido. 

Oceanos de Plástico (2016)

Nesse documentário que também aponta os problemas relacionados à poluição dos mares podemos saber mais sobre o impacto do descarte de lixo, especificamente o acúmulo de plástico no fundo dos oceanos. A pesquisa mostrada no documentário aponta que a poluição não apenas afeta o ambiente como também influencia na composição dos peixes, alterando seu valor nutricional e impactando a alimentação. 

Professor Polvo (2020)

O vencedor do Oscar de Melhor Documentário de 2020 acompanha Craig Foster e sua relação de amizade com um polvo. Ainda que o filme não se caracterize pelo didatismo a mensagem de preservação por trás dele atinge o objetivo de informar. O visual do fundo do mar, com suas cores e inúmeras espécies encantam o espectador, aproximando-o assim de um outro universo, as vezes pouco conhecido. 

Yasmine Evaristo

Artista visual, desenhista, graduanda em Letras - Tecnologias da Edição. Pesquisadora de cinema, principalmente do gênero fantástico, bem como representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Devota da santíssima trindade Tarkovski-Kubrick-Lynch.

× Curta Music Non Stop no Facebook